FCC FacebookTwitterYoutube

Logo GOV SC 2019 Colorido

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) oferece, gratuitamente, por meio de plataformas on-line de Ensino a Distância, a atividade Acompanhamento de Projetos em Fotografia. As inscrições devem ser feitas preenchendo o formulário: https://forms.gle/y9VoetvC1qf22hfRA até as 23h55 de 30 de maio de 2021. Os selecionados serão avisados por e-mail para agendamento de entrevista. Os inscritos vão receber o resultado final até 1º de junho.

São disponibilizadas 20 vagas, selecionadas entre os inscritos conforme critérios de ordem de inscrição, currículo, portfólio e entrevista. São pré-requisitos para participar da atividade: apresentação de currículo, portfólio, anteprojeto (pode ser modificado no decurso) e entrevista; disponibilidade de tempo para leitura, observação de vídeos; elaboração de pequenos textos, fichas de leitura, e resposta a questionários, realização de exercícios de obtenção de imagens, participação de orientação individual por escrito, videochamadas, e participação coletiva agendada em web conferencias; ter recursos técnicos mínimos de acesso a internet por celular e computador com microfone, com conexão que permita acesso a vídeos aos ambientes Moodle (www.moodle.org) e webconferência Zoom (www.zoom.us). O uso das plataformas gratuitas é requisito obrigatório.

A atividade, ministrada pelo professor Sergio Sakakibara, é dirigida a candidatos que já possuam algum conhecimento técnico e teórico em fotografia, fotógrafos profissionais e amadores, artistas visuais, pessoas que queiram desenvolver um projeto de pesquisa em fotografia que resultem em um produto final. O objetivo é que, até o final do processo, os participantes tenham ao menos um projeto bem delineado, encaminhado e em processo de execução.

Será oferecida orientação de projetos em fotografia, orientação teórica envolvendo leituras, documentação, narrativas, construções, séries temáticas, orientações técnicas com noções de expografia, diagramação, orientação de técnicas fotográficas digitais, químicas e experimentais, cujo resultado possa ser apresentado em exposições, instalações, livros, páginas web, trabalhos acadêmicos em cursos, fim de curso, mestrado ou doutorado, formatação para uso em editais e projetos de financiamento.

A maioria das atividades pode ser feita no horário de preferência do participante. A aula de abertura está marcada para 16 de junho, às 8h30. O acompanhamento tem aulas quinzenais ao vivo, que ocorrerão sempre às quartas-feiras, das 8h30 às 10h30, nos seguintes dias: 16 e 30 de junho; 14 e 28 de julho; 11 e 25 de agosto; 8 e 22 de setembro e 6 e 20 de outubro. Os alunos vão receber orientações pessoais ao vivo, conforme o desenvolvimento dos projetos.

A duração do curso é de cinco meses, entre junho e outubro de 2021, com atividades, metas e avaliações mensais de participação obrigatória. Deixar de atingir ou participar das metas mensais implica no cancelamento da vaga. Será fornecido certificado aos que concluam as atividades obrigatórias de todas as etapas.

 


O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) dá prosseguimento a sua série de eventos virtuais abordando a Fotografia Experimental e o Pinhole. Nesta edição, a palestra terá como tema a Química Fotográfica. As inscrições são gratuitas e estão abertas por meio do formulário disponível em https://forms.gle/yQNBM9S3DR9PLjCDA

A atividade é indicada para quem já conhece fotografia química ou tem interesse em sua prática. A palestra ocorrerá no dia 19 de março, das 8h30 às 10h30, por meio da plataforma de teleconferência ZOOM.

Serão apresentadas noções teóricas dos processos fotoquímicos, agentes reveladores e fórmulas de reveladores tradicionais e alternativos à base de café, paracetamol, vitamina C, interruptores, fixadores, preparo e uso, manipulação, cuidados de segurança, uso de EPI, descarte de resíduos, uso de filmes e papéis tradicionais e de filme de raio-X.

Serviço:

O quê: Palestra sobre Química Fotográfica
Quando: 19/03/2021, das 8h30 âs 10h30
Onde: pela plataforma Zoom
Inscrições: pelo formulário https://forms.gle/yQNBM9S3DR9PLjCDA
Participação gratuita

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) abriu inscrições para os cursos "Fotografia em Acervos Culturais" e  "Hibridismos: Fotografia e Artes Visuais". As aulas serão virtuais, ministradas ao longo do primeiro semestre de 2021 pelo prof. Sérgio Sakakibara. As inscrições estão abertas e os cursos são gratuitos.

Saiba mais sobre os cursos:

:: Curso Hibridismos: Fotografia e Artes Visuais

O curso teórico vai abordar as intersecções históricas entre a fotografia e as artes visuais, em uma visão rápida da história da arte e da fotografia.

Nas aulas serão vistos trabalhos de artistas que usam fotografia, e de fotógrafos que participam da cena artística. Serão trabalhados textos dos principais teóricos que abordam as relações entre fotografia e artes visuais.

As aulas expositivas serão transmitidas plataforma de teleconferência Zoom, com uso do ambiente de ensino à distância Moodle para intercâmbio de material didático e inserção das atividades dos alunos.

Haverá leituras obrigatórias e apresentação de resenhas de artigos e capítulos de livros. A organização do curso informa que quem não entregar as atividades no prazo estipulado terá cancelamento automático da vaga.

Serão oito encontros, totalizando 20 horas-aula, com fornecimento de certificado.

Horários:

Sextas-feiras, das 8h30 às 11h, nos dias:
26 de fevereiro
12 e 26 de março
9 e 23 de abril
7 e 21 de maio
4 de junho

Inscrições gratuitas pelo formulário no link: https://forms.gle/ZSb9b2eA9CrobXKYA

O curso terá 40 vagas e os alunos serão selecionados por ordem de inscrição, qualificação do currículo e portfólio. Os selecionados serão avisados por e-mail.

:: Curso Fotografia em Acervos Culturais

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

O curso de Fotografia em Acervos Culturais é destinado a servidores de instituições culturais que trabalhem com acervos, profissionais e estudantes de ciências da informação.

O curso é de cunho teórico/prático, realizado pela plataforma de videoconferência Zoom. O conteúdo conta com um breve histórico dos acervos, noções teóricas e técnicas básicas de fotografia, reproduções, documentação e organização de acervos de imagem, digitalização, catalogação e difusão. Além disso, serão abordados o uso de metadados, de softwares gratuitos e livres para organização, o tratamento e difusão, com ênfase na plataforma Tainacan.

Horários:

Segundas-feiras, das 8h30 às 11h, nos dias:
1, 15 e 29 de março
12 e 26 de abril
10 e 24 de maio
7 de junho

O curso terá 20 horas-aula e será fornecido certificado. Serão oferecidas 40 vagas com seleção dos candidatos com base nos critérios:

1 - ordem de inscrição
2 - atuação profissional, escolaridade / área de formação
3 - entrevista.

 Inscrições pelo formulário
https://forms.gle/qgTfNgzyMJtfrFgg7

Os selecionados serão contatados por e-mail para agendamento de entrevista.

 
 

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) abriu inscrições para uma oficina composta de três palestras, ministradas pelo prof. Sérgio Sakakibara, em que serão abordadas a história e as técnicas da fotografia pinhole (também conhecida como fotografia estenopéica ou fotografia na lata). As palestras serão virtuais, por meio da plataforma Zoom.

Ao final das atividades os participantes são convidados a participar do Dia Mundial da Fotografia Pinhole, fotografando e enviando suas fotos para o site da organização Pinholeday - Dia Mundial da Fotografia Pinhole.

As inscrições devem ser feitas pelo seguinte formulário:
https://forms.gle/xsAPLqBXEhpnNaF6A

Datas e conteúdo das palestras:

:: Câmera Obscura e Pinhole  
Data: 5 de fevereiro
Horário: das 8h30 às 10h30
Tema: breve histórico, parâmetros técnicos, construção dos dispositivos, uso prático.

:: Química fotográfica  
Data: 19 de março
Horário: das 8h30 às 10h30
Tema: processos fotoquímicos, uso de filme de raios-X, reveladores alternativos à base de café, paracetamol, vitamina C, fórmulas, preparo e uso.

:: Pinhole na prática  
Data: 24 de abril
Horário: das 8h30 às 10h30
Tema: palestra esclarecendo dúvidas técnicas sobre pinhole químico e digital, fotometragem, positivação, envio de imagens.

Preparativo final para participação no Pinholeday (Dia Mundial da Fotografia Pinhole): www.pinholeday.org

Atualização: espaço temporariamente fechado.

 

A partir desta terça-feira, 19, o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) reabre para visitação, porém em horário diferenciado: das 13h às 19h, de terça a domingo.

Na entrada haverá medição de temperatura e controle do uso obrigatório de máscaras. Somente poderão entrar oito pessoas por vez e não será permitido tocar nos objetos expostos.

:: Confira o vídeo com as regras para visitação

Quem visitar o MIS/SC poderá conferir a mostra O que Vem antes da nuVem, que estava em cartaz antes da pandemia. A exposição faz um passeio no tempo mostrando suportes, mídias e players que fizeram história no registro de vídeos, fotografias e músicas até o momento atual, com o advento da digitalização dos arquivos. Estarão expostas cerca de 50 peças que revelam como era feito o armazenamento e como eram os meios de reprodução antes do surgimento das chamadas "nuvens". 

O MIS/SC está localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC) onde o acesso também será das 13h às 19h, de terça a domingo, respeitando o distanciamento mínimo de 2m entre as pessoas e com obrigatoriedade de uso de máscaras.

O setor administrativo do MIS/SC segue em trabalho remoto, bem como o da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Outros espaços

As datas para pedidos de pauta do cinema do CIC, teatros administrados pela FCC, sala Lindolf Bell e espaço expositivo do MIS/SC, serão divulgadas ao longo do mês de fevereiro. A reabertura do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) também deve ser anunciada em fevereiro.