A exposição Estandartes em Contratempos, que pode ser visitada de graça até o sábado dia 5 de outubro, no Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, ganhará um catálogo. O lançamento, com entrada gratuita, será a partir das 11h, do dia 5.
Com organização de Eneléo Alcides e Fernando Albalustro, a publicação traz histórias e imagens do carnaval das Escolas de Samba de Florianópolis, além de registros de todos os materiais apresentados na mostra, que ocupa desde abril deste ano o museu localizado na Praça XV de Novembro.
O catálogo, em formato digital e impresso, conta ainda com textos de especialistas sobre carnaval, fantasias de destaque, as roupas de comissão de frente e dos casais de mestre sala e porta-bandeira, alegorias, pinturas de artistas catarinenses, documentos históricos mostrando a importância do carnaval na cidade desde o século XIX e mais de 400 fotografias da produção e do desfile de carnaval de 2024. No material é possível ver os bastidores, os ateliês e os galpões de alegorias, os ensaios técnicos, os núcleos educativos, os históricos carros de mutação e as bandeiras de todas as escolas. “O catálogo Estandartes em Contratempos permite ao público mergulhar no universo da produção do desfile e conhecer um pouco mais sobre a importância e a plasticidade do nosso carnaval”, compartilha Eneléo.
O catálogo conta com fotografias de Adriana Fuchter, Cida Laus, Emanuela Valgas, Eneléo Alcides, Marco Sardi e Roberto Alvarenga e textos de Alzemi Machado, Fabiolla Vieira, Fabrício Peixoto, Fernando Albalustro, Fernando Constâncio, José Alfredo Beirão Filho, Marcelo Machado, Rosângela Cherem, Eduarda Andrade, Rainara Sofia e Eneléo Alcides.
Serviço: Lançamento do catálogo Estandartes em Contratempos
Data: 5 de outubro (sábado)
Horário: 11h
Local: Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, Praça XV de Novembro, no Centro de Florianópolis
Entrada gratuita
Nesta quarta-feira (18), às 17h, o Palácio Cruz e Sousa será palco para a apresentação “Roda de Benção”, de Camila Gomes, considerada a benzedeira mais jovem de Florianópolis. O evento, que é gratuito, muda de endereço, horário e formato para contemplar também as mães, que poderão levar seus filhos e filhas para ter a experiência de conexão com incentivo a propagar o amor e o Bendizer. Além disso, os participantes poderão conhecer mais sobre a cultura de Florianópolis, marcada pela tradição das benzedeiras dentro de um Palácio histórico.
Desde março deste ano a prática da Benzedura tornou-se um “Bem do Patrimônio de Natureza Imaterial ou Intangível de Florianópolis”, registrado pela Fundação Cultural Franklin Cascaes. O pedido de patrimonialização foi protocolado por um movimento coletivo, em 2021, sendo efetivado três anos depois. Vale destacar que o registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial reconhece a diversidade cultural, viabilizando a destinação de recursos e a implementação de políticas públicas para apoiar, proteger e preservar esses bens.
Roda de Benção
O monólogo Roda de Benção traz o saber ancestral para o contemporâneo de forma artística. Durante cerca de 60 minutos, o público conhece cantos, rezas, pode se conectar e entrar em contato com muita cura. Segundo Camila, essa é uma experiência a ser vivida em um ritual intuído e canalizado do ato de Benzer, desde o acolhimento, passando pela Benção, pela limpeza energética e pelo firmar da benção. “Meu convite é para que todos conheçam como acontece a Benção dentro de nós”, ressalta.
Quando o Roda de Benção foi para o palco do teatro, a direção artística foi assinada por Vanessa Garcia e toda a proposta cênica foi pensada para encantar, mas também para ir além da benção invisível com cenário, música e cenas que apresentam o ofício de benzer numa perspectiva mais artística. Para a estreia da apresentação no Museu Cruz e Sousa, que será no auditório do local, alguns detalhes tiveram que ser adaptados, mas as falas se mantiveram.
Para acompanhar toda a programação do “Roda de Benção”, é possível acessar o perfil de Camila nas redes sociais o @camilabenzedeira. A proposta foi selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura; o produto cultural é patrocinado pelo Faial Prime Suítes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura município de Florianópolis, pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Turismo de Santa Catarina e pela Fundação Franklin Cascaes.
