A Comissão Organizadora do 14º Festival Catarinense de Teatro confirmou esta semana o nome dos dois convidados que vão analisar e debater os 12 espetáculos selecionados ao evento. São eles: Kil Abreu e Antônio do Valle. De acordo com o gerente da Fundação Cultural de Joinville, Cristóvão Petry, integrante da Comissão Organizadora do Festival, a presença dos dois é importante uma vez que suas análises promoverão um retorno crítico aos grupos, produtores e ao próprio público sobre a produção estadual em destaque.
Petry observa que os convidados são curadores de importantes festivais no País e que engrandecem o evento realizado em Santa Catarina. Os debates sobre os espetáculos terão horário especial (ainda a ser divulgado) nos dias seguintes às apresentações.
O 14º Festival Catarinense de Teatro será realizado em Joinville, de 5 a 9 de maio, tendo como palco as ruas, praças, Teatro Juarez Machado e Galpão da Associação Joinvilense de Teatro (Ajote). A promoção é da Federação Catarinense de Teatro, Fundação Cultural de Joinville e Prefeitura de Joinville, com patrocínio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, por meio do Funcultural; e apoio da Ajote, Sesc e Studio Escola de Atores.
Saiba mais sobre os debatedores:
Kil Abreu - Pós-graduado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Jornalista, crítico e pesquisador. Foi curador do Festival de Teatro de Curitiba, crítico do jornal Folha de São Paulo, diretor dos Teatros da Cidade de São Paulo. Também escreve para a Revista Bravo. Atualmente compõe o júri do Prêmio Shell, é curador do Festival Recife do teatro Nacional e coordena o Núcleo de Estudos do Teatro Contemporâneo da Escola Livre de Santo André.
Antônio do Valle - Diretor, Ator e Professor de Teatro
Formado em Direção pela ECA - USP, dirigiu mais de 50 textos recebendo os maiores prêmios do teatro: Moliére, Mambembe, APCA, APETESP, Governador do Estado, Grande Prêmio da Crítica. A mais de 30 anos atua como curador, jurado, debatedor, oficineiro em grandes festivais nacionais e também integra comissões de projetos de fomento para as artes cênicas e para concursos de dramaturgia. Entre outros, cursou écolle Jacques Lecoq - Paris, coordenou a escola de formação da Cia. Seiva Trupe - em Portugal onde dirigiu dois espetáculos. Durante dois anos foi orientador pedagógico do colégio de direção teatral do Instituto Dragão do Mar - Fortaleza - Ceara.
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Fecate divulga selecionados para o evento, que será realizado de 5 a 9 de maio em Joinville
A Federação Catarinense de Teatro (Fecate) divulgou nesta quinta-feira, dia 16 de abril, os 12 grupos selecionados ao 14º Festival Catarinense de Teatro. O evento será realizado em Joinville, de 5 a 9 de maio, tendo como palco as ruas, praças, Teatro Juarez Machado e Galpão da Associação Joinvilense de Teatro (Ajote). A promoção é da Federação Catarinense de Teatro, Fundação Cultural de Joinville e Prefeitura de Joinville, com patrocínio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, por meio do Funcultural; e apoio da Ajote, Sesc, Studio Escola de Atores e Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
A seletiva deste ano contou com a participação de 36 grupos responsáveis pela inscrição de 41 trabalhos. A curadoria ficou a cargo de Guigui Ferreira (Lages), Lourival Andrade (Itajaí) e Afonso Souza (Florianópolis).
Participam do festival deste ano quatro espetáculos de Itajaí - Noite (Grupo Porto Cênico), O menino maluquinho (Cia Andante e Produções Artíticas), A caixa (Cia Mútua ), Haënbeck Ltda (Cia. Experimentus Teatrais) e três de Florianópolis - A galinha degolada (Persona Cia de Teatro), Escaparate (Erro Grupo), As três irmãs (Traço Cia. De Teatro). Joinville está representada por dois trabalhos - Tete - a história do cara (Teatro Maginguelado) e SOS uma mulher só (Metamorfose Companhia Cênica). Também foram selecionados O contra-regra (Cirquinho do Revirado - Criciúma), O incrível ladrão de calcinhas (Trip Teatro de Animação - Rio do Sul), Volúpia (Cia Carona de Teatro - Blumenau),
De acordo com o curador Afonso Souza, a seleção "buscou um olhar de representatividade regional e analisou a trajetória dos grupos como fomentadores da atividade teatral no estado; formadores de público e de atores além da circulação". A tônica da escolha foi qualidade de conjunto e procurou dar margem a todas as linguagens - do teatro de rua ao teatro infantil. "O público terá uma das melhores mostras já realizadas no estado, com grupos de grande qualidade técnica e espetáculos de circulação nacional e estadual. Companhias que levam o nome de Santa Catarina a todo o Brasil e engrandecem o nome do estado em qualidade de teatro", destaca.
Para o Presidente da Fecate, Leone Silva, o número de inscritos e a qualidade dos projetos apresentados surpreenderam a comissão organizadora do Festival. "Foi um trabalho árduo para os curadores a escolha de 12 trabalhos. Pelo menos outros cinco teriam grande potencial para representar Santa Catarina neste festival", observa. Segundo ele, o número de espetáculos prontos e já consagrados pelo público - e também pela crítica - mostra que o Fecate precisa ser realizado com maior regularidade (o último foi em 2003, em Criciúma). "Tínhamos muitos trabalhos represados. Poderíamos perfeitamente montar dois festivais", avalia. Um dos pontos ressaltados por Leone é que não há mais uma centralização da produção em uma ou duas cidades. Foram inscritos trabalhos de Joinville, Itajaí, Jaraguá do Sul, Blumenau, Rio do Sul, Balneário Camboriú, Tijucas, Chapecó, Lages, Laguna, Biguaçu, Criciúma e São Bento do Sul.
A programação completa do 14º Festival Catarinense de Teatro, grade de espetáculos, horários e pontos de venda de ingressos será divulgada na próxima semana.
Saiba mais sobre os selecionados:
Cirquinho do Revirado - Criciúma - 45min - Infantil
O CONTRA-REGRA
A História se passa nos bastidores do circo, durante a apresentação de um espetáculo circense. Um contra-regra realiza seu trabalho cotidiano atrás do pano, fora do picadeiro e anónimo ao público que não o vê. Neste espaço restrito desenvolve suas tarefas domésticas, como lavar, cozinhar, passar, costurar, além de sua função de contra-regra, dando suporte aos artistas que se apresentam. O minucioso contra-regra é um pouco a extensão do mágico, da equilibrista, do anão, do domador, dos palhaços, do hipnotizador. O único problema é que conciliar tanta tarefa ao mesmo tempo acaba trazendo algumas situações insólitas para o nosso personagem.
Cia Andante e Produções Artíticas - Itajaí - 35min - Infantil
O MENINO MALUQUINHO
Espetáculo de teatro de animação baseado no personagem de mesmo nome de Ziraldo que busca por meio da singeleza e poesia visual do teatro de bonecos, o resgate da essência, pureza e simplicidade das brincadeiras infantis "à moda antiga". Combinando técnicas de manipulação de luva, vara, silhueta e outras formas teatrais, o espetáculo proporciona encantamento, divertimento e sobre tudo uma experiência sensível.
Cia Mútua - Itajaí - 40min - livre
A CAIXA
Tudo se inicia quando brinquedos destruídos e desprezados são jogados no lixo dentro de uma caixa. O espetáculo poderia terminar assim... No entanto, os manipuladores inconformados, resolvem interferir na história, dando vida a um dos brinquedos: o palhaço. A frágil figura se depara numa grande cidade, onde a esperança de encontrar alguém que salve seus companhekos de infortúnio e abandono vai sendo minada pela dureza da metrópole. Com simplicidade, conta uma história sem palavras que tem algo a dizer.
Teatro Maginguelado - Joinville - 40min - Rua - Livre
TETE - a história do cara
Tete é um homem comum. Busca, como todos os outros comuns uma resposta que possa lhe indicar o caminho da felicidade. Mas corno alcançá-la num mundo onde trabalho e emprego foram separados há muito tempo, gerando um sistema sócio-fmanceiro que nos cobra (quase por tempo integral) urna espécie de pré-ocupação ligada ao dilema: viver X conseguir dinheiro. Passando pelo mundo dos negócios informais, Tete descobre um tipo de organização que privilegia a visão voltada para um futuro, travestido de progresso, onde ele organiza-se burocraticamente. Construída sua ordem de emprego sobrevêm uma rotina que lhe suga as forças, seu projeto de vida e seu ânimo. Que alternativa restará? Articulando bonecos de 2,50m e utilizando-se da arte sequencial de HQ (histórias em quadrinhos) e também de cinema, o espetáculo apresenta ao público uma linguagem divertida e dinâmica.
Erro Grupo - Floripa - 45min - a partir de 15 anos - Rua
ESCAPARATE
Propõe um jogo em um percurso pela arquitetura urbana como um ponto de encontro entre o público e o privado, retratando a condição de um casal vivendo em uma sociedade espetacular, O espetáculo busca questionar o espaço comercial da vitrine e também o espaço virtual da internet, como pontos de encontro entre o "interno e o externo", espaços estes que, atuam no imaginário social na construção de novas formas de viver, sentir, novas formas de sonhar, todas ligadas ao sistema de consumo.
Trip Teatro de Animação - Rio do Sul - 55min - a partir 12 anos
O INCRíVEL LADRãO DE CALCINHAS
Uma História de detetives baseada no estilo Cine Noir, caracterizado por filmes tipo "B" das décadas de 40 e 50, onde a falta de caráter e o crime são as marcas mais presentes. O Escritório do Detetive Bill Flecha é procurado pela Srta. Velda, uma "mulher-fatal" que tem sua "peça íntima" roubada e pagará qualquer quantia para tê-la de volta. O que parecia um crime banal dá origem a uma série de outros crimes violentos, onde todos são suspeitos até que se prove o contrário, ou até que seus corpos sejam encontrados em algum beco escuro. Inspirado na vida e obra de Dashiell Hammett, considerado o pai da literatura policial moderna, o espetaculo utiliza uma técnica de construção de bonecos pouco conhecida no Brasil, a partir de modelos desenvolvidos por Hansjürgen Fettig em seu livro "Rod-Puppets & Table-Top Puppets (Standing Figures). A Cenografia foi inspirada no "Expressionismo Alemão", movimento artístico que contribuiu para o surgimento do Cine Noir.
Traço Cia. De Teatro - Florianópolis - 80min - adulto
AS TRêS IRMãS
A peça discorre sobre o desejo das irmãs Olga, Maria e Irina de retornarem à cidade natal, de onde saíram com o pai, general militar, há onze anos. Ainda mais importante que o plano dos acontecimentos, porém, é a exposição dos conflitos que se estabelecem entre o plano da vida material - o cotidiano da vida humana - e o plano espiritual - a eternidade. O espetáculo, fruto da pesquisa de mestrado desenvolvida pela diretora em Prática Teatral pela ECA/USP e encenado pela Traço Cia. de Teatro de Florianópolis, aborda o clássico texto do dramaturgo russo Anton Tchékhov a partir da técnica do clown.
Persona Cia de Teatro - Florianópolis - 45min - adulto
A GALINHA DEGOLADA
O espetáculo A GALINHA DEGOLADA é baseada na obra homônima do renomado escritor uruguaio Horacio Quiroga. A peça conta a história do casal Mazzini-Ferraz e seus 4 filhos idiotas. Portadores de uma doença mental incurável, os meninos sofrem todas as consequencias da falta de amor entre os pais. Passado certo tempo, nasce uma menina, que não é acometida pela mesma doença, mas que acaba revelando o verdadeiro sentido da falta de cuidado e amor do casal.
Grupo Porto Cênico - Itajaí - 40min - Adulto
NOITE
Que lembranças perduram e atravessam o tempo? As coisas ditas (a palavra, seta distaparada) ou as não ditas (mágoa calada, pedra guardada)? Um casal, uma relação (o que é absolutamente comum), vivendo no presente um passado que insistente bate à porta, bate aos ouvidos, bate à cabeça. O véu da noite, que turva os olhos e que por vezes dilata os sentidos, também pode dificultar a percepção do nosso mundo, de nossas intimidades, de nós mesmos e, assim, cobrir a cena de uma penumbra angustiante. Da pausa inicial à final, uma vida a dois que entre silêncios ainda pulsa.
Metamorfose Companhia Cênica - Joinville - 55min - Adulto
S.O.S. - uma mulher só
é um grito, um alerta à condição patética da mu"ier que sofre com a violência doméstica. Maria-a personagem central, representada pelas duas atrizes, está presa em casa. Encarcerada pelo marido serve a todas as necessidades da casa e das pessoas que nela habitam: Seu cunhado, um maníaco sexual, sua filha, seu filho, o marido. Diz ser empregada, babá, faxineira, e ainda por cima se deixar "fornicar" pelo marido e pelo cunhado. Trancada dentro de casa há um mês, certo dia se depara com uma vizinha, no apartamento em frente, e começa a contar a sua história expondo a situação que de tão grotesca chega a ser cómica.
Cia. Experimentus Teatrais - Itajaí - 50min - adulto
HAGËNBECK LTDA
é noite de visitação nas instalações da Hagënbeck Ltda, uma importante companhia de expedição que apresenta os resultados de seu novo experimento: Pedro Vermelho, que fora um pobre macaco capturado nas selvas da Costa do Ouro expõe aos visitantes da noite como ingressou no mundo humano adquirindo os trejeitos e virtudes de um homem. Inspecionado por uma camera no teto do laboratório, ele discorre sobre a jornada de libertação de um simples primata até o posto de um homem que domina sua própria fala e argumentos.
Cia Carona de Teatro - Blumenau - 70min - adulto
VOLúPIA
Colocados em situações limites nos seus relacionamentos, aprisionados por uma sexualidade que não sabem se libertam ou não, os personagens de Volúpia perseguem certezas que não conhecem. Através de histórias que se entrelaçam, Volúpia caminha por becos escuros. Nos estereótipos (o casal que procura no alargamento de seus limites sexuais o amor que lhes falta, a menina que descobre a sua sexualidade, o homem que luta contra os seus desejos) Volúpia procura o que lhes é incomum, particular, e é desta fragilidade que Volúpia se aproveita.
Serviço:
14º Festival Catarinense de Teatro
Informações adicionais à imprensa:
(47) 9973-8315 com Leone Silva (Presidente da Fecate)
(47) 3275.2309 com Mara Kochella (Coordenadora executiva do Festival)
Realização: Federação Catarinense de Teatro (Fecate)
Promoção: Fundação Cultural de Joinville (FCJ) e Prefeitura de Joinville
Apoio: Associação Joinvilense de Teatro (Ajote), Sesc e Studio Escola de Atores
Patrocínio: Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, por meio do Funcultural.
Assessoria de Imprensa 14º Festival Catarinense de Teatro:
Fundação Cultural de Joinville (FCJ)
Marlise Groth - Jornalista e Coordenadora de Comunicação
Jenifer Leu - Apoio de Comunicação
(47) 3433.2190 / 8413.92.62
Federação Catarinense de Teatro (Fecate)
Scheila Ribeiro - Apoio de Comunicação
(47) 8832.5507
III CICLO
Museu, Educação e Cultura em Debate
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), através do Núcleo de Arte-Educação do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), em parceria com o Projeto "Museu da Infância" da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), e com o apoio do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove em 2008 o III Ciclo Museu, Educação e Cultura em Debate, a fim de problematizar e estreitar as relações museu-escola-universidade. é um espaço de trocas, com enfoque na produção artística e científica de professores de escolas, professores universitários, educadores de museus e pesquisadores.
3º Encontro - Dia: 27 de junho. Horário: 14h às 17h - Local: Academia Catarinense de Letras - Centro Integrado de Cultura (CIC), Florianópolis. Entrada Gratuita.
Tema: "Patrimônio cultural: da memória ao sentido de lugar"
Palestrante: José Clerton de Oliveira Martins
Doutor em Psicologia pela Universidade de Barcelona (Espanha), com tese defendida sobre a Cultura das Organizações. Pós-doutorado na Universidade de Deusto (Espanha), com projeto sobre Educação para o ócio no Trabalho, na condição de professor visitante do programa de doutorado em ócio e Potencial Humano. é especialista pela Universidade Federal do Ceará em Administração de Recursos Humanos (1994), Gerência Geral de Marketing pela Universidade Estadual do Ceará (1998) e Cultura Folclórica Aplicada pelo Cefet-CE (2004). Atualmente é professor titular da Universidade de Fortaleza. Atua na área de Psicologia, focalizando os estudos organizacionais, interessando-se, principalmente, pelos temas: sentidos do tempo de trabalho e do ócio, trabalho, cultura, cultura das organizações, festa, ritual, lazer, ócio e tempo livre. Investiga os referidos temas, através de dois estudos no mestrado em psicologia da referida universidade: Estudos sobre Cultura das Organizações e Estudos sobre Trabalho e Tempo Livre nas Organizações. Orienta ainda, estudos sobre os sentidos do lugar turístico, patrimônio cultural e identidade na contemporaneidade. Coordena o Laboratório Otium de estudos sobre ócio, trabalho e tempo livre. é membro fundador da Otium - Associação Iberoamericana de Estudos do ócio, com sede em Bilbao/Espanha, e coordena, atualmente, o GT ócio, Trabalho e Tempo da ANPEPP.
A palestra tem como objetivo expor a importância do conhecimento e a valorização do patrimônio cultural dos lugares potencialmente turísticos. Abordará a evolução do conceito de patrimônio cultural, tratando de sua abrangência ampla e sua importância para o processo de identidade local. Demonstrará a necessidade do conhecimento e a valorização do patrimônio cultural, seja ele material ou imaterial, para o desenvolvimento do lugar no modelo sustentável.
Os encontros acontecem uma vez ao mês, das 14h às 17 h, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis. Será entregue declaração de participação a cada encontro, e aos participantes de todos os encontros será expedido um certificado.
Próximos encontros:
28 / Agosto 25 / Setembro 30 / Outubro 27 / Novembro
Mais Informações: Museu de Arte de Santa Catarina
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Centro Integrado de Cultura - CIC
Agronômica - Fpolis - SC - Fones: 3953-2323 / 3953-2324
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Estão abertas as inscrições para a sexta edição do programa Rumos Cinema e Vídeo 2009 - 2011, promovido pelo Itaú Cultural, que se destina a apoiar a produção audiovisual contemporânea. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no período de 4 de março a 29 de maio de 2009.
Em sua sexta edição, o programa seleciona obras em três categorias:
- Filmes e Vídeos Experimentais.
- Eventos Multimídia.
- Documentário para Web, em que deverá ser explorado um dos temas: velocidade ou ruído.
Para saber mais sobre as categorias, a inscrição e o processo de seleção, leia o edital. Ao se inscrever, você participará de uma pesquisa sobre o perfil sociocultural dos participantes do programa, que será utilizada de maneira sigilosa exclusivamente pela equipe do Observatório Itaú Cultural.
Para divulgar os novos editais e começar o mapeamento de artistas, produtores e jornalistas em formação, o Itaú Cultural leva seminários e oficinas para todas as 27 capitais do país. No blog do Rumos você acompanha a repercussão dos debates em cada cidade, tira dúvidas, dialoga e entende melhor como rastreamos o país em busca de talentos emergentes nas mais diversas áreas.
Desde 1997, o Rumos Itaú Cultural mapeia, incentiva e reflete sobre a produção artística brasileira. Navegue pelo histórico do Rumos, conheça os selecionados e seus trabalhos produzidos nesses 12 anos, não só em cinema e vídeo, mas também em arte e tecnologia, artes visuais, dança, educação, jornalismo cultural, literatura, música e pesquisa.
Para comemorar os dez anos do Museu da Imagem e do Som (MIS-SC), a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove, em parceria com o Consulado do Canadá, a Mostra McLaren, com exibição de vídeos e palestras, tudo gratuito, em um evento que começa no dia 7 de abril e termina só no dia 18 de abril. O ponto de partida da mostra é o trabalho de Norman McLaren (1914-1987), um dos grandes pioneiros de animação do mundo. Uma das técnicas que o consagrou foi a de fazer a animação direto na película, riscando e desenhando, tudo isso ao som de jazz, que adorava. Na mostra, serão exibidos vários trabalhos de McLaren, e também haverá palestras com entendidos em animação (veja programação abaixo).
Pioneiro do cinema e fundador do departamento de animação do Ofício Nacional do Filme do Canadá (NFB/ONF), Norman McLaren (1914-1987) é um dos maiores nomes da história do cinema de animação; um artista cujo brilho, criatividade e consciência social continuam a influenciar os cineastas até hoje. Desde as primeiras experiências cinematográficas na Escócia em 1933 até seu último filme no NFB/ONFem 1983, o conjunto das obras de McLaren revela talento e criatividade extraordinários, bem como profundas raízes humanistas.
McLaren era artista complexo e criador prolífico, e abriu novos caminhos e possibilidades dentro de um leque amplo de mídias e estilos. Foi um mestre do "filme direto" - ao desenhar e riscar no celulóide, criando até mesmo sons sintéticos ao desenhar sobre pistas ópticas sonoras. Abriu caminho na técnica chamada pixilation, na qual atores e objetos são filmados quadro a quadro e transformados em marionetes. Foi pioneiro na "música visual", explorando novas maneiras para criar representações visuais da música que ele tanto amou, e outras vezes explorou o movimento puro. Cinema abstrato, surrealista, dança - nenhuma área ficou ausente da incansável imaginação de McLaren.
Norman McLaren, acima de tudo, era movido por um profundo compromisso com o pacifismo, os direitos humanos e a justiça social. Da mesma maneira como foi um inovador na forma, ele liderou a fusão da arte com a consciência social, e este legado inspirou gerações de cineastas engajados em questões sociais.
Restaurar os clássicos de McLaren foi um trabalho de amor de toda a equipe do NFB/ONF, reconhecido com um prêmio da Federação Internacional de Bibliotecas Audiovisuais e Comerciais, de Londres, para a Melhor Restauração ou Projeto de Preservação em Arquivos. Ao devolver estas estimadas obras para a grande tela, o NFB/ONF trabalha para que todo o mundo redescubra o gênio de um dos animadores mais influentes do Canadá e da história do cinema.
PROGRAMAçãO:
07 de abril ( Segunda-feira) - Horário: 19 horas
Palestra de abertura: AnimaKing
Projeção do vídeo: Clássicos de Maclaren, com seus colaboradores. (75 min)
Sinopse: As obras-primas de Norman McLaren - cuidadosamente restauradas por artesãos do Ofício Nacional do Filme do Canadá (NFB/ONF), e apresentadas em 35 mm - reluzem com um novo brilho. Os trabalhos foram restaurados usando materiais conservados no NFB/ONF, no Arquivo Nacional do Canadá e na Cinemateca de Quebec. Ao limpar as imagens e as trilhas sonoras dos filmes, os restauradores foram cuidadosos em respeitar o trabalho de McLaren, garantindo que os traços artesanais de suas obras permanecessem evidentes.
08 de abril ( Terça-feira) - Horário: 19 horas
Mesa Redonda: Quem faz animação em Santa Catarina?
Participantes: Prof. Henrique Oliveira (UFSC - Lápis), Arthur Medeiros e Paolo Conti (AnimaKing), Igor Pitta, Diego De Los Campos, Gabriela Dreher
Projeção do vídeo: Início. (77 min)
Sinopse: Em 1936, na Escócia, o jovem Norman McLaren participou de um festival de cinema amador. Seu trabalho foi notado por John Grierson, que era membro do júri. Grierson ofereceu a McLaren um trabalho na divisão de cinema dos Correios (GPO) de Londres, onde dirigia trabalhos criativos e inovadores. McLaren começou então a fazer experiências com técnicas de animação sem câmera, tanto no Reino Unido quanto nos Estados Unidos (Love on the Wing é sua primeira obra-prima). Enquanto isso, Grierson foi para o Canadá fundar o NFB/ONF, e recrutou McLaren para a instituição em 1941. O resto, como dizem, é história.
09 de abril ( Quarta-feira) - Horário: 19 horas
Projeção do vídeo:A Arte do Movimento. (80 min)
Sinopse: Norman McLaren começou sua carreira rabiscando e desenhando diretamente na película. Os filmes, que dirigiu usando esta técnica, demonstram seu senso inigualável de movimento. Ao assistirem estes filmes, os espectadores são atraídos pelo puro dinamismo que os fotogramas transmitem. Devemos a McLaren uma famosa afirmação: "O que acontece entre um fotograma e outro é mais importante do que o que acontece em cada fotograma" (1975)
10 de abril ( Quinta-feira) - Horário: 19 horas
Projeção do vídeo: Guerra e Paz. (71 min)
Sinopse: As hostilidades da Segunda Guerra Mundial afligiram muito o jovem Norman McLaren e uma linha pacifista surgiu em seu trabalho. Embora tenha feito filmes destinados a apoiar as tropas e promover o esforço de guerra, McLaren também ficou interessado na natureza dos conflitos, como podemos ver em trabalhos como A Chairy Tale e o famoso Neighbours. Sob o humor existe uma profunda preocupação pelo estado do mundo.
11 de abril ( Sexta-feira) - Horário: 19 horas
Projeção do vídeo: Pintando com Luz. (69 min)
Sinopse: Os filmes que Norman McLaren fez com lápis de cera (La Poulette grise) e giz (Là-haut sur ces montagnes) demonstram notáveis efeitos de luz. Suas origens vêm da fascinação de McLaren pelo jogo de luzes que acompanha o movimento das nuvens no céu. Para McLaren, o movimento é, às vezes, sugerido pelas variações sutis da luz sobre os objetos ou as paisagens. Em outros filmes, como Blinkity Blank, seu trabalho com luzes lembra mais as pirotecnias.
14 de abril (Segunda-feira) - Horário: 19 horas
Projeção do vídeo: Surrealismo. (61 min)
Sinopse: Nos anos 30, Norman McLaren descobriu Fantasmagorie, de émile Cohl, e A Night on Bald Mountain, da dupla Alexandre Alexeieff e Claire Parker. Ambos os filmes são construídos a partir de uma série de transformações ousadas e apaixonantes. McLaren foi também influenciado pelo pintor surrealista francês Yves Tanguy e em muitas ocasiões adotou uma estética surrealista - transferindo para os filmes as imagens de seu inconsciente. Além disso, alguns de seus trabalhos abstratos e semi-abstratos compartilham também de uma sensibilidade semelhante.
15 de abril (Terça-feira) - Horário: 19 horas
Projeção do vídeo: O Animador como músico. (70 min)
Sinopse: A música foi uma das artes que mais influenciou Norman McLaren. Em um filme como Canon, o cineasta cria um visual equivalente à estrutura musical. O resultado apresenta humor e inventividade. McLaren foi também pioneiro no campo da música eletrônica, experimentando com sons sintéticos e criando trilhas sonoras diretamente nos filmes a partir de três técnicas diferentes: pintando a pista de som em película transparente, riscando o som numa película emulsionada e fotografando o som no filme.
16 de abril (Quarta-feira) - Horário: 19 horas
Projeção do vídeo: Dança. (76 min)
Sinopse: A paixão de Norman McLaren pelo movimento o conquistou para o mundo da dança. Seus amigos próximos dizem que ele frequentemente assistia recitais de balé, e que adoraria ter sido um bailarino. Alguns filmes de McLaren parecem danças frenéticas cheias de motivos abstratos, enquanto outras fazem referência mais explícita a dança - inclusive os balés de várias criaturas de seu bestiário (como galinhas, melros e outros pássaros). McLaren também criou três filmes de dança, entre os quais Pas de deux, sensual e encantadora obra-prima.
17 de abril (Quinta-feira)- Horário: 19 horas
Projeção do vídeo: Técnica de papel Cortado. (75 min)
Sinopse: A técnica de papel cortado foi bastante utilizada nos primeiros anos do NFB/ONF, por ser simples e de baixo custo. Norman McLaren foi atraído pelo estilo geométrico e pela simplicidade gráfica da técnica. Ele utilizou recortes em alguns de seus filmes mais famosos, incluindo Rythmetic (co-dirigido por Evelyn Lambart) e Le Merle. A clareza e simplicidade da técnica de papel cortado são evidentes na série educativa Animated Motion, dirigida por McLaren e Grant Munro.
18 de abril (Sexta-feira) - Horário: 19 horas
Projeção do vídeo: Documentário: O Processo Criativo. (52 min)
Sinopse: Documentário sobre o processo criativo de Norman McLaren - o pai da animação no Canadá, e talvez, o maior cineasta experimental de todos os tempos. Poucos filmes capturam o processo criativo de um artista com tamanha inteligência e critério como esse.
Serviço:
O QUê: Mostra McLaren
QUANDO: de 7 a 11 e de 14 a 18 de abril, sempre às 19 horas
ONDE: Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som (MIS-SC), Centro Integrado de Cultura (CIC), Av. Gov.Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis. Informações: (48) 3953-2325 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Referências:
Nos dias 18, 19 e 20 de abril, Rio do Sul, em Santa Catarina, sediará o Encontro Regional dos Pontos de Cultura promovido pelo Pontão de Cultura Digital Minuano. Veja aqui a programação. Além das mostras artísticas, haverá plenária dos Pontos de Cultura, lançamento da Ação Griô na aldeia Xokleing e oficinas multimídia promovidas pelos Pontões Minuano e Ganesha. As oficinas serão focadas na comunicação colaborativa e pretendem incentivar os Pontos a produzirem e divulgarem seus próprios materiais, utilizando ferramentas livres.
Integra a programação a mesa "Governança na Internet e direito de acesso à cultura nas redes digitais" que abordará o Projeto de Lei Azeredo e o Festival Musica Para Baixar (FMPB), com Everton Rodrigues, da Casa Brasil, e o músico Richard Serraria.
A participação será viabilizada pelo Minuano (transporte, alimentação e hospedagem) para os Pontos de Cultura do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Cada Ponto de Cultura está indicando até dois participantes para o encontro.
"O último encontro redional que tivemos foi em São Lourenço do Sul - RS em 2007", comenta Ricardo Oliveira, gestor do Pontão de Cultura Digital Minuano. "Este será um momento importante para os pontos trocarem experiências e organizarem objetivos comuns enquanto rede, já que neste ano não haverá Teia", explica.