FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Espaço das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC) abre no próximo dia 13 de junho, às 19h30, a exposição da instalação Devaneios. A visitação vai até o dia 13 de julho, das 10h às 20h30, com entrada gratuita. 
 
A leitura de A Poética do Espaço de Gaston Bachelard ofereceu ao grupo Linguagem Visual II, coordenado pela professora Patrícia Amante nas Oficinas de Arte do CIC, a inspiração inicial para o processo que confluiu na exposição Devaneio. 
 
Para Bachelard a imaginação é "um poder maior da natureza humana", pois a imagem é um produto fugaz da consciência, que precede o pensamento e, nos desligando da realidade e do passado, aponta para o futuro. As imagens de Bachelard, oriundas da literatura, se referem aos espaços essenciais à vida, que são inerentes à própria existência. São imagens que nos falam do desejo de abrigo e proteção, de calor e afeto. 
 
Ao longo de dois semestres o grupo se reuniu em encontros presenciais semanais de discussão e criação, mantendo-se unido em intenso processo intersubjetivo deflagrado pelas palavras-leme subjetividade - percepção - devaneio, provocação inicial de Patrícia. O resultado foi a criação da instalação que se apresenta sob a imagem símbolo furacão, que emergiu com força do processo vivenciado pelo grupo. Talvez porque somente um furacão tenha a força suficiente para varrer a torrente de imagens invasivas de nosso tumultuado mundo atual, abrindo espaço para que a imaginação poética dê voz aos nossos anseios e devaneios. 
 
A Poética do Espaço (1957). Rio de Janeiro, Liv. Eldorado Tijuca, s/d.
 




Serviço: 
 
O quê: Exposição da instalação Devaneios
Onde: Espaço das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Abertura: 13 de junho, às 19h30, com intervenções artísticas de Digo de Haro
Visitação: de 14 de junho a 13 de julho, das 10h às 20h30
Entrada gratuita
Informações: (48) 3664-2639
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC