MASCFacebookInstagram

Marca GOV 110px

O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) é um dos espaços administrados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Foi criado em 18 de março de 1949 com o nome de Museu de Arte Moderna de Florianópolis. Está localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, desde 1983. Em 1970, o espaço que era municipal, passou a ser estadual e ganhou o nome que permanece até hoje: Museu de Arte de Santa Catarina.

A formação do acervo do Masc teve início com a Exposição de Arte Contemporânea, trazida a Florianópolis em 1948 pelo escritor carioca Marques Rebelo. A mostra foi apresentada no Grupo Escolar Modelo Dias Velho, hoje Escola Básica Antonieta de Barros, no centro da cidade. Na oportunidade foram feitas importantes doações de obras por parte do próprio escritor, de artistas participantes, além de aquisições oficiais.

A intenção do idealizador era que a exposição resultasse na criação de um museu, e juntamente com o apoio de um grupo de intelectuais de Florianópolis, conhecido por Grupo Sul, essa intenção deu certo: em 18 de março de 1949, através de Decreto Estadual, foi criado o então Museu de Arte Moderna de Florianópolis.