Confira o programa Miscuta desta segunda, 7 de outubro, com mais informações sobre agenda da semana nos espaços administrados pela FCC e trilha sonora de Legião Urbana.
A banda Skrotes volta ao Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), para apresentar seu espetáculo em que executa a trilha sonora ao vivo para o filme "Nosferatu", de 1922. A nova apresentação será no dia 27 de outubro, às 19h, com ingressos à venda no site Sympla.
Filme de terror clássico que marcou a história do expressionismo alemão, o longa-metragem “Nosferatu” teve sua trilha sonora original perdida e recomposta por uma orquestra décadas depois. Agora, ganha roupagem sonora inédita no projeto do trio Skrotes, que executa a trilha sonora da obra cinematográfica dirigida por Friedrich Wilhelm Murnau, com exibição simultânea do filme.
O projeto pode ser considerado uma ação formativa para o público, uma vez que possibilita o entendimento e a experimentação sensorial do cinema como era feito há um século. Fundado em 2009, o trio instrumental Os Skrotes, integrado pelo baixista Chico Abreu, o tecladista Igor de Patta e o baterista Guilherme Ledoux é reconhecido pelo experimentalismo e desconstrução sonora. Entretanto, a banda afirma que produzir uma nova trilha sonora para o filme “Nosferatu” foi um dos maiores desafios da trajetória do grupo.
Sobre o filme
“Nosferatu” é uma adaptação cinematográfica do romance “Drácula”, de Bram Stoker, e conta a história de um vampiro, o conde Graf Orlock (Max Schreck), que está vendendo seu castelo nos Montes Cárpatos para se mudar para Bremen, na Alemanha. O conde, que se apaixona pela jovem casada com o agente imobiliário, Ellen (Greta Schröder), espalha terror na cidade alemã. “Muitos desconhecem que nos primórdios do cinema havia a limitação tecnológica que impedia que a trilha pudesse ser acrescentada à película. A sessão promove um retorno no tempo, uma experiência imersiva. O que na época era uma limitação, hoje torna uma obra única. É o cinema recuperando sua própria história.
Serviço:
O quê: Filme "Nosferatu" com trilha sonora executada ao vivo pela banda Skrotes
Quando: 27/10/2024, às 19h.
Onde: Cinema Gilberto Gerlach - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Ingressos à venda no site Sympla
Classificação indicativa: 16 anos
Mais informações:www.instagram.com/skrotes_
O Teatro Ademir Rosa recebe nos dias 12 e 13 de outubro parte da programação da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, um dos mais longevos festivais deste segmento no país, que chega à 23ª edição em 2024. O evento ocorrerá de 11 a 19 de outubro no Centro Integrado de Cultura (CIC) – local onde iniciou em 2002 – e em vários outros espaços da cidade, incluindo mais de 150 escolas da rede municipal. A Mostra traz um retrato da infância e da cinematografia do Brasil e outros países e irá discutir também o mercado audiovisual brasileiro.
Confira a programação que ocorrerá no Teatro Ademir Rosa clicando nos links abaixo:
O Grupo Livro de Artista Florianópolis e o Grupo Bordando Tradições apresenta a exposição coletiva "Benzer", com abertura no dia 8 de outubro, às 18h30, na Sala Lindolf Bell 2 do Centro Integrado de Cultura (CIC). A visitação é gratuita e seguirá até o dia 3 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
A exposição retrata o benzer em diversas formas de expressão artística. Bordados em fotografias de Virginia Yunes e a criação de livros que utilizam técnicas artísticas e elementos visuais para contar histórias ou transmitir emoções são algumas dessas expressões. A curadoria da mostra é de Patrícia Amante.
As benzedeiras e os benzedores são pessoas que, fazendo uso de orações e gestos simbólicos, ajudam a proteger, a afastar o mal e a curar os males físicos, espirituais e emocionais. Assim sendo, a benzedura é uma forma de preservar e valorizar a tradição, permitindo que mais pessoas possam conhecer a importância dessa atividade, bem como resgatar e dar visibilidade a esse patrimônio imaterial.
Benzer foi o tema que norteou esta mostra, para registrar e compartilhar as tradições e a cultura que envolvem essa atividade. Por ser passado de geração em geração, as benzedeiras costumam aprender essas práticas com membros mais velhos da família ou da comunidade.
Serviço:
O quê: Exposição "Benzer" - Grupo Livro de Artista Florianópolis e Grupo Bordando Tradições
Abertura: 08/10/2024, às 18h30.
Visitação: até 03/11/2024. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Sala Lindolf Bell 2 - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita