MASCFacebookInstagram

Marca GOV 110px

O Núcleo de Ação Educativa do Museu de Arte de Santa Catarina (NAE-MASC), com o objetivo de continuar a parceria entre o Museu e a Escola na promoção do acesso ao patrimônio artístico e cultural, também por meio virtual, apresenta o projeto MASC + Escolas: Ações Digitais.

O projeto contempla exposições virtuais produzidas a partir das “Proposições Poéticas” – sugestões de atividades de criação artística –, contidas nos Módulos com “Proposições de Mediação NAE-MASC”, material educativo da exposição Coleção MASC – 70 anos, disponível no site do Museu, em projeto MASC-Famílias em CasA.

Além disso, MASC + Escolas: Ações Digitais tem como finalidade desenvolver uma série de outras ações e atividades educativas-culturais on-line, com conteúdo especialmente relacionado a obras e artistas representados na coleção do MASC, ou que participaram de exposições, bem como de outros assuntos interligados com a história, a memória do Museu e a produção de artes visuais.

Assim, convidamos professores(as) das escolas da rede pública e privada – atuantes em todos os níveis e nas diferentes modalidades de ensino formal – e educadores(as) de instituições de educação não-formal que tenham interesse em realizar alguma atividade on-line em parceria com o NAE-MASC, no seu planejamento de aulas remotas e/ou encontros virtuais, a entrarem em contato com o NAE pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

::  Exposição Virtual Proposições Poéticas - RETRATOS - "Mulheres / Homens" - 1ª edição

::  Temas - Módulos 1 a 11 - Coleção MASC 70 anos

::  Exposição Virtual Proposições Poéticas - PAISAGENS - "Cidade/Campo" - 2ª edição

::  Atividade 1 - Módulos - Thesaurus ASP Descobrir

::   Exposição Virtual Proposições Poéticas Thesaurus – Asp, 70 anos - 3ª Edição

::  Exposição Virtual Proposições Poéticas Thesaurus – Asp, 70 anos - 4ª Edição 

masc em casaO Núcleo de Ação Educativa (NAE) do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), com o propósito de continuar a interação com seus diferentes públicos – mesmo que de forma virtual durante este período de quarentena em que a instituição encontra-se fechada, em razão das medidas para conter a disseminação da Covid-19 –, desenvolve o projeto MASC- Famílias em CasA, com conteúdos relacionados a obras e artistas representados na coleção do Museu, ou que participaram de exposições, bem como de outros assuntos interligados com a história, a memória do Museu e a produção de artes visuais. Os conteúdos são divulgados semanalmente, sempre às sextas-feiras, nas páginas do MASC no Facebook e no Instagram, e estão disponíveis na íntegra nos links abaixo.

O objetivo do NAE/MASC é contribuir para momentos singulares de encontros virtuais com a arte e de diálogos, experimentações artísticas entre as pessoas que constituem os diferentes grupos de famílias unidas em suas casas neste momento de isolamento social, ou separadas por motivos de força maior, bem como criar outras possibilidades de trocas, compartilhamentos com familiares, amigos e colegas.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira os materiais completos nos links abaixo:

:: Exposição Thessaurus - Asp 70 anos - Módulo 1

::  Exposição Thessaurus - Asp 70 anos - Módulo 2

::  Exposição Thessaurus - Asp 70 anos - Módulo 3

:: Jogo da Memória

::  Exposição Coleção MASC 70 Anos - Módulo 1

::  Exposição Coleção MASC 70 Anos - Módulo 2

::  Exposição Coleção MASC 70 anos - Módulo 3

::  Exposição Coleção MASC 70 anos - Módulo 4 

::  Exposição Coleção MASC 70 anos - Módulo 5

: Exposição Coleção MASC 70 anos - Módulo 6 

::  Vamos colorir as vinhetas de Vecchietti?

::  Exposição Coleção MASC 70 anos - Módulo 7 

::  Livro Caticipa o galo viajante - Silvana Rocha

::  Exposição Coleção MASC 70 anos - Módulo 8

::  Exposição Coleção MASC 70 anos - Módulo 9

::  Atividade 1 - Temas Módulos Descobrir

::  Atividade 2 - Caminhos Paulo Gaiad

::  Atividade 3 - Corações Eli Heil

::  Atividade 4 - Olhares

::  Atividade 5 - Dia Nacional da Consciência Negra

::  Exposição Coleção MASC 70 anos - Módulo10 

::  Elke Hering Plavinil

::  Exposição Coleção MASC 70 anos - Módulo 11

::  Exposição Coleção MASC 70 anos - Módulo 12  

27082019 masc mhm 4517 2

Temporariamente sem exposições.

O MASC, por meio do Núcleo de Ação Educativa (NAE), realiza gratuitamente atendimento às escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino
Superior, Educação Especial, associações, ONGs, grupos de professores e/ou grupos de profissionais de outras instituições por meio de visitas mediadas às exposições.

Para realizar o agendamento, é importante observar os seguintes itens:


1 - O horário de funcionamento e visitação do MASC é de terça-feira a domingo, das 10h às 21h; lembramos que o horário limite para entrar no espaço expositivo é às 20h. Contudo, as visitas mediadas agendadas somente são realizadas de terça a sexta-feira, das 10h às 18h.

2 - As instituições de educação formal e não-formal (ONGs, associações, instituições da área da saúde, agências e/ou operadoras de turismo com fins pedagógicos) devem enviar a solicitação de agendamento com as possíveis datas e horários desejados, número de visitantes e o nome da escola/instituição para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

3- Mediante a solicitação, entraremos em contato por e-mail, a fim de informar se há ou não disponibilidade de data e horário. Caso seja possível agendar, a instituição receberá por e-mail um link para acesso ao Formulário de Agendamento, o qual deve ser preenchido. Assim que recebermos as respostas desse formulário, enviaremos um e-mail informando sobre a confirmação
do agendamento.

4 - A duração da visita mediada ao Museu é de uma hora a uma hora e trinta minutos, dependendo da faixa etária, do nível de escolaridade e dos objetivos do grupo;

5 - O NAE realiza visitas mediadas para grupos de 10 a 40 pessoas. Observar a quantidade máxima de estudantes e o número de professores (as) e/ ou responsáveis para o acompanhamento do grupo durante visita mediada:
- Educação Infantil - 25 crianças (mínimo 01 responsável para cada 05 crianças);
- Ensino Fundamental I - 30 estudantes (séries iniciais - mínimo 03 responsáveis pelo grupo);
- Ensino Fundamental II - 35 estudantes (séries finais - mínimo 02 responsáveis pelo grupo);
- Ensino Médio Regular/Técnico - 40 estudantes (mínimo de 02 responsáveis pelo grupo).

** Mais informações pelos telefones: (48) 3664 2632 e 3664-2633 (de segunda a sexta das 13h às 19h).



 

A unidade de Pesquisa e Documentação, biblioteca especializada do MASC, teve sua criação na administração de Humberto José Tomasini, recebendo grande impulso com a publicação da primeira edição do Indicador Catarinense das Artes Plásticas , projeto de Harry Laus, organizado por Nancy Therezinha Bortolin. O Núcleo de Pesquisa e Documentação do Museu é responsável pela seleção, manutenção, preservação e organização do acervo documental do MASC.

O setor conta com um acervo bibliográfico de aproximadamente 7,6 mil exemplares, entre livros, catálogos de exposição, periódicos, monografias, cartazes e um importante e raro arquivo de documentos e fotografias que registram a trajetória dos artistas catarinenses, nacionais e internacionais com obras no acervo do MASC, a história do museu e memória das artes visuais do estado. Tem por objetivo servir de fonte de pesquisa para as publicações do Museu, pelos seus técnicos, estudantes, professores e pesquisadores da área. O atendimento para pesquisas é feito com agendamento prévio, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

Contato: (48) 3664-2600 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

  • Banner Masc Schanke
  • banner masc martinho

Visita "Do cheio e do vazio: MASC, uma história em construção" mostra ao público história e parte do acervo do Museu

No dia do aniversário de Florianópolis*, e dando prosseguimento à série de eventos em comemoração dos 75 anos do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o Museu preparou uma tarde especial para o dia 23 de março, sábado. O…

MASC apresenta exposição-projeção e concerto no Dia da Mulher em comemoração dos 75 anos do Museu

Nesta sexta-feira, 8 de março, às 19h, ocorre no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o segundo evento em comemoração dos 75 anos do Museu de Arte de Santa Catarina, a ser realizado, intencionalmente, no Dia Internacional da…

Dia da Mulher: Orquestra de Cordas da Ilha apresenta concerto em homenagem a compositoras no MASC

Na próxima sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) recebe a apresentação do concerto Sufrágio Feminino, com a Orquestra de Cordas da Ilha apresentando repertório de…