No dia 27 de junho, das 13h às 14h30, a Biblioteca Pública de Santa Catarina recebe a Oficina de Poesia Laboratório de Palavras. A participação é gratuita e aberta ao público mediante inscrições pelo formulário disponível em https://forms.gle/sgXZWJHQyRgeVJWs9.
Ministrada pela professora doutora Amabile Costa, Aline Sperber Eger e Doa Lopes Schellmann a oficina será realizada em três etapas: apresentação dos estudantes responsáveis pelo projeto e do tema; apresentação com slides sobre os tipos e gêneros da poesia, juntamente com exemplos; e parte prática onde os participantes serão convidados a escrever sua própria poesia. O Laboratório de Palavras é um espaço para experimentar a linguagem como quem mistura elementos num laboratório, ideal para incentivar a escrita sem medo de erros. O projeto compõe o trabalho final das disciplinas de Estudo de Usuário e Comunidade e Ação Cultural em Unidades de Informação, do curso de Biblioteconomia com Habilitação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), ambas as disciplinas ministradas pela Professora Doutora Amabile Costa.
De 4 a 30 de junho, a Biblioteca Pública de Santa Catarina recebe a exposição fotográfica "Pesca Artesanal da Tainha", com trabalhos de Mara Freire e Ronaldo Andrade. A entrada é gratuita e a visitação fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
Outono é tempo de pesca e, neste período, a população nativa do litoral de Santa Catarina redefine seu modo de vida diante da presença da tainha, migrante sazonal, cuja passagem provoca uma mudança significativa no modo de ser de nossa gente. Como por encanto, pescadores, canoas e redes alteram significativamente a paisagem do litoral catarinense, dando um novo visual às nossas praias.
Com esse espírito, a mostra fotográfica pretende reafirmar a tradição da pesca artesanal da tainha no litoral de Santa Catarina, ressaltando a importância da preservação desses elementos que fazem parte de nossa cultura.
Sobre os fotógrafos
Mara Rejane Freire: Fotógrafa e publicitária, pós-graduada em Fotografia. Nasceu em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e vive em Florianópolis há 23 anos. Autora de diversas exposições em salas, museus, ranchos de canoa, rua, dentre outros, no Brasil e no exterior. Os quase 30 anos de profissão foram dedicados especialmente à Antropologia Visual, buscando, através da Fotoetnografia, abordar as dimensões humanas que nos aproximam. Seja na pesca artesanal, nos ritos religiosos, nas danças, no esporte ou nas brincadeiras infantis, acredita que há sempre uma dobra por perceber, ela, única, que liga cada um de nós por traços indeléveis que encontramos nas fotografias. Ministra cursos e palestras em instituições como SESC, SENAC, EPAGRI, IPHAN, dentre outros, como também em seu atelier, no bairro Campeche.
Ronaldo Dias de Andrade: Natural de Florianópolis, é graduado em Ciências Sociais e Economia pela UFSC, e pós-graduado em Fotografia pela UNIVALI. Aposentado como Analista de Sistemas pelo CIASC – Centro de Informação e Automação do Estado de Santa Catarina. Fotógrafo amador desde 1985, leciona fotografia no Bairro Campeche, em
Florianópolis. Suas fotografias são sobre natureza, viagens, cidades e fotos do cotidiano. Coautor do livro "Um Lugar Chamado Campeche". Tem publicações em diversas mídias, dentre elas, a National Geographic de Hamburgo, Alemanha. Premiado no Festival de fotografia Color Awards da Califórnia – USA. Premiado com medalha de bronze no 1° Salão de Inéditas 2023 da Confoto – São Paulo. Premiado com medalha de ouro no XXI Salão Nacional de Arte Fotográfica de São Bernardo. Premiado com menção honrosa no Tuscany Photo Award 2023 da Itália Premiado com medalha de ouro no XXVI Salão Nacional de Fotografia de Londrina.
Os dois fotógrafos têm as seguintes obras em comum: Coautoria do Conjunto de Postais “Campeche Postal”, publicado pelo Coletivo Campeche Postal. Conjunto de Postais “Floripa Postal”, publicado pelo Coletivo Campeche Postal. Coautores do Calendário “Um Lugar Chamado Campeche” – 2018. Calendário Campeche Postal - 2020, 2021 e 2022, 2023, 224 e 2025. Fotografam a Pesca Artesanal da Tainha desde 2001.
A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC), instituição cultural mais antiga do estado, completa 171 anos de criação no próximo dia 31 de maio e, para comemorar, realiza uma semana de atividades especiais abertas ao público. De 23 a 31 de maio, ocorrerão no local abertura de exposição, apresentação de dança, rodas de conversa, oficina, lançamentos, sarau literário, clube do livro e muito mais.
Confira a programação (para saber mais sobre as atividades, clique nos links disponíveis):
23/5 (sexta-feira):
17h: Abertura da exposição "escrever os dias", no hall de entrada.
- Apresentação artística com a Cia de Dança Primeiros Passos, do Centro Cultural Palhoça, com declamação de poesias nos intervalos da apresentação.
24/5 (sábado):
10h: Apresentação da peça teatral "Ilha dos Manezinhos", no auditório.
26/5 (segunda-feira):
15h: Roda de conversa com ilustradores, no auditório.
27/5 (terça-feira):
9h e 14h: Oficina de Arte para crianças, com o artista Tibá, no Espaço Maker.
17h: Lançamento do livro "A dor de Ruth", de Raquel Conti, no hall de entrada.
28/5 (quarta-feira):
15h: Lançamento do livro "Lava, Lavadeira, na pedra da CACHOEIRA", de Priscila Freitas, no auditório.
18h: Palestra com o jornalista e escritor Moacir Pereira, intitulada “Santa Catarina e Michelangelo: história desconhecida”. Na oportunidade haverá noite de autógrafos dos livros de sua autoria: "Santa Catarina de Alexandria: A origem, o Mosteiro e a Padroeira"; "Navegar é Preciso"; "Viaje e conheça um mundo de riquezas culturais"; "Antônio Carlos Konder Reis: O Político, o Acadêmico e o Estadista", no auditório.
29/5 (quinta-feira):
14h: Ateliê literário sobre o livro "A viagem, o concurso e o vacilo", com a autora Ana Esther, no auditório.
19h: Roda de conversa com o tema "Longevidade bem sucedida", com a psicóloga e psicogerontóloga Andréa Silveira, no auditório.
30/5 (sexta-feira):
14h: Cerimônia em comemoração dos 171 anos da BPSC com coquetel, no hall de entrada
15h: Sarau literário com academias e associações literárias, no hall de entrada.
19h: Clube do Livro do Seinenkai Yuuai, no auditório.
31/5 (sábado):
10h: Lançamento do e-book de poesias do Concurso Literário BPSC 170 (2024), no hall de entrada.
- Café com Prosa: sarau itinerante, com poesia, música, contação de história, dança e muito mais, no hall de entrada.
- Apresentação da peça de teatro "João e o Pé de Feijão", do Grupo Independente, com direção de Valdir Dutra, no auditório.
15h: Bate-papo com o arquiteto Moysés Liz sobre Arquitetura da BPSC, no hall de entrada.
15h: Encontro Amigos do Origami Florianópolis, no Espaço Maker.
- Encontro com o Haikai, no 1º andar.
- Último dia de visitação à exposição "BPSC 170 anos", no hall de entrada.
No dia 29 de maio, às 15h, o auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina recebe bate-papo com a escritora Ana Esther Balbão Pithan sobre o livro "A Viagem, o concurso e o vacilo". A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.
A escritora falará sobre os principais tópicos de sua novela juvenil "A Viagem, o Concurso e o Vacilo" (2005). Além dos comentários e reflexões sobre o livro, haverá momentos para interatividade com o público de forma escrita e oral. Há também um convite implícito para depoimentos pessoais sobre os temas abordados que mais tocarem o coração dos participantes.
Ana Esther Balbão Pithan nasceu em Erechim (RS) e mora em Florianópolis desde 1991. Graduada em Letras/Inglês (UFRGS, 1987) e Mestre em Língua e Literaturas de Língua Inglesa (UFSC, 1993), cursou Inglês na Inglaterra (1989) e International Business na Austrália (1999), Professional Children’s Writing Course (Austrália 2007, à distância) e Ilustração (SENAC, 2009). Foi Professora na UPF (Passo Fundo/RS), na UNERJ (Jaraguá do Sul/SC) e na UNIVILLE (Joinville/SC). Atualmente tem 11 livros publicados, três e-books e participação em várias antologias. Já recebeu prêmios em níveis nacional e internacional por alguns de seus textos. Também atua como Contadora de Histórias. Coordena o grupo de plantadores Árvores Arteiras e o Clube de Leitura do Pelicano. É a criadora dos personagens O Pelicano, a Mega Vó, a Profa. Coruja-Buraqueira, Anamasthêr e a Meditação do Chimarrão, entre outros.
No dia 31 de maio, os amantes da cultura japonesa têm duas opções de encontros para participar na Biblioteca Pública de Santa Catarina. O Encontro do Grupo Amigos do Origami Florianópolis e o Encontro com o Haikai têm entrada gratuita e ocorrem a partir das 15h.
O Encontro do Grupo Amigos do Origami Florianópolis é uma reunião de amantes dessa arte milenar, que tem como objetivo a troca de experiências. O encontro é aberto ao público independentemente de conhecimento prévio, basta levar seu papel.
O Encontro com o Haikai é voltado a pessoas interessadas na história e na prática do haikai - uma forma poética breve de origem japonesa.
Para participar dos encontros é preciso fazer inscrição, enviando seu nome para:
Origami: Morgana Tesman - (48) 984030650
Haikai: Silvio Mansani - (48) 984030651