Documentário
Um reforço na importância desse reconhecimento é o documentário sobre as benzedeiras, que foi gravado em Florianópolis, na última semana, com a Camila, benzedeira escolhida para representar Santa Catarina na obra. Conforme conta Labibe Araújo, roteirista e diretora do filme que ainda está em produção, serão 80 minutos contando a história das pessoas de diversas partes do Brasil que têm a missão de levar essa tradição adiante. Histórias estas que se misturam com a da Ilha de Santa Catarina. A previsão de estreia do documentário, produzido pela Sarasvati Produtora, é em abril de 2025.
SERVIÇO
O que: Roda de Benção com Camila Gomes
Quando: quarta-feira, 18 de setembro de 2024
Onde: Palácio Cruz e Sousa, Praça XV de Novembro, 227 - Centro, Florianópolis/SC
Horário: 17h
*Não é necessário retirar ingresso para essa apresentação, basta chegar no local.
Produção: MAF Economia Criativa
*A programação pode ser acompanhada pelo @camilabenzedeira.
A Solenidade de Abertura da Semana da Pátria foi realizada nesta segunda-feira, 2, com a chegada do Fogo Simbólico ao Palácio Cruz e Sousa, no Centro de Florianópolis. O símbolo do ardor patriótico do povo brasileiro saiu do Quartel Histórico do Corpo de Bombeiros e foi transportado por militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira) e das Forças Auxiliares (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar), além de integrantes da Polícia Civil, da Polícia Científica, da Polícia Penal e da Guarda Municipal de Florianópolis, que se revezaram na condução da tocha.
“A semana que começa é um período para cada um de nós brasileiros termos orgulho da nossa pátria. Passar esse amor pelo Brasil para os jovens e crianças, manter o patriotismo e o orgulho de ter nascido nessa terra maravilhosa é muito importante. E aqui em Santa Catarina a gente comemora durante a semana inteira porque nosso povo faz questão de carregar o verde e amarelo em todos os lugares e em todos os momentos”, disse o governador Jorginho Mello.
Desfile Cívico Militar
No próximo sábado, dia 7 de Setembro, vai ser realizado o Desfile Cívico Militar referente ao Dia da Independência. O evento, na Avenida Beira-Mar continental, está marcado para as 8h45.
“Esse ano são mais de 5 mil participantes do desfile a pé, entre crianças, que participam do desfile escolar e grupos civis e militares e Forças de Segurança. Além do desfile motorizado com viaturas das forças armadas e das Forças de Segurança. Nós estamos realizando o planejamento desse evento com bastante carinho e toda a população é convidada a participar”, explicou coordenadora de Cerimonial do Governo do Estado, ten. cel. da PMSC, Carolina Maria Bachmann.
O desfile começa com participação dos grupos escolares e com as entidades civis. Participarão aproximadamente 1.500 alunos da rede pública de ensino da Grande Florianópolis, além de 1.600 integrantes de instituições civis que cultuam os valores do civismo e do patriotismo.
Após o desfile dos grupos escolares e das entidades civis, começa o desfile a pé, seguido do desfile motorizado das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira) e das Forças de Segurança (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal de Florianópolis), além da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil. As instituições desfilarão com seus diversos grupamentos, demonstrando os serviços e especialidades que cada uma executa.
Serão 2.400 integrantes das Forças Armadas e das Forças de Segurança, além de um total de 165 viaturas. Por fim, o evento é encerrado com o Regimento de Polícia Militar Montada (Cavalaria da PMSC).
Haverá alteração de trânsito na Beira-Mar Continental e adjacências, com interdição de vias das 4h às 13h do dia 7 de Setembro.
Fonte: Secom
Foi prorrogada até o dia 5 de outubro a exposição "Estandartes em Contratempos", que propõe uma imersão na estética, cultura, simbologias, ritos e processos do fazer carnaval (da produção do carnaval) das Escolas de Samba da Grande Florianópolis. A mostra tem entrada gratuita de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; e sábados, das 10h às 13h30, no Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, centro de Florianópolis. No dia 28 de setembro, haverá visita guiada à exposição, das 10h às 12h.
A cenografia visual proposta na exposição cria seu enredo com relatos, fotografias, pinturas, documentos e objetos, fantasias e alegorias. O acervo ocupa todo andar térreo do Museu Histórico de Santa Catarina, instalado no Palácio Cruz e Souza, junto à Praça XV, onde nasceu a história do carnaval de Florianópolis.
Com concepção e curadoria de Eneléo Alcides, a exposição é o resultado de um trabalho de pesquisa, workshops, diálogos com profissionais das Escola de Samba, registros fotográficos realizados por Adriana Fuchter, Cida Laus, Emanuela Valgas, Eneléo Alcides, Helane Schondermark, Marco Sardi, Patrícia Amante e Roberto Alvarenga, com colaboração de Alzemi Machado, Fabrício Peixoto, Graça Carneiro, Marcelo Machado e Rosângela Cherem, assessoramento teórico e co-produção de Fernando Albalustro, apoio da Escola Câmera Criativa e apoio da Liga das Escolas de Sambas de Florianópolis e de todas as Escolas.
A exposição foi selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 - Executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
VISITAS ESPONTÂNEAS:
Basta comparecer diretamente na recepção do MHSC, verificar o próximo horário disponível e preencher um cadastro por meio de um Código QR. Não é necessário agendamento prévio, mas a visitação está sujeita à lotação do espaço.
AGENDAMENTO DE ESCOLAS E INSTITUIÇÕES CULTURAIS:
Visita mediada (40min–1h) às exposições de curta duração acompanhadas de uma mediadora. Solicitação deverá ser pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e aguardar confirmação.
Visita Mediada + Ação Educativa (2h) às exposições de curta duração acompanhados de uma mediadora + atividade sobre a exposição ministrada por uma arte-educadora. Solicitação deverá ser pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Serviço:
O quê: Exposição "Estandartes em Contratempos"
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina - Localizado no Palácio Cruz e Sousa
Praça XV de Novembro - Centro - Florianópolis
Visitação prorrogada até 05/10/2024. De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; e sábados, das 10h às 13h30. O Museu fica fechado aos domingos e às segundas-feiras.
Entrada gratuita.
Classificação: Livre.
"Estandartes em Contratempos" é o nome da nova exposição que o Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa. A mostra propõe uma imersão na estética, cultura, simbologias, ritos e processos do fazer carnaval (da produção do carnaval) das Escolas de Samba da Grande Florianópolis. Visitação gratuita até 3 de agosto.
A cenografia visual proposta na exposição cria seu enredo com relatos, fotografias, pinturas, documentos e objetos, fantasias e alegorias. O acervo ocupa todo andar térreo do Museu Histórico de Santa Catarina, instalado no Palácio Cruz e Souza, junto à Praça XV, onde nasceu a história do carnaval de Florianópolis.
Com concepção e curadoria de Eneléo Alcides, a exposição é o resultado de um trabalho de pesquisa, workshops, diálogos com profissionais das Escola de Samba, registros fotográficos realizados por Adriana Fuchter, Cida Laus, Emanuela Valgas, Eneléo Alcides, Helane Schondermark, Marco Sardi, Patrícia Amante e Roberto Alvarenga, com colaboração de Alzemi Machado, Fabrício Peixoto, Graça Carneiro, Marcelo Machado e Rosângela Cherem, assessoramento teórico e co-produção de Fernando Albalustro, apoio da Escola Câmera Criativa e apoio da Liga das Escolas de Sambas de Florianópolis e de todas as Escolas.
A exposição foi selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 - Executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
VISITAS ESPONTÂNEAS: não é necessário agendamento prévio. Basta comparecer diretamente na recepção do MHSC e preencher um cadastro por meio de um Código QR. A mediação é feita antes da visitação nesses casos e as mediadoras ficam à disposição para tirar dúvidas.
AGENDAMENTO DE ESCOLAS E INSTITUIÇÕES CULTURAIS:
Visita mediada (40min–1h) às exposições de curta duração acompanhadas de uma mediadora. Solicitação deverá ser pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e aguardar confirmação.
Visita Mediada + Ação Educativa (2h) às exposições de curta duração acompanhados de uma mediadora + atividade sobre a exposição ministrada por uma arte-educadora. Solicitação deverá ser pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Serviço:
O quê: Exposição "Estandartes em Contratempos"
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina - Localizado no Palácio Cruz e Sousa
Praça XV de Novembro - Centro - Florianópolis
Visitação até 03/08/2024. De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; e sábados, das 10h às 14h. O Museu fica fechado aos domingos e às segundas-feiras.
Entrada gratuita.
Classificação: Livre.