FCC FacebookTwitterYoutube

Logo GOV SC 2019 Colorido

A partir de um cruzamento de dados das listas de aprovados, a equipe da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) verificou que 315 usuários passaram nos vestibulares da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Vale destacar que, a cada ano, a BPSC atualiza seu acervo e coloca à disposição dos estudantes uma parte dos livros cobrados nos vestibulares.

Agendamento

A Biblioteca Pública de Santa Catarina retomou recentemente o serviço de empréstimo de livros para o público mediante agendamento prévio e retirada presencial. O serviço segue o Protocolo de Segurança Sanitária para prevenção da Covid-19, divulgado pelo Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina.

Conforme as regras, não será possível a entrada de mais de uma pessoa no hall da BPSC para retirar os livros, o uso de máscara é obrigatório e os horários para agendamento são reservados de segunda a sexta-feira, entre 8h e 19h.

:: Clique aqui para acessar o formulário de agendamento

:: Clique aqui para saber mais sobre as regras para o agendamento

 

A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) retoma o serviço de empréstimo de livros para o público mediante agendamento prévio e retirada presencial. O serviço segue o Protocolo de Segurança Sanitária para prevenção da Covid-19, divulgado pelo Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina.

Conforme as regras, não será possível a entrada de mais de uma pessoa no hall da BPSC para retirar os livros, o uso de máscara é obrigatório e os horários para agendamento são reservados de segunda a sexta-feira, entre 8h e 19h.

:: Clique aqui para acessar o formulário de agendamento

Para fazer o agendamento é necessário seguir algumas etapas:

1) Acesse a plataforma de Acervo Online Sábio: http://sabio.biblioteca.sc.gov.br/sabio/
2) Escolha os títulos que você gostaria de pegar emprestado
3) Preencha o TÍTULO e o AUTOR no formulário de agendamento
4) Preencha o formulário conforme solicitado
5) Escolha uma DATA e HORA para pegar os livros escolhidos na recepção da BPSC
6) Envie o formulário e aguarde 24 horas para ter a resposta sobre o agendamento.

É importante ressaltar que o limite de empréstimo é de cinco livros por pessoa. A equipe da BPSC reforça a importância de ser pontual ao chegar no horário escolhido para o bom funcionamento do sistema de agendamentos. Caso seja necessário cancelar o agendamento, a orientação é responder por meio do e-mail enviado pela equipe.

Por medida de segurança, os livros devolvidos pelos usuários serão imediatamente colocados em uma caixa por 15 dias corridos após o uso. Ou seja, pode variar a disponibilidade do acervo para o público.

Em caso de dúvidas, o e-mail para contato é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A Biblioteca Pública de Santa Catarina entregou, na última sexta-feira (27), uma doação de 1590 livros de literatura para o governador do Distrito 4740 de Rotary International (Gestão 2020/21), o senhor Fernando Júnior Ambrósio. Os kits com 30 títulos cada serão incorporados ao acervo de 53 bibliotecas dos municípios de Abelardo Luz, Água Doce, Anita Garibaldi, Caçador, Campo Belo, Campos Novos, Canoinhas, Catanduvas, Chapecó, Concórdia, Correia Pinto, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Fraiburgo, Herval D'Oeste, Joaçaba, Lages, Mafra, Maravilha, Otacílio Costa, Palmitos, Pinhalzinho, Porto União, São Carlos, São Domingos, São Joaquim, São Lourenço D'Oeste, São Miguel d'Oeste, Saudades, Serra Alta, Treze Tílias, Videira, Xanxerê e Xaxim.

Os livros fazem parte de uma doação feita à Biblioteca pela Livraria Livros e Livros, em outubro de 2019. Eles estão lacrados, o que garante a higiene no manuseio das obras por quem recebê-los. Organizações com fins sociais que tenham interesse em receber doações de livros novos de literatura podem entrar em contato com a Biblioteca Pública de Santa Catarina pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) retomará, em caráter experimental, o atendimento presencial voltado exclusivamente a pesquisadores com necessidades urgentes e demoradas, mediante agendamento prévio. O serviço seguirá o protocolo sanitário imposto pelo Estado, pelo município, além do protocolo de segurança sanitária divulgado pelo Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina, conforme publicado no site da Fundação Catarinense de Cultura, e será direcionado a pesquisas no acervo ainda não digitalizado da BPSC.

Para agendar o atendimento presencial, é necessário enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  ou preenchendo o formulário disponível clicando aqui Os pesquisadores deverão comparecer à Biblioteca munidos de máscara, luvas e jaleco descartável.

Podem agendar o atendimento peritos, estudantes que estão finalizando teses de doutorado, mestrado entre outras pesquisas mais extensas. Para casos de menor complexidade, a BPSC segue oferecendo o serviço de pesquisa não-presencial, por meio de sua equipe interna, cujas solicitações devem ser enviadas para o mesmo e-mail do agendamento.

A Biblioteca Pública de Santa Catarina divulgou nesta quinta-feira (5) o resultado final do desafio inclusivo Conte uma História. As histórias escolhidas pelos jurados farão parte de um e-book inclusivo, que será publicado e divulgado gratuitamente pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), promotora da iniciativa em parceria com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), Fundação Dorina Nowill para Cegos, Rede de Leitura Inclusiva e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).  

Conheça as histórias escolhidas:

Categoria Áudio

1º Lugar – História: “A Rosa da Mamãe”, autora: Sophia Debiasi Mattei, da cidade de São Ludgero;

2º Lugar – História: “Aprendendo em família”, autora: Milene Priscila Lima de Oliveira, da cidade de Florianópolis;

3º Lugar - História: “As coisas e seu tempo”, autora: Myrian Maciel de Carvalho, da cidade de Florianópolis;

Menção Honrosa - Áudio

4º Lugar -História: “Pesquei uma concha”, autora: Ana Rita Chaves Correa, da cidade de Florianópolis.

Categoria Vídeo

1º Lugar - História: “Encontro”, autora: Maria Aparecida de Moraes, da cidade de Blumenau;

2º Lugar - História: “Há presentes que não se quebram”, autor: Marcos Alves de Lima, da cidade de Blumenau;

3º Lugar - História: “Esperança”, autor: Olegario da Costa Maya Neto, da cidade de Florianópolis;

Menção Honrosa - Vídeo

4º Lugar História: “A Noiva”, autora: Adriana Medeiros, da cidade de Tubarão.

Categoria Texto

1º Lugar - História: “O Silêncio do H”, autora: Abigail Aguirre Cuervo, da cidade de Florianópolis;

1º Lugar - História: “O Assoalho e a Bailarina”, autor: Ricardo Augusto Mattos Faion, da cidade de Florianópolis;

2º Lugar - História: “Riso Que Se Ri só é Só um Riso”, autora: Rosy Spiecker, da cidade de Florianópolis;

3º Lugar - História: “A árvore”, autora: Cristiane Dias, da cidade de Criciúma;

3º Lugar - História: “Pouca Inspiração”, autora: Gabriela Nascimento Rossi de Oliveira, da cidade de São José;

Menção Honrosa - Texto

4º Lugar -História: “Lully em um país diferente”, autora: Tatiane Schmidt Viana, da cidade de Tubarão.

***Os ganhadores do 4º lugar receberão um Certificado de Menção Honrosa e um kit de livros que será enviado via correio pela BPSC. 

As 161 histórias participantes foram enviadas entre 11 de setembro a 4 de outubro de 2020 por pessoas de todas as faixas etárias de cidades catarinenses, além de outros estados brasileiros e países. O objetivo da Biblioteca Pública de Santa Catarina com este desafio foi oferecer à comunidade uma atividade interativa e lúdica durante o período de isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19. Os participantes enviaram histórias pessoais, relatos ou crônicas escritas, gravadas ou filmadas de temática livre, todos produzidos na língua portuguesa ou na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

A comissão julgadora do desafio foi composta por professores, escritores, profissionais de trabalham na área da inclusão e bibliotecários da própria Biblioteca, de vários estados do Brasil e do mundo. Eles avaliaram e deram suas notas finais para cada história conforme os critérios do regulamento publicado: originalidade, compreensão da história e respeito à diversidade. Conheça melhor os jurados clicando aqui.

Confira a origem das histórias enviadas:

image2