O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) oferece, gratuitamente, por meio de plataformas on-line de Ensino a Distância, a atividade Acompanhamento de Projetos em Fotografia. As inscrições devem ser feitas preenchendo o formulário: https://forms.gle/
São disponibilizadas 20 vagas, selecionadas entre os inscritos conforme critérios de ordem de inscrição, currículo, portfólio e entrevista. São pré-requisitos para participar da atividade: apresentação de currículo, portfólio, anteprojeto (pode ser modificado no decurso) e entrevista; disponibilidade de tempo para leitura, observação de vídeos; elaboração de pequenos textos, fichas de leitura, e resposta a questionários, realização de exercícios de obtenção de imagens, participação de orientação individual por escrito, videochamadas, e participação coletiva agendada em web conferencias; ter recursos técnicos mínimos de acesso a internet por celular e computador com microfone, com conexão que permita acesso a vídeos aos ambientes Moodle (www.moodle.org) e webconferência Zoom (www.zoom.us). O uso das plataformas gratuitas é requisito obrigatório.
A atividade, ministrada pelo professor Sergio Sakakibara, é dirigida a candidatos que já possuam algum conhecimento técnico e teórico em fotografia, fotógrafos profissionais e amadores, artistas visuais, pessoas que queiram desenvolver um projeto de pesquisa em fotografia que resultem em um produto final. O objetivo é que, até o final do processo, os participantes tenham ao menos um projeto bem delineado, encaminhado e em processo de execução.
Será oferecida orientação de projetos em fotografia, orientação teórica envolvendo leituras, documentação, narrativas, construções, séries temáticas, orientações técnicas com noções de expografia, diagramação, orientação de técnicas fotográficas digitais, químicas e experimentais, cujo resultado possa ser apresentado em exposições, instalações, livros, páginas web, trabalhos acadêmicos em cursos, fim de curso, mestrado ou doutorado, formatação para uso em editais e projetos de financiamento.
A maioria das atividades pode ser feita no horário de preferência do participante. A aula de abertura está marcada para 16 de junho, às 8h30. O acompanhamento tem aulas quinzenais ao vivo, que ocorrerão sempre às quartas-feiras, das 8h30 às 10h30, nos seguintes dias: 16 e 30 de junho; 14 e 28 de julho; 11 e 25 de agosto; 8 e 22 de setembro e 6 e 20 de outubro. Os alunos vão receber orientações pessoais ao vivo, conforme o desenvolvimento dos projetos.
A duração do curso é de cinco meses, entre junho e outubro de 2021, com atividades, metas e avaliações mensais de participação obrigatória. Deixar de atingir ou participar das metas mensais implica no cancelamento da vaga. Será fornecido certificado aos que concluam as atividades obrigatórias de todas as etapas.
A Biblioteca Pública de Santa Catarina está com uma pesquisa em andamento até o dia 30 de junho e convida todos os usuários de seus serviços a responderem o formulário do estudo, disponível no link http://bit.ly/pesquisabpsc2021
Entre os questionamentos estão a faixa etária e grau de instrução dos usuários, frequência e serviços que utiliza na biblioteca, relacionamento com a instituição durante a pandemia, entre outros temas. Para responder a pesquisa, o participante levará em torno de 3 minutos e não é necessário se identificar.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) está retomando dois de seus serviços presenciais interrompidos temporariamente devido à pandemia. O empréstimo de livros a todos os usuários e o atendimento presencial voltado exclusivamente a pesquisadores com necessidades urgentes e demoradas ocorrerão somente mediante agendamento prévio, em dias específicos, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para prevenção da Covid-19, divulgados pelo Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina.
O serviço de empréstimo de livros ocorrerá todas as quartas-feiras, das 8h às 19h. Conforme as regras, não será possível a entrada de mais de uma pessoa no hall da BPSC para retirar os livros e o uso de máscara é obrigatório.
(ATENÇÃO: devido a problemas de ordem técnica, solicitamos que os pedidos de agendamento de empréstimos enviados antes de 26/04/2021 sejam novamente submetidos via formulário disponível no link abaixo. Pedimos desculpas pelo transtorno.)
:: Clique aqui para acessar o formulário de agendamento
Para fazer o agendamento é necessário seguir algumas etapas:
1) Acesse a plataforma de Acervo Online Sábio: http://sabio.biblioteca.sc.
2) Escolha os títulos que você gostaria de pegar emprestado
3) Preencha o TÍTULO e o AUTOR no formulário de agendamento
4) Preencha o formulário conforme solicitado
5) Escolha uma QUARTA-FEIRA e o HORÁRIO para pegar os livros escolhidos na recepção da BPSC
6) Envie o formulário e aguarde 24 horas para ter a resposta sobre o agendamento.
É importante ressaltar que o limite de empréstimo é de cinco livros por pessoa. A equipe da BPSC reforça a importância de ser pontual ao chegar no horário escolhido para o bom funcionamento do sistema de agendamentos. Caso seja necessário cancelar o agendamento, a orientação é responder por meio do e-mail enviado pela equipe.
Por medida de segurança, os livros devolvidos pelos usuários serão imediatamente colocados em uma caixa por 15 dias corridos após o uso. Ou seja, pode variar a disponibilidade do acervo para o público. Para devolver as obras, basta deixá-las na caixa especialmente destinada a este fim, localizada na recepção da BPSC. Para ampliarmos o número de usuários atendidos, não será possível fazer novo agendamento em um período de 15 dias após a devolução.
Em caso de dúvidas, o e-mail para contato é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O atendimento presencial voltado exclusivamente a pesquisadores com necessidades urgentes e demoradas (peritos, estudantes que estão finalizando teses de doutorado, mestrado, entre outras pesquisas mais extensas) ocorrerá todas as terças-feiras, das 8h às 12h e das 12h às 17h30. O serviço é voltado somente a pesquisas no acervo ainda não digitalizado da BPSC. Para casos de menor complexidade, a Biblioteca oferece o serviço de pesquisa on-line da Hemeroteca Digital Catarinense. Além disso, nossa equipe está disponível para mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Para agendar o atendimento presencial, é necessário preencher o formulário abaixo com dados que permitirão à equipe da Biblioteca entrar em contato com os interessados. Após o envio, nossa equipe entrará em contato em até 48 horas. Informaremos somente por e-mail o status de disponibilidade de data, horário e acervo.
:: Clique aqui para acessar o formulário de agendamento
Conforme as regras, é obrigatório o uso de máscaras em todos os ambientes da BPSC e de luvas para manusear as obras, sendo que a Biblioteca não fornecerá estes equipamentos aos pesquisadores. Os horários de agendamento são reservados apenas para uma pessoa por turno, sendo duas pessoas por dia, para garantir a segurança dos usuários e da equipe técnica, evitando aglomerações.
O acervo manuseado pelos pesquisadores será imediatamente colocado em quarentena por 15 dias corridos após o uso. É possível que periódicos não estejam disponíveis devido a essa medida de segurança.
O Miscuta desta segunda-feira, 26 de abril, tem a participação da vocalista da banda Mandale Mecha, a Michu.
Fique bem, fique em casa e acompanhe o Miscuta!
Se precisar sair, use máscara e cuide-se!
A Comissão de Organização e Acompanhamento (COA) do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2020, executado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) prorrogou oficialmente por mais seis meses o prazo de execução de todos os projetos devido ao agravamento da pandemia de Covid-19. Ou seja, projetos que tinham seis meses para serem executados agora terão 12 meses. O mesmo vale para projetos que tinham 12 meses, que passam a ter 18 meses para execução. A COA destaca que o prazo começa a contar a partir do dia em que o dinheiro foi depositado na conta.