Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Arte localizadas no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, promovidas pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Para o segundo semestre de 2014, serão oferecidas vagas nas oficinas da Palavra, de História da Pintura, de Linguagem em Artes Plásticas, de Gravura e de Composição e Teoria das Cores I e II. Interessados devem entrar em contato exclusivamente pelos telefones  (48) 3664-2638 (das 8h às 13h) e 3664-2639 (das 13h às 19h). A participação é gratuita.

Saiba mais sobre cada oficina oferecida:

Oficina da Palavra

Ementa: oficina de práticas literárias, tendo como objetivo o escrever com fundamentações teóricas e históricas. Nas práticas, com abrangências ficcionais e não-ficcionais, serão incluídas experimentações de linguagens.

Período: de 5 de agosto a 25 de novembro de 2014
Aulas: sempre às terças-feiras, das 14h às 16h
Número de vagas: 20
Limite de inscrições: 25

Oficina História da Pintura

Ementa: oficina abrange os principais períodos da arte a partir do século XV, com a Renascença, até o início do século XX, com as vanguardas artísticas. O conteúdo, cujos argumentos são demonstrados com imagens, segue duas linhas de exposição: a história propriamente dita, com abrangências culturais, e a história das obras e seus respectivos artistas.

Período: de 7 de agosto a 27 de Novembro de 2014
Aulas: sempre às quintas-feiras, das 14h às 16h
Número de vagas: 20
Limite de inscrições: 25

Oficina Linguagem em Artes Plásticas (pintura)

Ementa: a oficina disponibilizará técnicas e materiais em função das expressões artísticas relacionadas com o desenho, a pintura e a colagem. Abrange conceitos a partir do moderno e do pós-moderno.

Período: de 6 de agosto a 26 de novembro de 2014
Aulas: sempre às quartas-feiras, das 14h às 16h
Número de vagas: 5
Limite de inscrições: 10
Pré-requisito: experiência em pintura (entrevista pré-agendada com os inscritos, na segunda-feira, dia 4 de agosto de 2014, das 10h às 16h).

Oficina de Gravura

Ementa: oficina tem como objetivo ampliar o conhecimento e o universo percentual da imagem impressa planográfica, possibilitando pesquisa e histórico, técnica plástica. Promover o conhecimento do processo e diferentes técnicas de materiais.

Turma I (manhã)
Período: de 7 de julho a 10 de dezembro de 2014
Aulas: sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h
Número de vagas: 6
Limite de inscrições: 12

Turma II (tarde)
Período: de 7 de julho a 10 de dezembro de 2014
Aulas: sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 18h
Número de vagas: 5
Limite de inscrições: 10

Oficina de Composição e Teoria das Cores I e II

Ementa: a oficina propõe conhecer a teoria das cores, através da história geral da cor, a luz e a física óptica, além de identificar as cores primárias, secundárias, terciárias, complementares, quentes e frias e interpretar a psicologia das cores. Analisar o círculo das cores primárias, secundárias e terciárias; simetria e assimetria dos elementos. Uso das cores segundo as diferentes culturas e países.

Turma I (manhã)
Período: de 15 de agosto a 28 novembro de 2014