FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Entre os dias 9 de dezembro de 2024 e 28 de fevereiro de 2025, a Biblioteca Pública de Santa Catarina suspenderá temporariamente o recebimento de doações de livros e outros materiais. A ação ocorre sempre no início de cada ano e visa à readequação do acervo.

A Biblioteca Pública está localizada na rua Tenente Silveira, nº 343, no Centro de Florianópolis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3665-6422.

A Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ACACSC) realiza roda de conversa no dia 5 de dezembro, às 19h, no auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina. A entrada é gratuita, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível.

O tema do evento é “Meditação em movimento - Práticas para uma travessia mais plena pela vida” e contará com a participação do palestrante André Luiz Franco Machado Cardoso (Deco).

De 4 a 16 de dezembro, o hall de entrada da Biblioteca Pública de Santa Catarina sediará a exposição "Natureza Insólita", com trabalhos da artista Van Franz (Vânia Pires Franz de Matos). A abertura será no dia 4, às 15h, e a visitação ocorrerá gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Na mostra, Van apresenta pinturas em acrílica sobre tela com temas abstratos. “Natureza Insólita” convida os visitantes a mergulharem em um mundo de cores e formas. As pinturas, vibrantes e cheias de vida com cores se enfrentam e se abraçam, criando uma dança visual que captura a atenção e convida ao despertar de emoções. As texturas variadas adicionam uma dimensão tátil às obras. Pinceladas rápidas e impetuosas contrastam com camadas delicadas e translúcidas, criando uma sinfonia de sensações visuais. O ritmo das composições e as transparências, por meio das sobreposições, convidam o observador a explorar cada detalhe com atenção e curiosidade. As formas orgânicas, inspiradas na natureza, fluem livremente pelas telas, evocando o lado insólito da beleza do mundo natural.

Van Franz é natural de Florianópolis, mas reside desde a infância em São José. Formada em Educação Artística pela UDESC, é especialista em Educação Especial e Práticas Inclusivas pela FACVEST. Tem, ainda, formação em estilismo e coordenação de Moda pelo SENAC e atualmente cursa Especialização em Ilustração de livro Infantil. É professora efetiva na oficina de Artes Visuais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) desde 2012. Artista plástica dedicada à cerâmica e a pintura em tela.

Serviço:

O quê: Exposição "Natureza Insólita", da artista Van Franz
Abertura: 04/12/2024, às 15h.
Visitação: até 16/12/2024. De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
Onde: Hall de entrada da Biblioteca Pública de Santa Catarina
Rua Tenente Silveira, 343 - Centro - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita

No dia 11 de dezembro, às 19h, a Biblioteca Pública de Santa Catarina recebe o lançamento do livro "E se as Mulheres Projetassem a Cidade?", de May East. A entrada é gratutia.

A discussão sobre como seriam as cidades se fossem projetadas por mulheres está no cerne deste livro, que explora as relações simbióticas entre mulheres e cidades em direção à criação de bairros regenerativos. "E se as Mulheres Projetassem a Cidade?" revela uma nova perspectiva sobre o desenvolvimento urbano, dando voz a mulheres de áreas tanto afluentes quanto de difícil acesso, descobrindo potenciais inexplorados enraizados na singularidade bio-cultural espacial de seus bairros.

Reconhecer que as mulheres podem contribuir nas decisões e na implementação do planejamento urbano, e ao fazê-lo, enriquecer e agregar valor aos ambientes urbanos, mais especificamente aos seus próprios bairros, é uma premissa central sobre a qual este livro se baseia. Com base em entrevistas profundas durante caminhadas, envolvendo 274 mulheres, este livro oferece 33 pontos de alavancagem sobre como urbanistas, formuladores de políticas, e comunidades podem intervir nos sistemas de planejamento urbano, para que as cidades do presente e do futuro possam ser mais verdes, inclusivas, habitáveis e poéticas.

A Biblioteca Pública de Santa Catarina receberá no dia 3 de dezembro, às 8h e às 14h, eventos de lançamento do livro "A diferença que ilumina", de Henrique Ferresi. A entrada é gratuita.

O livro infantil bilíngue aborda temas como bullying, preconceito e a importância da aceitação da individualidade. A história, vencedora do Prêmio Monteiro Lobato de Literatura como melhor conto de 2019, ensina às crianças o valor de respeitar e celebrar as diferenças, destacando a neurodiversidade. Além de contar com uma versão em braille e um vídeo em Libras, o livro também inclui uma versão para colorir, promovendo uma experiência inclusiva e educativa para os pequenos leitores.