FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe no próximo dia 21 de abril (domingo), às 16h, o espetáculo infantil "O Gato de Botas". A peça tem produção e direção de Valdir Dutra, com adaptação para o teatro feita pela professora Maura Soares em uma nova montagem.

O conto de fadas de autoria do escritor francês Charles Perrault, publicado em 1697, se passa num país muito distante, onde morava um marquês falido com três filhos. Devido à falta de capacidade de gerir a fortuna quando o pai morreu, nada tinha para deixar para os filhos. O pequeno castelo estava em ruínas, as roupas rasgadas, e a despensa quase vazia! Só restou um moinho com pouca farinha, um burrinho e um gato.

Cada filho ganhou de herança as três coisas que restaram. Ao mais moço coube o gato, mas esse gato não era um gato comum. Era um gato mágico que, calçando suas botas mágicas, consegue livrar o jovem e falido marquês de muitas enrascadas, rumo ao castelo de vossa majestade.

Mas, nem tudo é alegria neste reino, pois o temido e perigoso Ogro da Montanha, vilão desta história, chega antes que o gato ao castelo do Rei, na tentativa de se casar com a linda Princesa, futura rainha. Assim, para que a nossa história tenha um final feliz, o astuto felino contará com toda a garotada de Floripa para enfrentar o ogro nesta longa jornada.

Ingressos à venda no site Blueticket

De 13 a 25 de abril, o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) recebe a exposição "Memorial do Ofício". Com visitação gratuita de terça-feira a domingo, das 10h às 21h, a mostra relaciona peças cenográficas a filmes famosos com materiais pertencentes ao Memorial do Ofício.

O clipe "A velha a fiar", de Humberto Mauro (1964), estará representado por uma "roda de fiar"; a réplica canadense da bicicleta Penny Farthing, assim chamada por causa de duas moedas inglesas, uma grande e outra pequena, remeterá ao eterno Charles Chaplin. Também estarão expostos a prancha de surfe, de 1968, que remete ao filme "Menino do Rio"; bancos de trem retráteis, cujos encostos se deslocam para frente, e um raro teodolito, contam o filme "Assalto ao trem pagador". A parte da história do som, contém um raro fonógrafo norte americano da firma de Thomas Edison, de 1906; um gramofone uruguaio, de 1930; e um 3 em 1 National, dos anos 1980.

Serviço:

O quê: Exposição "Memorial do Ofício"
Visitação: de 13 a 25 de abril de 2024. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Onde: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita

No mês de aniversário de 45 anos da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), dando continuidade também aos eventos comemorativos dos 75 anos do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), a equipe do Núcleo de Ação Educativa (NAE-MASC) propõe a realização de duas oficinas. O objetivo é explorar as possibilidades imersivas e criativas no espaço expositivo vazio do Museu.

Oficina “Famílias no MASC – Experimentação Artística no Espaço Vazio”
Dia: 20/04/2024 (sábado), das 14h às 17h
Local: Claraboia do MASC
Ministrante: Maria Helena Rosa Barbosa (Professora/Arte-educadora/Curadora)
Objetivo: Proporcionar às crianças e aos adultos a oportunidade para explorarem possibilidades de configuração de formas, com materiais diversificados, e experenciarem as potencialidades criativas no espaço vazio do museu.
Serão oferecidas 20 vagas (entre adultos e crianças), para famílias com crianças na faixa etária de 6 a 12 anos. Somente serão aceitas inscrições mediante o acompanhamento de familiares e/ou responsáveis (adultos) no dia da oficina.
Para fazer a inscrição, os interessados devem enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com os seguintes dados:
- nome completo, idade e escolaridade de cada criança;
- nome completo, idade e formação/ profissão dos adultos que acompanharão as crianças (pais e/ou responsável);
- telefone residencial e/ou celular para contato;

Oficina “A Poética do Vazio” e a “Poética do Corpo”
Dia: 25/04/2024 (quinta-feira), das 19h às 21h
Local: Claraboia do MASC
Ministrante: Sérgio Prosdócimo (Artista/Arte-educador/Professor)
Objetivo: Possibilitar aos participantes uma imersão que descortine sentidos, reflexões e a expansão do potencial criativo, por meio de exercícios de introspecção, dinâmicas multissensoriais e técnicas teatrais, que serão vivenciados no vazio e na memória da arte, que ainda reverbera no tempo e no espaço expositivo do MASC.
Serão oferecidas 20 vagas para adultos acima de 18 anos. Recomenda-se que os participantes estejam com roupa leve e confortável para a participação nas proposições.
Para fazer a inscrição, os interessados devem enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com os seguintes dados:
- nome completo, idade e escolaridade e profissão;
- telefone residencial e/ou celular para contato;

Mais informações podem ser obtidas com a equipe do Núcleo de Ação Educativa do MASC: (48) 3664-2632 / 2633 (de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h).

