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Atualização: serviços presenciais temporariamente suspensos.

 

A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) ampliou os dias de atendimento dos serviços presenciais que foram retomados no fim de abril, após interrupção temporária devido à pandemia. O empréstimo de livros a todos os usuários e o atendimento presencial voltado exclusivamente a pesquisadores com necessidades urgentes e demoradas ocorrerão somente mediante agendamento prévio, de segunda a sexta-feira, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para prevenção da Covid-19, divulgados pelo Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina.

Empréstimo de livros

O serviço de empréstimo de livros ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Conforme as regras, não será possível a entrada de mais de uma pessoa no hall da BPSC para retirar os livros e o uso de máscara é obrigatório.

(ATENÇÃO: devido a problemas de ordem técnica, solicitamos que os pedidos de agendamento de empréstimos enviados antes de 26/04/2021 sejam novamente submetidos via formulário disponível no link abaixo. Pedimos desculpas pelo transtorno.)

:: Clique aqui para acessar o formulário de agendamento

Para fazer o agendamento é necessário seguir algumas etapas:

1) Acesse a plataforma de Acervo Online Sábio: http://sabio.biblioteca.sc.gov.br/sabio/
2) Escolha os títulos que você gostaria de pegar emprestado
3) Preencha o TÍTULO e o AUTOR no formulário de agendamento
4) Preencha o formulário conforme solicitado
5) Escolha um DIA e o HORÁRIO para pegar os livros escolhidos na recepção da BPSC
6) Envie o formulário e aguarde 24 horas para ter a resposta sobre o agendamento.

É importante ressaltar que o limite de empréstimo é de cinco livros por pessoa. A equipe da BPSC reforça a importância de ser pontual ao chegar no horário escolhido para o bom funcionamento do sistema de agendamentos. Caso seja necessário cancelar o agendamento, a orientação é responder por meio do e-mail enviado pela equipe.

Por medida de segurança, os livros devolvidos pelos usuários serão imediatamente colocados em uma caixa por 15 dias corridos após o uso. Ou seja, pode variar a disponibilidade do acervo para o público. Para devolver as obras, basta deixá-las na caixa especialmente destinada a este fim, localizada na recepção da BPSC. Para ampliarmos o número de usuários atendidos, não será possível fazer novo agendamento em um período de 15 dias após a devolução.

Em caso de dúvidas, o e-mail para contato é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Agendamento para pesquisadores

O atendimento presencial voltado exclusivamente a pesquisadores com necessidades urgentes e demoradas (peritos, estudantes que estão finalizando teses de doutorado, mestrado, entre outras pesquisas mais extensas) ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 12h às 17h30. O serviço é voltado somente a pesquisas no acervo ainda não digitalizado da BPSC. Para casos de menor complexidade, a Biblioteca oferece o serviço de pesquisa on-line da Hemeroteca Digital Catarinense. Além disso, nossa equipe está disponível para mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para agendar o atendimento presencial, é necessário preencher o formulário abaixo com dados que permitirão à equipe da Biblioteca entrar em contato com os interessados. Após o envio, nossa equipe entrará em contato em até 48 horas. Informaremos somente por e-mail o status de disponibilidade de data, horário e acervo.
 
:: Clique aqui para acessar o formulário de agendamento

Conforme as regras, é obrigatório o uso de máscaras em todos os ambientes da BPSC e de luvas para manusear as obras, sendo que a Biblioteca não fornecerá estes equipamentos aos pesquisadores. Os horários de agendamento são reservados apenas para uma pessoa por turno, sendo duas pessoas por dia, para garantir a segurança dos usuários e da equipe técnica, evitando aglomerações.

O acervo manuseado pelos pesquisadores será imediatamente colocado em quarentena por 15 dias corridos após o uso. É possível que periódicos não estejam disponíveis devido a essa medida de segurança.

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) lamenta o falecimento do servidor aposentado, escritor, pesquisador e cinéfilo Gilberto Gerlach, ocorrido nesta quinta-feira (6), aos 77 anos. Membro da Academia Catarinense de Letras desde 2011, onde ocupava a cadeira 17, Gerlach faleceu em sua casa, em São José (SC), devido a um infarto fulminante.

Referência na área cinematográfica do Estado, Gerlach criou em 1968 o Cineclube Nossa Senhora do Desterro, que funcionou no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) até 2009, quando o espaço foi fechado para uma grande reforma. O Cineclube foi responsável por exibir filmes fora de circuito comercial, além de cópias raras em 35 mm de grandes filmes da história mundial do cinema. O documentário de curta-metragem Gerlach Cine Desterro conta um pouco mais sobre a história do Cineclube (assista aqui)

Como pesquisador e escritor, Gerlach é autor de livros que ajudam a contar a história catarinense com o uso de materiais fotográficos raros, como as obras São José da Terra Firme (2007), Desterro (2010), Ilha de Santa Catarina - Florianópolis (2015) e Colônia Blumenau no Sul do Brasil (2019).

A classe artística catarinense dá um passo importante nesta terça-feira, 4, para tirar projetos culturais do papel. Um decreto (nº 1.269/2021) assinado pela governadora Daniela Reinehr define critérios para cadastro e seleção das propostas que poderão se beneficiar com a Lei do Mecenato em Santa Catarina. O Governo do Estado injetará até R$ 75 milhões por ano para financiamento das iniciativas.

Segundo a governadora, a medida promove a união dos setores produtivo e cultural, além de estimular o pluralismo artístico catarinense através dos inúmeros agentes ligados ao setor, como cineastas, escritores, atores, músicos e produtores.

"Conseguimos concluir esse processo que está travado há muito tempo dentro do Governo. O setor cultural, já tão prejudicado com a pandemia, poderá, enfim, ser beneficiado", afirmou a governadora.

Entre as principais áreas beneficiadas estão artes cênicas, incluindo circo; audiovisual; artes plásticas; música; e literatura. Também podem participar projetos ligados ao patrimônio arquitetônico e arqueológico, além do patrimônio imaterial, como folclore e artesanato.

Conforme a presidente da FCC, Dolores Carolina Tomaselli, “esse é um avanço para a cultura de Santa Catarina. A regulamentação da lei, hoje, mostra a agilidade que o governo deu a essa demanda. É o coroamento de todos esses anos de esforço".

Os proponentes das iniciativas podem ser pessoa física ou jurídica com no mínimo 5 anos de atuação comprovados na área cultural. As propostas serão analisadas pelo Núcleo de Gerenciamento de Projetos (NUGEP), responsável pela coordenação de comissões técnicas específicas de cada uma das áreas contempladas.

(Fonte: Secom)

:: Leia o texto do decreto na íntegra

 

O Miscuta desta segunda-feira, 3 de maio, tem a participação da banda Nouvella.

Fique bem, fique em casa e acompanhe o Miscuta!
Se precisar sair, use máscara e cuide-se!

O jornalista e presidente da Associação Catarinense de Letras (ACL), Moacir Pereira, esteve na tarde desta segunda-feira (3) em reunião no gabinete da presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Dolores Carolina Tomaselli. Em pauta esteve a aproximação entre as duas entidades da área cultural.

A ACL, cuja sede está situada na Casa José Boiteux - prédio histórico tombado e mantido pela FCC -, existe desde 1920 e foi criada pelo patrono do espaço onde está localizada atualmente.