CIC Facebook Instagram

Logo GOV SC 2019 Colorido

Estão abertas as inscrições para quatro atividades que fazem parte da programação do projeto Verão Cultural CIC'17, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Interessados nas oficinas de Fotografia - Light Painting e Jogos e Dinâmicas para Dança, o Encontro Entre Artes - Relações entre Vídeo e Dança e a Conversa sobre arte contemporânea podem se inscrever pelo formulário disponível on-line (links abaixo). 
 
Todas as atividades ocorrerão em fevereiro, no Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis e são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3664-2639 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
Oficina de Fotografia - Light Painting 
 
Inscrições: 
Etapa on-line: até 9 de fevereiro pelo link https://goo.gl/forms/QYaJXQ2WySyu78FG3
Etapa presencial: de 7 a 9 de fevereiro, das 14h às 18h, na secretaria de Diretoria de Difusão Artística da FCC, localizada no CIC (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis). Haverá sorteio público, para preenchimento das vagas, no dia 10 de fevereiro, às 15h.  
Ministrante: Lilian Barbon
Dia e horário do encontro: 13 de fevereiro, das 19h às 22h.
Local: Espaço Lindolf Bell, no CIC.
Número de vagas: 10
Ementa: A oficina tem como objetivo iniciar os participantes à técnica Light Painting, que consiste em captar rastos de luz ao mover uma fonte luminosa diante da câmera durante um longo tempo de exposição. É uma técnica relativamente simples, lúdica e um recurso experimental bastante interessante para a arte fotográfica.
Pré-requisito: Possuir câmera que permita o controle manual da exposição (com velocidade do obturador de pelo menos 15 segundos) 
Recomendação: Os participantes devem ir com roupas escuras e levar câmera fotográfica, lanternas, velas, objetos luminosos ou que iluminem, tripé e flash (caso possuir).
 
 
Oficina Breve Jogos e Dinâmicas para Dança
 
Inscrições: prorrogadas até 15 de fevereiro para vagas remanescentes, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ministrantes: Alexandra Klen e Ricardo Tetzner
Dia e horário do encontro: 15 de fevereiro, das 19h às 22h.
Local: Sala 4 das Oficinas de Arte do CIC
Número de vagas: 15
Ementa: Estimular nos participantes a improvisação de movimentos e um “dançar” mais poético e verdadeiro, através de um processo de aprendizagem diferenciado a partir de jogos coreográficos inspirados nos jogos cênicos e em dinâmicas diversas. Passar aos participantes noções de sintonia com o grupo e rápida resposta aos estímulos dados, procurando fazer com que a atenção fique menos no corpo e mais no todo. Registrar em vídeo e/ou fotos o trabalho final que poderá ser utilizado tanto pela FCC quanto pela Dois Pontos Cia de DançaTeatro para fins específicos de divulgação dos trabalhos realizados.
 
 
Conversa sobre arte contemporânea
 
Inscrições: até 13 de fevereiro pelo link https://goo.gl/forms/8pRhfj7j9h73vQHU2
Os inscritos receberão um e-mail de confirmação no dia 14 de fevereiro.
Ministrante: Giovana Beatriz Manrique Ursini
Dia e horário da conversa: 15 de fevereiro, das 19h às 20h30.
Local: Cinema do CIC
Número de vagas: 100
Ementa: A dança contemporânea como ferramenta política. Essa apresentação tem o objetivo de mostrar como a dança é importante para contestar a sociedade da sua época. A dança foi e está sendo uma importante arma política favorável aos movimentos sociais. Para conseguir ampliar essa discussão, serão apresentados trabalhos de dança contemporânea que conseguiram, por meio de suas ousadas experimentações, questionar e apresentar importantes pautas desses movimentos sociais. 
 
 
Encontro Entre Artes - Relações entre Vídeo e Dança
 
Inscrições: até 13 de fevereiro pelo link https://goo.gl/forms/HpCCBd4HZW5Hoa6v1
Os inscritos receberão um e-mail de confirmação no dia 14 de fevereiro.
Ministrante: Tatiana Lee
Dia e horário do encontro: 16 de fevereiro, das 20h às 22h.
Local: Cinema do CIC
Número de vagas: 100
Ementa: Neste Encontro entre Artes a proposta é analisar as aproximações e diálogos possíveis entre Vídeo e Dança, observando como as duas artes se mesclam, se influenciam e estabelecem um novo escopo dentro das criações audiovisuais: a videodança. Traçaremos um breve panorama histórico, mostrando como desde os primórdios do cinema as duas artes já teciam relações (em Serpentine Dance, de cerca de 1899, por exemplo). Faremos uma mostra de variações possíveis entre Dança e Vídeo, discutindo as relações entre câmera, corpo, movimento e coreografia tentando analisar afinal o que faz uma vídeo dança ser, efetivamente, uma vídeo dança. A conversa será entremeada do visionamento de várias videodanças contemporâneas com enfoque nas produções brasileiras. Neste panorama é possível observar que algumas propostas artísticas enfocam o corpo, outras os movimentos de câmera. Em algumas o olhar do espectador é que cria o corpo dançante e, em algumas mais extremas, o corpo é totalmente ausente e a dança se dá através de objetos que referenciam o imaginário simbólico (como em Pas de Corn ou Ballet Mechanique, por exemplo).
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC