FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Logo GOV SC 2019 Colorido

O Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe nesta quinta-feira (8), às 20h, o espetáculo Nosso Lugar, resultado do Projeto Dança, Educação, Arte e Cidadania do Instituto Estadual de Educação (IEE). A apresentação mostra a construção da nossa arte, nossa cultura, nossa identidade, por meio da dança. O intuito é dançar a cultura brasileira, seu povo e suas histórias.

Ingressos à venda no site Floripa Ticket.

Classificação: Livre

Devido às chuvas que atingiram Santa Catarina nos últimos dias, foi transferido para esta quarta-feira (7) o IX Mocotó em Cena. O evento ocorre às 20h no palco do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC). 

O evento é produzido pela ACAM, ONG que atua no Morro do Mocotó, a partir do desenvolvimento de diversas expressões culturais e tem o propósito de revelar vocações, garantir o acesso da comunidade a experiências artísticas e promover a inclusão social. Nesta edição, o tema do espetáculo será "Irmã Hedwiges: uma vida doada ao povo do Mocotó", em homenagem aos 90 anos a uma das fundadoras da ONG.

Ingressos à venda no site Sympla.

Classificação indicativa: livre

No dia 19 de dezembro, às 11h, ocorrerá a solenidade oficial de entrega do Termo de Transferência de Acervo do jornal "O Catharinense" (1831 - 1832), entre a Biblioteca da Universidade Federal de Santa Catarina e a BPSC, que passará a ter a guarda e responsabilidade pela conservação deste que é considerado o primeiro jornal impresso em Santa Catarina. Na ocasião, serão expostas permanentemente numa caixa de acrílico as cópias das edições originais.

O periódico "O Catharinense" foi publicado em Desterro (atual Florianópolis), em 28 de junho de 1831. Existem, atualmente, somente dois exemplares originais (edição nº 02 e 22) e uma reprodução da edição nº 01. A inclusão do exemplar reparará a lacuna histórica na coleção física de jornais da BPSC, que possui, até então, apenas uma cópia microfilmada/digital do periódico.

Confira o programa Miscuta de 5 de dezembro de 2022, com trilha sonora de Angela Ro Ro. 

Entre o fim do mês de novembro e a primeira quinzena de dezembro de 2022, serão acrescentadas ao repositório da Hemeroteca Digital Catarinense 4846 novas edições de sete publicações periódicas das cidades de Gaspar, Canoinhas e Florianópolis. Com este reforço, a Hemeroteca chega à marca de 71.697 páginas disponibilizadas on-line para o público.

Gaspar

A coleção digitalizada dos jornais "O Gasparense", pioneiro da imprensa no município que circulou entre os anos de 1923 a 1930; "Voz de Gaspar" (1953-1956); "Gazeta do Vale" (1974-1979 e 1982-1990); e "Cruzeiro do Vale" (1990-1993, 2005, 2007, 2011 a 2020) foi entregue na última semana pelo coordenador técnico da Hemeroteca, bibliotecário Alzemi Machado, à curadora do Conselho Deliberativo do Arquivo Histórico Documental Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz, Leda Maria Baptista, na cidade de Gaspar/SC. Juntas, as publicações totalizam 22410 páginas digitalizadas, correspondentes a 1088 edições.

Correio do Norte

A entrega da coleção digitalizada do jornal "Correio do Norte" (1947-2022) será feita nesta segunda-feira (5), na sede do jornal em Canoinhas. O periódico, que completou 75 anos de existência, é considerado o segundo mais antigo em circulação no estado. Mediante convênio firmado entre a BPSC e o proprietário do jornal, Eni Voltolini, os trabalhos tiveram duração de aproximadamente quatro anos e resultaram na digitalização de 3.551 edições num universo de 45.670 páginas.

Livro dos Imigrantes

Outro Termo de Cooperação, este assinado entre a BPSC e a Prefeitura Municipal de Nova Veneza, resultou na digitalização dos originais do "Livro de Entrada dos Imigrantes na Colônia Nova Veneza" (1895-1897), importante documento histórico que versa sobre o ingresso e assentamento dos imigrantes italianos na região sul de Santa Catarina. A publicação já está disponível para consulta no repositório da
Hemeroteca Digital Catarinense.

CEMJ

Outra parceria técnica que envolveu a BPSC foi firmada com o Centro de Educação Menino Jesus (CEMJ), de Florianópolis, que possibilitou a digitalização completa das publicações do jornal escolar "O Amigão" (1972-2004) e da "Revista do CEMJ" (2005-2022), periódicos inexistentes na coleção de jornais da BPSC. O ato de entrega dos DVDs contendo as 3617 páginas das 142 edições, está marcado para 19 de dezembro de 2022, às 11h, nas dependências da BPSC.

Hemeroteca Digital Catarinense

As ações desenvolvidas pela Hemeroteca Digital Catarinense têm como objetivo a aplicação permanente da política pública de guarda, armazenamento e acesso digital, permitindo apoio e cooperação técnica com as mais diversas entidades e instituições públicas e privadas responsáveis por acervos bibliográficos nos municípios catarinenses, em consonância com o papel social e político da BPSC, sendo a instituição responsável pela ação em âmbito estadual de fomentar políticas públicas de informação, guarda, preservação, circulação e acesso à produção bibliográfica catarinense.

A Hemeroteca Digital Catarinense, criada em agosto de 2013, numa parceria envolvendo o Instituto para o Desenvolvimento das Ciências Humanas (IDCH) da UDESC e a BPSC, é o maior repositório de jornais regionalizados de SC e o segundo do país, com 1030 títulos de jornais catarinenses digitalizados, abrangendo mais de 50 cidades. Dispõe para acesso e transferência pública gratuita, um volume digital de mais de 850 mil páginas, e no decorrer do ano de 2022, ultrapassou em mais de um milhão (1.000.000.000) de acessos às páginas digitalizadas, oriundo de diversos países.