CIC Facebook Instagram

Marca GOV 110px

Interessados e interessadas devem preencher o formulário disponível neste link até o dia 21 de fevereiro. Serão oferecidas 10 vagas por turma para os oito encontros que ocorrerão a partir de 8 de março, sempre às terças-feiras, das 14h às 16h.

Após a etapa de inscrições online será feito sorteio das vagas no dia 24 de fevereiro, às 14h, na sala 5 das Oficinas. Os resultados serão divulgados no dia 25 de fevereiro no site da FCC. O aluno sorteado deverá efetuar a matrícula no primeiro dia de aula. Caso não compareça, perderá automaticamente a vaga.

Mediado pela professora Patrícia Amante, o curso propõe apresentar diversas aplicações e inserções de elementos para criação de novos padrões de superfície; ampliar a percepção visual e a compreensão sobre o universo do “rapport”; trabalhar a criatividade para desenvolvimento de soluções próprias a partir de figuras geométricas e Iconografias, demonstrando as técnicas fundamentais de "rapport".

O conteúdo será ministrado a partir da demonstração de técnicas básicas para facilitar a compreensão de uma composição em padrões repetitivos; utilização de figuras geométricas, desenho e cores; e aplicação (simulação) em projeto.

 

Interessados e interessadas devem preencher o formulário disponível neste link até o dia 21 de fevereiro. Serão oferecidas 10 vagas por turma, voltadas a artistas, estudantes de arte e público em geral. Após a etapa de inscrições online será feito sorteio das vagas no dia 24 de fevereiro, às 14h, na sala 5 das Oficinas. Os resultados serão divulgados no dia 25 de fevereiro no site da FCC.

A Oficina tem como objetivo proporcionar conhecimentos e reflexões sobre as técnicas de criatividade aplicadas às artes visuais, desenvolvendo a capacidade criativa e a percepção na construção de um repertório, através da prática de ateliê; estimulando a construção de uma estrutura para a criatividade através do processo individual (emoções, vivências, memória) e apresentando os vários processos criativos a fim de estimular a produção de idéias.

Serão feitos exercícios específicos no estímulo ao desenvolvimento das capacidades visuais, espaciais e perceptivas, respeitando sempre o processo e o objetivo de cada aluno; para desenvolvimento da percepção visual, aprendendo a ler perceber e decodificar os problemas visuais e abordando objetivamente um mundo que "não se entende" usando nossa visão costumeira.

Os encontros serão mediados pela professora Patrícia Amante sempre às quintas-feiras, das 14h às 16h, no CIC. No total, o curso durará oito semanas e terá início no dia 10 de março.

Estão abertas até o dia 20 de outubro as inscrições online para a oficina gratuita de Composição e Teoria das Cores, que ocorrerá no Centro Integrado de Cultura (CIC). A etapa presencial das inscrições ocorrerá no dia 21 de outubro, das 13h às 17h, na secretaria das Oficinas de Arte do CIC.

Para participar, os interessados devem, nesta primeira etapa, preencher o formulário online (disponível aqui). Este cadastro não garante vaga na oficina de interesse.
O aluno deve também fazer inscrição presencial, conforme informado acima.

Oficina de Composição e Teoria das Cores

A oficina propõe conhecer a teoria das cores através da história geral da cor, a luz e a física óptica; identificar as cores primárias, secundárias, terciárias, complementares, quentes e frias; interpretar a psicologia das cores; analisar o círculo das cores primárias, secundárias e terciárias; simetria e assimetria dos elementos. Vai estudar, também, o uso das cores segundo as diferentes culturas e países; os fundamentos e princípios básicos da cor; o olho e o cérebro; percepção e sensação; forma e cor; composição das cores; conceitos (saturação, valor, tom, harmonia, contraste, etc); cor luz e cor pigmento; e psicodinâmica das cores.

As aulas serão expositivas intercaladas com exercícios práticos, buscando exercitar e avaliar a aplicação dos conceitos expostos. Serão utilizados recursos visuais para o melhor entendimento dos conceitos e técnicas.

O público-alvo são pessoas acima de 15 anos de idade, interessadas pelo tema. São disponibilizadas 20 vagas. As aulas ocorrem de 22 de outubro a 19 de novembro, sempre às terças-feiras, das 14h às 16h.

Estão abertas até o dia 20 de outubro as inscrições online a oficina gratuitas de Fundamentos da Linguagem Visual, que ocorrerá no Centro Integrado de Cultura (CIC). A etapa presencial das inscrições ocorrerá no dia 21 de outubro, das 13h às 17h, na secretaria das Oficinas de Arte do CIC.

Para participar, os interessados devem, nesta primeira etapa, preencher o formulário online (disponível aqui). Este cadastro não garante vaga na oficina de interesse.
O aluno deve também fazer inscrição presencial, conforme informado acima.

Oficina de Fundamentos da Linguagem Visual

Através da Linguagem visual e com a utilização dos elementos visuais, possibilitando a criação e domínio teórico-prático dos elementos compositivos visuais, propõe uma introdução ao estudo dos conceitos, elementos e fundamentos da composição (equilíbrio, proporção, harmonia, ritmo, movimento, unidade etc.); características e atributos das formas; níveis de representação visual; contexto perceptivo e construção de repertório.

As aulas serão expositivas, intercaladas com exercícios práticos, buscando exercitar e avaliar a aplicação dos conceitos expostos. São utilizados recursos visuais para o melhor entendimento dos conceitos e técnicas.

O público-alvo são pessoas acima de 15 anos de idade, interessadas pelo tema. São disponibilizadas 20 vagas. As aulas ocorrem de 23 de outubro a 20 de novembro, sempre às quartas-feiras, das 14h às 16h.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

Os interessados poderão se cadastrar neste link até dia 18 de agosto (domingo). Para as oficinas é necessário que os alunos já tenham concluído o primeiro nível. Já para os workshops não há pre-requisitos. As aulas serão ministradas nas dependências do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

:: Clique aqui para acessar o formulário

 

Workshop de Processo Criativo

Professora: Patrícia Amante

O workshop de Processo Criativo tem como objetivo proporcionar conhecimentos e reflexões sobre as técnicas de criatividade aplicadas às artes visuais, desenvolvendo a capacidade criativa e a percepção na construção de um repertório, através da prática de ateliê. Também pretende estimular a construção de uma estrutura para a criatividade através do processo individual (emoções, vivências, memórias), além de apresentar os vários processos criativos estimulando a produção de ideias.

Local: sala 5

Horário: 14h às 16h

Datas: 27/08, 03, 10 e 17/09 (4 aulas) – terças-feiras

Cadastro online: de 07 a 18 de agosto

Inscrições presenciais: 21/08 – 13h30 até 17h (ordem de chegada) – Sala 5 das Oficinas de Arte.

Nº de vagas: 25


Workshop de Iconografia

Professora: Patrícia Amante

O workshop de Iconografia define, por meio de linguagens fotográficas, elementos do alfabeto visual e ícones, a distinção entre tema ou significado e forma. A ideia é ultrapassar os limites da percepção puramente formal e penetrar em significados expressionais. A oficina pretende aplicar pesquisa iconográfica ao design de superfície que trata da criação de imagens para superfícies através de composições que envolvem cores e formas.

Local: sala 5

Horário: 14h às 16h

Datas: 28/08, 04, 11 e 18/09 (4 aulas) – quartas-feiras

Cadastro online: de 07 a 18 de agosto

Inscrições presenciais: 21/08 – 13h30 até 17h (ordem de chegada) – Sala 5 das Oficinas de Arte.

Nº de vagas: 25

Processo de inscrição:

1 - fazer cadastro online no site das Oficinas de Arte (formulário aqui)

2 - fazer inscrição presencial nos dias específicos de cada oficina

      - serão distribuídas senhas para cumprir o critério de seleção: ordem de chegada.

      - os certificados solicitados como pré-requisito para as Oficinas da Palavra e História da Pintura serão verificados nos dias de inscrição presencial.

 

Mais informações: 48 3664 2639.
Endereço do CIC: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC.