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Atualização: espaço temporariamente fechado.

 

A partir desta terça-feira, 19, o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) reabre para visitação, porém em horário diferenciado: das 13h às 19h, de terça a domingo.

Na entrada haverá medição de temperatura e controle do uso obrigatório de máscaras. Somente poderão entrar oito pessoas por vez e não será permitido tocar nos objetos expostos.

:: Confira o vídeo com as regras para visitação

Quem visitar o MIS/SC poderá conferir a mostra O que Vem antes da nuVem, que estava em cartaz antes da pandemia. A exposição faz um passeio no tempo mostrando suportes, mídias e players que fizeram história no registro de vídeos, fotografias e músicas até o momento atual, com o advento da digitalização dos arquivos. Estarão expostas cerca de 50 peças que revelam como era feito o armazenamento e como eram os meios de reprodução antes do surgimento das chamadas "nuvens". 

O MIS/SC está localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC) onde o acesso também será das 13h às 19h, de terça a domingo, respeitando o distanciamento mínimo de 2m entre as pessoas e com obrigatoriedade de uso de máscaras.

O setor administrativo do MIS/SC segue em trabalho remoto, bem como o da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Outros espaços

As datas para pedidos de pauta do cinema do CIC, teatros administrados pela FCC, sala Lindolf Bell e espaço expositivo do MIS/SC, serão divulgadas ao longo do mês de fevereiro. A reabertura do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) também deve ser anunciada em fevereiro.

O Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) oferecerá, no dia 21 de janeiro, uma palestra gratuita sobre fotografia química contemporânea, ministrada pelo professor Sérgio Sakakibara.O objetivo é traçar um panorama das possibilidades da fotografia química nos dias de hoje, seu uso no processo de ensino e aprendizagem de fotografia, arte, alfabetização em cultura visual e introdução ao digital, além de sua ocorrência na arte contemporânea e a prática como hobby fotográfico, processos fotográficos históricos e alternativos, uso de filme de raio-x e revelação.

:: Clique aqui para fazer a inscrição

A palestra também será um evento de lançamento dos cursos:

- Fotografia experimental

- Fotografia em sala de aula

- Fotografia de grande formato

- Construção de câmeras artesanais

Serão oferecidas 100 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. Os participantes receberão o link de acesso por e-mail.

Serviço:
Palestra sobre fotografia química
Data: 21 de janeiro, quinta-feira
Plataforma: teleconferência pelo Zoom
Horário: das 8h30 às 10h30
(não será fornecido certificado)
Inscrições pelo link: https://forms.gle/1vv6sr2PJSY5CRss8

No dia 07 de janeiro, quinta-feira, o Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) oferecerá uma palestra gratuita sobre Software Livre em Fotografia. A atividade será realizadas das 9h às 11h, pela plataforma de teleconferência Zoom.

A pelestra será ministrada pelo servidor Sérgio Sakakibara e é dirigida a pessoas com alguma experiência em fotografia, que saibam operações básicas da câmera fotográfica e de software de fotografia, além de amadores avançados e profissionais de fotografia e artes visuais. Portanto, essa atividade não é direcionada para iniciantes em fotografia.

A palestra abordará noções técnicas dos programas usados em fotografia, tipo de licenciamento, gratuitos, livres, de código aberto, organização de arquivos, edição e difusão, uso de metadados, tratamento em lote, arquivamento e preservação. Além disso, será apresentada uma comparação entre programas a partir de características, diferenças e vantagens.

Para assistir a teleconferência é fortemente recomendado o acesso por computador e conexão por cabo, não sendo necessário ter câmera ou microfone, uma vez que quase não haverá interatividade, com respostas a dúvidas no fim da palestra, por  meio do chat. Não será fornecido certificado de participação.

Serão oferecidas 80 vagas preenchidas por:
1 - ordem de inscrição
2 - currículo / demonstração de conhecimento na área

:: Clique aqui para fazer a inscrição

Os inscritos selecionados serão avisados por e-mail.

 

 

ATENÇÃO: Devido à grande procura, que em poucas horas esgotou as vagas disponíveis, estão encerradas as inscrições para este curso. 

O Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) oferecerá nos dias 10 e 11 de dezembro um curso gratuito sobre fotografia básica com o uso de celulares. As aulas, no formato de palestra, serão realizadas das 8h30 às 10h30, pela plataforma de teleconferência Zoom.

A atividade é dirigida a alunos sem nenhuma experiência em fotografia e terá como ministrante Sérgio Sakakibara. Os alunos aprenderão noções de luz e cor, controles básicos em dispositivos automáticos, aplicativos e softwares, descarga no computador, pequenos ajustes na imagem, armazenamento, compartilhamento e impressão.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas clicando aqui. Após a inscrição, os participantes receberão um e-mail de confirmação, contendo informações sobre como entrar na reunião. Não será fornecido certificado.

