Inicia nesta segunda, 21 de julho, a 42ª edição Festival de Dança de Joinville. A primeira noite de evento conta com a apresentação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil que traz “O Lago dos Cisnes” ao palco do Centreventos Cau Hansen. O Festival conta com apoio finananceiro da Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina.
Considerado “o clássico dos clássicos” entre os balés, a história da princesa Odette – aprisionada no corpo de um cisne branco pelo mago Von Rothbart – e seu malfadado amor pelo príncipe Siegfried recebe coreografia distinta daquela consagrada por Marius Petipa em 1895. Para celebrar os 25 anos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, “O Lago dos Cisnes” ganhou nova montagem, idealizada pelo bailarino e coreógrafo russo Vladimir Vasiliev, do Balé Bolshoi de Moscou. O corpo de baile tem mais de cem bailarinos, e é composto por alunos da Escola Bolshoi e da Companhia Jovem Bolshoi Brasil. Uma das novidades na coreografia de Vasiliev são os papéis destinados a crianças: tradicionalmente dançado por bailarinos mais experientes em virtude da altíssima exigência técnica, a nova montagem tem personagens criados pelo coreógrafo especialmente para os alunos mais jovens do Bolshoi Brasil.
O Festival de Dança de Joinville ocorre até 2 de agosto, com mais de 500 horas de apresentações gratuitas, espetáculos completos, mostras competitivas e atrações para todos os públicos. Em 2025, são mais de 16 mil inscritos, e a expectativa de público total é de 350 mil pessoas.
SERVIÇO
O QUÊ: 42º Festival de Dança de Joinville
QUANDO: 21 de julho a 2 de agosto de 2025
ONDE: Complexo Centreventos Cau Hansen, localizado na avenida José Vieira, 315, América, Joinville; e palcos espalhados por Joinville e região