FCC FacebookTwitterYoutube

Logo GOV SC 2019 Colorido

A coleção Barcos do Brasil e do Mundo, do acervo do Museu Nacional do Mar  (São Francisco do Sul), está exposta no Centro Cultural do Patrimônio - Paço Imperial, no Rio de Janeiro. A coleção tem mais de 200 modelos de embarcações em miniatura.

A inauguração da mostra, que segue até 23 de maio, ocorreu nesta quinta-feira, 25, com a presença da presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Ana Lúcia Coutinho. A partir desta sexta, 26, o espaço recebe o público mediante protocolos de segurança contra a Covid-19. Outras três mostras também foram inauguradas no mesmo espaço, contando ainda, com a presença da presidente do IPHAN, Larissa Peixoto, da superintendente do Iphan em SC, Liliane Nizzola, da diretora do Centro Cultural Paço Imperial, Claudia Saldanha, entre outras autoridades.

A exposição apresenta diversos modelos de barcos, bem como traz ao visitante a possibilidade de conhecer a história do patrimônio naval. A mostra Barcos do Brasil e do Mundo é fruto de uma parceria da superintendência do Iphan em Santa Catarina com a Fundação Catarinense de Cultura, a Associação de Amigos no Museu Nacional do Mar e o Paço Imperial.

Com o objetivo de gerenciar de forma mais eficaz os projetos a cargo da instituição, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) criou o Núcleo de Projetos (Nuproj). A equipe, composta por 16 servidores, terá o suporte do Escritório de Gestão de Projetos (Eproj) do Governo do Estado. A medida atende o disposto no Decreto Estadual nº632, de 2 de junho de 2020.

O Nuproj integra a Rede de Projetos SC. Entre suas atribuições está o planejamento e gerenciamento dos projetos da FCC; a utilização e disseminação da metodologia e das ferramentas de gerenciamento de projetos definidas pelo Eproj; a execução, o apoio e o monitoramento da gestão dos projetos sob sua responsabilidade; o fornecimento de todas as informações solicitadas pelo Eproj relativas aos seus projetos e programas; entre outras.

Com a criação do Núcleo, cada projeto desenvolvido na FCC deverá ter um gestor responsável pela sua execução, a quem compete monitorar e acompanhar tecnicamente a execução dos projetos e do cronograma estabelecido.

Os servidores designados para compor o Nuproj receberão capacitação para apoiar na elaboração e gerenciamento de projetos nas suas unidades. Atualmente, a FCC possui 33 projetos cadastrados no sistema de gestão de projetos do Sicop, que gera informações para compor o Caderno Digital de Proposição de Emendas Parlamentares estaduais e federais.

O Miscuta desta segunda-feira, 22 de fevereiro, tem a participação do músico José Miranda.

Fique bem, fique em casa e acompanhe o Miscuta!
Se precisar sair, use máscara e cuide-se!

A Biblioteca Pública de Santa Catarina está com inscrições abertas para a oficina virtual e gratuita de escrita Experimentando o olhar que escuta!. Qualquer pessoa com mais de 16 anos que goste de ler e escrever pode se inscrever pelo formulário disponível em https://forms.gle/Yhtz2yzugDSXqUmG8 até o dia 26 de fevereiro.

Serão realizados quatro encontros nos dias 2, 9, 16 e 23 de março, sempre a partir das 14h (com duas horas de duração cada), por meio da plataforma virtual Google Meet (o link será disponibilizado por e-mail aos inscritos). O objetivo da oficina é incentivar a leitura e a escrita, a partir de atividades com passo a passo, para que se construa um olhar mais atento às relações entre literatura e outras artes, como imagem, colagem, bordado, etc.


A oficina serã ministrada pela poeta, escritora e bordadeira, Márcia Mendonça. A facilitadora é graduada em Letras e Literaturas Vernáculas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Serviço:

O quê: Oficina Experimentando o olhar que escuta!
Inscrições gratuita: https://forms.gle/Yhtz2yzugDSXqUmG8
Quando: 02, 09, 16 e 23/03/2021 (terça-feiras), com duas horas de duração em casa encontro.
Onde: por meio da plataforma Google Meet (link disponibilizado aos inscritos)
Facilitadora: Márcia Mendonça
Público-alvo: a partir de 16 anos, que goste de ler e escrever

O transporte o manuseio de objetos de acervo são muito importantes para a salvaguarda do patrimônio cultural de qualquer instituição. Pensando nisso, o Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) elaborou uma nova videoaula com o tema "Manuseio e Transporte de Objetos de Acervo". Esse é o quarto ciclo de vídeos com orientações para conservadores, restauradores e profissionais que atuam em locais que possuem diferentes tipos de acervo, como museus, arquivos e bibliotecas.

:: Clique aqui para conferir a videoaula sobre manuseio e transporte de acervos

O material, que será disponibilizado no canal da FCC no Youtube e na página da FCC no Facebook, está dividido em cinco vídeos. O objetivo é contribuir para a capacitação dos profissionais de museus, arquivos, memoriais e bibliotecas, a fim de melhorar os processos de conservação dos acervos existentes.

Anteriormente o Atecor havia lançado videoaulas sobre (1) uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), (2) higienização e (3) higienização de acervos.

Os técnicos do Atecor estão trabalhando remotamente e, em caso de dúvida, é possível buscar mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..