IMG 9442Foi lançada oficialmente nesta quinta-feira, 11, a ação cultural Pontos do MIS/SC. É uma proposta de regionalização que prevê parcerias com municípios para disponibilização de material audiovisual, oficinas e capacitações. A partir do preenchimento de formulário e envio de dados, os municípios recebem uma pontuação e, quanto maior for, maior a chance de receberem atividades culturais. Esta é uma iniciativa do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), espaço cultural administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

 

:: Clique aqui para acessar o formulário para municípios

 

IMG 9477"A partir deste formulário teremos, também, dados sobre os equipamentos culturais que esses municípios possuem e, assim, poderemos aprimorar nossas políticas para o setor", informa o presidente da FCC, Rafael Nogueira. O principal foco do projeto é a produção audiovsual, mas o mapeamento que será feito a partir do envio dos dados das cidades permitirá ter informações sobre a capacidade dos espaços para receber eventos e quais as áreas culturais de interesse. "Queremos promover a difusão cultural do audiovisual catarinense, oriundo de políticas públicas, bem como de atividades criativas correlatas a ele, o que indiretamente estimula a qualificação de técnicos ligados ao setor", completa a administradora do MIS/SC, Maria Elizabeth Horn Pepulim.

A ação de regionalização Pontos do MIS/SC prevê instituir atividades culturais contínuas para os municípios parceiros. O MIS/SC disponibiliza a programação e a cidade oferece a infraestrutura necessária (espaço adequado para exibições cinematográficas, exposições multimídia, oficinas, equipamentos, equipe e divulgação local.

IMG 9496Durante o evento de lançamento, diversas entidades do setor cultural se colocaram à disposição para contribuir com a iniciativa.

Como ser um município parceiro do Pontos do MIS-SC?

Primeiramente, é necessário preencher o formulário (carta de interesse). No caso de aprovação, será solicitado o preenchimento de um segundo formulário descrevendo mais especificações dos equipamentos culturais que integrarão os Pontos do MIS-SC. 

O município interessado deverá atingir a nota mínima estabelecida, por meio de um ranking com critérios predefinidos em reunião específica de técnicos do MIS-SC. Também é preciso declarar a verdade nos formulários disponibilizados. 

 

Fotos: Warley Alvarenga/Ascom FCC

 

 

 

 

 

No dia 20 de abril, às 20h, o Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe o show "Coldplay Tribute", com a banda Coldstar. O projeto, de Florianópolis, nasceu do sonho de um admirador e grande fã da banda em poder trazer toda a musicalidade, carisma e magia do fenômeno britânico que vem levando multidões em estádios ao redor do mundo, para os palcos dos teatros de todo o Brasil. 
 
Fundada por João Pedro Britto (baterista da Coldstar), a banda é composta por músicos experientes e apaixonados pela banda inglesa que em março de 2023, esgotou ingressos de 11 shows pelo país em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. ,O propósito do tributo inédito é levar ao público e aos fãs de Coldplay toda a energia, paixão, alegria e performance com um show único em homenagem à banda, passando por todos os períodos musicais, desde o primeiro álbum e os mais marcantes sucessos, até os hits mais atuais, proporcionando uma verdadeira imersão no universo colorido e mágico do grupo britânico em um espetáculo 100% sincronizado com iluminação, telão e efeitos visuais,além de figurinos originais inspirados e personalizados em um mix das mais bem-sucedidas turnês da banda durante toda sua trajetória, instrumentos com detalhes confeccionados exclusivamente para o show, e cenário próprio contando com um piano personalizado com artes exclusivas e totalmente inspirado no instrumento original da banda.

Ingressos à venda no site Blueticket
 
Classificação indicativa: livre