FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) está com inscrições abertas para três cursos oferecidos em 2022 por meio das Oficinas de Arte localizadas no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. As vagas são para as oficinas de Gravura, Processo Criativo e Design de Superfície, todas com etapa online de inscrições aberta até o dia 21 de fevereiro (confira os respectivos links abaixo).

Oficina de Gravura

Interessados e interessadas devem preencher o formulário disponível neste link até 21 de fevereiro. Após a etapa online, ocorrerão entrevistas presenciais com os candidatos às vagas oferecidas, nos dias 22 e 23 de fevereiro, das 14h às 18h, na sala 9 das Oficinas. Os resultados serão divulgados no dia 25 de fevereiro no site da FCC.

As aulas ocorrerão a partir de 7 de março, às segundas ou quartas-feiras (o aluno terá que escolher um dia), das 13h30 às 18h30 no CIC. Ministrada pelo professor Bebeto, a oficina tem por objetivo ampliar o conhecimento e o universo perceptual da imagem impressa planográfica, possibilitando a pesquisa histórica, técnica e plástica da Gravura. Na aulas são abordadas a técnica da Gravura, aspectos históricos, conhecimento e uso dos instrumentos e equipamentos, técnicas de gravação e tiragem de cópias e representações gráficas em gravura.

O curso é voltado a artistas, estudantes de arte e de escolas públicas em geral. Para se candidatar a uma das vagas é pré-requisito apresentar noções básicas de desenho, composição e criação através da entrevista inicial.


Oficina de Processo Criativo

Interessados e interessadas devem preencher o formulário disponível neste link até o dia 21 de fevereiro. Serão oferecidas 10 vagas por turma, voltadas a artistas, estudantes de arte e público em geral. Após a etapa de inscrições online será feito sorteio das vagas no dia 24 de fevereiro, às 14h, na sala 5 das Oficinas. Os resultados serão divulgados no dia 25 de fevereiro no site da FCC.

A Oficina tem como objetivo proporcionar conhecimentos e reflexões sobre as técnicas de criatividade aplicadas às artes visuais, desenvolvendo a capacidade criativa e a percepção na construção de um repertório, através da prática de ateliê; estimulando a construção de uma estrutura para a criatividade através do processo individual (emoções, vivências, memória) e apresentando os vários processos criativos a fim de estimular a produção de idéias.

Serão feitos exercícios específicos no estímulo ao desenvolvimento das capacidades visuais, espaciais e perceptivas, respeitando sempre o processo e o objetivo de cada aluno; para desenvolvimento da percepção visual, aprendendo a ler perceber e decodificar os problemas visuais e abordando objetivamente um mundo que "não se entende" usando nossa visão costumeira.

Os encontros serão mediados pela professora Patrícia Amante sempre às quintas-feiras, das 14h às 16h, no CIC. No total, o curso durará oito semanas e terá início no dia 10 de março.

Oficina de Design de Superfície

Interessados e interessadas devem preencher o formulário disponível neste link até o dia 21 de fevereiro. Serão oferecidas 10 vagas por turma para os oito encontros que ocorrerão a partir de 8 de março, sempre às terças-feiras, das 14h às 16h.

Após a etapa de inscrições online será feito sorteio das vagas no dia 24 de fevereiro, às 14h, na sala 5 das Oficinas. Os resultados serão divulgados no dia 25 de fevereiro no site da FCC. O aluno sorteado deverá efetuar a matrícula no primeiro dia de aula. Caso não compareça, perderá automaticamente a vaga.

Mediado pela professora Patrícia Amante, o curso propõe apresentar diversas aplicações e inserções de elementos para criação de novos padrões de superfície; ampliar a percepção visual e a compreensão sobre o universo do “rapport”; trabalhar a criatividade para desenvolvimento de soluções próprias a partir de figuras geométricas e Iconografias, demonstrando as técnicas fundamentais de "rapport".

O conteúdo será ministrado a partir da demonstração de técnicas básicas para facilitar a compreensão de uma composição em padrões repetitivos; utilização de figuras geométricas, desenho e cores; e aplicação (simulação) em projeto.