O acesso mais estável à plataforma do curso é por computador, não sendo necessário uso de câmera ou microfone. Em função do número de participantes previsto, será aberto espaço para perguntas por meio de chat, no fim da apresentação.

Serviço:

O quê: Curso on-line de fotografia com uso de celulares
Quando: 10 e 11 de dezembro de 2020, das 8h30 às 10h30.
Inscrições: gratuitas, limitadas a 100 vagas, pelo link
https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZcrde6hrjwoHdU9ex5nmJWZ9BJQ-xLMEBju
Não será fornecido certificado.

ATENÇÃO: Devido à grande procura, estão encerradas as inscrições para o curso de Fotografia em Acervos.

 

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC) está com inscrições abertas para dois cursos virtuais e gratuitos na área de Fotografia que ocorrerão entre os meses de outubro e dezembro de 2020. Fotografia em Acervos (inscrições encerradas) e Fotografia Documental serão ministrados pelo professor Sérgio Sakakibara.

Fotografia em Acervos - INSCRIÇÕES ENCERRADAS

As aulas ocorrerão às sextas-feiras, das 8h30 às 10h30, nos dias 9, 16, 23, 30 de outubro; 6, 13, 10, 27 de novembro; e 4 e 11 de dezembro. Será fornecido certificado aos participantes, de 20 horas/aula. O público-alvo são os servidores de instituições culturais que trabalhem com acervos, profissionais e estudantes de ciências da informação.

As inscrições podem ser feitas até as 23h55 de 4 de outubro de 2020, preenchendo o formulário disponível em https://forms.gle/vQnXV52kJQKW3dpy7. São oferecidas 40 vagas, mediante inscrição prévia, com seleção dos candidatos com base nos critérios: 1- ordem de inscrição; 2- atuação profissional; 3- escolaridade / área de formação; e 4- currículo. Os selecionados serão avisados por e-mail no dia 5 de outubro.

O curso, de cunho teórico/ prático pela Internet, abordará breve histórico dos acervos, noções teóricas e técnicas básicas de fotografia, reproduções, documentação e organização de acervos de imagem, digitalização, catalogação e difusão. Uso de metadados, softwares gratuitos e livres para organização, tratamento e difusão, com ênfase na plataforma Tainacan.

Para participar, é necessário ter acesso a computador com conexão à Internet; microfone e câmera para acesso às plataformas de teleconferência Zoom, e de ensino a distância Moodle; disposição para leitura, pesquisa e escrita de resenhas. Acesso por celular não é viável para este curso. Além disso, é requisito ter celular de qualidade mediana ou câmera fotográfica (pode ser simples), para realização de práticas fotográficas.

É importante salientar que deixar de assistir à primeira aula, ter duas faltas ou deixar de executar tarefas previstas implica no cancelamento automático da vaga. Isto será critério de seleção para próximos cursos.

Fotografia Documental

As aulas ocorrerão às terças-feiras, das 8h30 às 10h30, nos dias 13, 20, 27 de outubro; 3, 10, 17, 24 de novembro; 1º, 8 e 15 de dezembro. Será fornecido certificado aos participantes, de 20 horas/aula. O público-alvo são profissionais e estudantes de Jornalismo, Antropologia, Ciências Sociais e Artes Visuais.

As inscrições podem ser feitas até as 23h55 de 6 de outubro de 2020, preenchendo o formulário disponível em https://forms.gle/nMUvHveTfS3CotY16. São oferecidas 40 vagas, mediante inscrição prévia, com seleção dos candidatos com base nos critérios: 1- ordem de inscrição; 2- atuação profissional; 3- escolaridade / área de formação; e 4- currículo. Os selecionados serão avisados por e-mail no dia 7 de outubro.

O curso, de cunho teórico pela Internet, abordará a história da fotografia documental em suas várias vertentes e usos, fotografia jornalística, documentação científica e cultural, principais teóricos da área, os fotógrafos mais conhecidos e sua prática. A situação atual, perspectivas práticas e formulação de projetos.

Para participar, é necessário ter acesso a computador com conexão à internet; microfone e câmera para acesso às plataformas de teleconferência Zoom, e de ensino a distância Moodle; disposição para leitura, pesquisa e escrita de resenhas. Acesso por celular é fortemente desaconselhado para este curso, pois pode implicar na perda aulas por problemas técnicos.

É importante salientar que deixar de assistir à primeira aula, ter duas faltas ou deixar de executar tarefas solicitadas no prazo implica no cancelamento automático da vaga. Isto será critério de seleção para próximos cursos.