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A equipe da Escolinha de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) elaborou atividades virtuais para as crianças no período da quarentena. São tarefas de teatro, artes visuais e música. As propostas estão divididas por faixa etária, de 5 a 12 anos.

Para fazer o download, basta clicar nos links abaixo: 

 

Escolinha de Arte - Teatro - Confecção de Bonecos (5 a 8 anos)

Escolinha de Arte - Teatro - Confecção de Bonecos (9 a 12 anos)

Escolinha de Arte - Música - Os sons do corpo humano (5 a 12 anos)

Escolinha de Arte - Artes Visuais - Gustavo Rosa (5 a 8 anos)

Escolinha de Arte - Artes Visuais - Gustavo Rosa (9 a 12 anos)  

 

As atividades serão disponibilizadas uma vez por semana. A equipe da Escolinha de  Arte pede para que pais e/ou responsáveis fotografem e encaminhem o resultado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para que, posteriormente, seja organizada uma exposição virtual dos trabalhos. 

A Escolinha de Arte atende 230 crianças, sendo 138 contempladas no processo do sorteio de vagas e 92 contempladas por meio de parceria com uma instituição educacional. As aulas presenciais, que são realizadas no Centro Integrado de Cultura (CIC), estão suspensas como medida de combate ao coronavírus.

 

A Biblioteca Pública de Santa Catarina abre inscrições, nesta sexta-feira (24), para o desafio virtual de desenhos O Livro que eu Li. A ação ocorre no mês do livro infantil, cujo dia foi comemorado em 18 de abril, e é voltado a crianças com idades entre 0 e 14 anos.

O objetivo do desafio é oferecer às crianças participantes uma atividade lúdica durante o período de isolamento domiciliar em decorrência da pandemia da Covid-19. Serão avaliadas a qualidade artística e a fidelidade do desenho ao livro escolhido. Como premiação, os ganhadores receberão um kit de livros infantojuvenis.

Para participar, cada criança deve escolher um livro que leu e desenhar algo relacionado à obra (uma cena, um episódio, um personagem, etc). A modalidade é de desenho livre, inédito, sendo admitidas pinturas.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelos candidatos utilizando o formulário disponibilizado on-line ( https://tinyurl.com/desafiodesenhobpsc), entre as 0h01 do dia 24 de abril e 23h59 do dia 24 de maio 2020, ou até o limite de 500 participantes. Cada participante só poderá inscrever um trabalho no desafio.

O arquivo com o desenho deve ser enviado ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., de 26 de abril a 24 de maio de 2020, cumprindo as instruções determinadas no regulamento. O regulamento completo com todas as instruções e regras do desafio está disponível no mesmo link de inscrição informado acima.

Serão premiadas crianças divididas em duas categorias: A – de 0 a 9 anos completos ou a completar no ano de 2020; e B – de 10 a 14 anos completos ou a completar no ano de 2020. O resultado será divulgado no dia 8 de junho e os kits começarão a ser enviados aos três ganhadores de cada modalidade pelos Correios, a partir de 10 de junho de 2020.

Uma Rosa de Anita floresceu nesta semana no jardim do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), sediado no Palácio Cruz e Sousa, no centro de Florianópolis. A muda foi plantada em fevereiro na presença da bisneta de Anita e Giuseppe Garibaldi, a italiana Annita Garibaldi. Autoridades estaduais e municipais também acompanharam o plantio.

A Rosa de Anita é o símbolo das comemorações de 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi, que serão celebrados em 2021. Trata-se de uma flor híbrida desenvolvida por pesquisadores italianos para marcar o bicentenário de nascimento da heroína. A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) coordena a comissão estadual criada para tratar das festividades.

Mudas da Rosa de Anita também foram plantadas nos municípios de Laguna, Imbituba, Tubarão, Anita Garibaldi, Lages, Curitibanos e Garopaba.

Os jardins do Palácio Cruz e Sousa estão fechados, nesse momento, como medida para conter a disseminação do coronavírus.

 

 

 

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) oferece, gratuitamente por meio de plataformas on-line de Ensino a Distância, a atividade Acompanhamento de Projetos em Fotografia. As inscrições devem ser feitas preenchendo o formulário virtual (clicando aqui) até as 23h59 de 2 de maio de 2020. Os selecionados serão avisados por email para agendamento de entrevista no dia 4 de maio, às 9h. O resultado final dos convocados será divulgado na semana de 4 a 7 de maio.

São disponibilizadas 10 vagas, selecionadas entre os inscritos conforme critérios de ordem de inscrição, currículo, portfólio e entrevista. São pré-requisitos para participar da atividade: apresentação de currículo, portfólio, anteprojeto (pode ser modificado no decurso) e entrevista; disponibilidade de tempo para leitura, observação de vídeos; elaboração de pequenos textos, fichas de leitura, e resposta a questionários, realização de exercícios de obtenção de imagens, participação de orientação individual por escrito, videochamadas, e participação coletiva agendada em web conferencias; ter recursos técnicos mínimos de acesso a internet por celular e computador, com conexão que permita acesso a vídeos aos ambientes Moodle (www.moodle.org), mensagens e videochamadas Whatsapp (www.whatsapp.com), web conferencia Zoom (www.zoom.us) e Jitsi (www.jitsi.org) . O uso das três plataformas gratuitas é requisito obrigatório.

A atividade ministrada pelo fotógrafo Sergio Sakakibara é dirigida a candidatos que já possuam algum conhecimento técnico e teórico em fotografia, fotógrafos profissionais e amadores, artistas visuais, pessoas que queiram desenvolver um projeto de pesquisa em fotografia que resultem em um produto final. O objetivo é que, até o final do processo, os participantes tenham, ao menos um projeto bem delineado, encaminhado e em processo de execução.

Será oferecida orientação de projetos em fotografia, orientação teórica envolvendo leituras, documentação, narrativas, construções, séries temáticas, orientações técnicas com noções de expografia, diagramação, orientação de técnicas fotográficas digitais, químicas e experimentais, cujo resultado possa ser apresentado em exposições, instalações, livros, páginas web, trabalhos acadêmicos em cursos, fim de curso, mestrado ou doutorado, formatação para uso em editais e projetos de financiamento.

A maioria das atividades pode ser feita no horário de preferência do participante, com exceção da apresentação de abertura, marcada para 11 de maio, às 9h (podendo haver outras, a combinar). Serão oferecidas, também, algumas interações de orientação marcadas professor/ aluno, conforme o desenvolvimento dos projetos.

A duração do curso é de seis meses, entre 11 de maio e 12 de novembro de 2020, com atividades, metas e avaliações mensais de participação obrigatória. Deixar de atingir ou participar das metas mensais implica no cancelamento da vaga. Será fornecido certificado aos que concluam as atividades obrigatórias de todas as etapas.

O Conselho Estadual de Cultura (CEC) recebeu 405 respostas na pesquisa realizada entre os dias 20 e 28 de março, via formulário on-line, sobre os impactos econômicos da Covid-19 no setor cultural. Destas, 385 foram respostas individuais (377 válidas) e 22, por órgãos e gestores de cultura municipal.

Os dados mostram que 15 mil atividades culturais foram canceladas ou adiadas no período de fevereiro a maio de 2020. O montante que deixou de circular no setor é de R$ R$ 112.841.879,32, com a perda de um público estimado em 12 milhões de pessoas, independente de cobrança ou não de entrada e levando em consideração que uma pessoa pode participar de mais de um evento cultural. Um percentual de 75% dos agentes culturais dispunham de recursos para se manter por um mês, no momento da realização da pesquisa. 

O levantamento teve a participação de todas as regiões do estado, tem índice de confiabilidade de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. Os questionamentos abordaram tema como municípios, modalidades culturais, público previsto, dividendos, cancelamentos e adiamentos de eventos, utilizando por parâmetro comparativo a plataforma Mapa Cultural SC.

Com a pesquisa, os dados e indicadores gerados, o CEC pretende subsidiar a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o Governo do Estado de Santa Catarina e demais entes federados, o terceiro setor e a iniciativa privada, com elementos para pensarem estratégias e a implantação de ações emergenciais no curto, médio e longo prazos. Dessa forma, pretende-se minimizar os impactos negativos gerados durante a crise pandêmica e criar as condições necessárias para a retomada das atividades culturais.

Clique aqui para acessar a pesquisa na íntegra