FCC FacebookTwitterYoutube

O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) será palco da exibição do documentário Arte em Plano, que contextualiza o desenvolvimento das artes bidimensionais na cidade de Blumenau. A sessão ocorrerá no dia 19 de setembro, às 19h, com entrada gratuita.

O trabalho é resultado da pesquisa de Ana Paula Marcellino com os registros encontrados em dissertações, artigos, entrevistas e relatórios culturais. O documentário traça a história entre narrativas e depoimentos de artistas, contando como a arte chegou em Blumenau, sua intenção e quais elementos possibilitaram Blumenau tornar-se destaque em produção, comercialização e fruição no cenário das artes bidimensionais catarinense.

Entre os artistas entrevistados estão Rubens Oestroem (natural de Blumenau, com estudos realizados na Alemanha e residente em Florianópolis); Guido Heuer (blumenauense que trabalha com metais); César Otacílio (artista plástico da região do Vale do Itajaí, que iniciou sua vida artística em Blumenau e tem grande destaque como precursor do muralismo na cidade); Quiko Nutss (paranaense que trabalha com técnicas da arte urbana, fixou residência em Blumenau e ampliou a atuação desse forte movimento da arte contemporânea na cidade). Esses olhares permitem ampliar a compreensão do lugar que a arte bidimensional ocupa na sociedade, e como podemos possibilitar a valorização desses artistas e suas técnicas.

Ana Paula Marcellino foi contemplada com o Prêmio Herbert Holetz do Fundo de Apoio à Cultura da cidade de Blumenau para produzir o documentário que abarca o desenvolvimento da arte bidimensional na cidade de Blumenau a partir da década de 60. Através da construção do desenvolvimento da pintura no município de Blumenau a partir de sua popularização na década de 70, o documentário tece uma narrativa binária, entre o ontem e o hoje, para compor a relação criativa que se estabelece entre os indivíduos, o desenvolvimento da cidade e da produção artística.


Serviço:

O quê: Exibição do documentário Arte em Plano
Quando: 19 de setembro de 2019, às 19h
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis
Entrada gratuita.

Terminam no domingo, dia 08, as exposições “Eli Heil 90 anos - take a walk on the wild side”, "O artista Vecchietti em coleção"  e"Páginas avulsas", em cartaz no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) desde junho.  Na mostra “Eli Heil 90 anos - take a walk on the wild side”, o público poderá conhecer obras de toda a trajetória da artista. A mostra é comemorativa pelos 90 anos de nascimento da catarinense.  Também terminam as exposições "O artista Vecchietti em coleção", com tapeçarias pertencentes ao acervo do Governo do Estado de Santa Catarina e  "Páginas Avulsas", da artista Clara Fernandes. 

Ainda no dia 08 chega ao fim a exposição Ninguém consegue segurar o ar, de Fran Favero, apresenta vídeos, fotografias, trabalhos sonoros. É a pré-estreia da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba – Polo SC.

Permanece em cartaz a exposição de longa duração "Coleção MASC – 70 anos", comemorativa pelas quatro décadas da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e pelos setenta anos do museu, com obras de acervo.  

Eli Heil 90 anos - take a walk on the wild side

ELI Acervomasc 1556Quem visitar a mostra, poderá ver 60 obras da artista que compõem o acervo do MASC. Conforme o curador Ylmar Corrêa Neto, esta é a primeira retrospectiva após seu falecimento (em 2017). Foram quase 60 anos de atividade em que a artista rejeitou a comodidade, a fórmula pronta, a serialização, sempre procurando novas formas de expressão e aperfeiçoamento técnico. 

O artista Vecchietti em coleção

Vecchietti

A mostra apresenta sete tapeçarias, em dimensões variadas, da coleção do Governo do Estado de Santa Catarina, além de duas tapeçarias de 1993: uma delas pertencente ao acervo do MASC e uma da coleção da artista Clara Fernandes. Apresenta também as matrizes: desenhos em nanquim produzidos pelo artista como módulos de composição nas mídias que ele versou.

Entre 1991 e 1993 Vecchietti trabalhou na reprodução das Vinhetas em tear manual no atelier de Clara Fernandes. Desta pesquisa e produção de dois anos no atelier de teares apresentou-se uma mostra no MASC, em agosto de 1993, com trinta e três tapeçarias. A curadoria é de Clara Fernandes e a expografia de Juliana Crispe.

Páginas Avulsas

Clara masc mhm 2257 2As obras da exposição Páginas Avulsas, da artista Clara Fernandes, estão em processo desde 2001. Nessa temporalidade, 2001-2019, de pensamento/construção, Clara trama entre materialidade, linguagem e conceito, relações temporais que se perfuram, criando tempos sempre em virtualidades que se ressignificam no agora. São oito obras – estandartes em tecido papel e impressões com dimensões variadas (1,2 x 2,7;   2 x 3 ; 1 ,5 x 1, 5) e suspensos no espaço. A expografia é de Juliana Crispe.

 

Serviço:

“Eli Heil 90 anos - take a walk on the wild side”; 
"O artista Vecchietti em coleção"; 
"Páginas avulsas"
"Ninguém consegue segurar o ar"

Local: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC)
Visitação: até 8 de setembro de 2019
Horário de visitação: terça a domingo, das 10h às 21h
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita.

A curadoria geral do Polo SC divulgou a lista dos artistas e coletivos selecionados para participarem da exposição coletiva que integrará a 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba - Polo SC. A mostra será realizada a partir de setembro no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), com a temática “Fronteiras em Aberto”.

Conforme a curadoria, a seleção teve como princípio norteador a proposta de tornar o processo tangível a artistas já renomados pelo circuito bem como democratizar o acesso aos que estão em processo inicial, buscando também evidenciar na escolhae título da coletiva, o conceito geral da 14ª Bienal Internacional de Curitiba.

Clique abaixo e confira a lista dos selecionados:
Seleção de artistas e coletivos para exposições da 14ª Bienal de Curitiba - Polo SC

 

 

A segunda edição do programa Encontros no MASC levará ao Museu de Arte de Santa Catarina uma conversa com o curador da exposição Eli Heil | 90 anos Take a walk on the wild side, Ylmar Corrêa Neto, e a artista plástica Clara Fernandes, que expõe Páginas Avulsas e também é responsável pela curadoria da mostra O artista Vecchietti em coleção, todas abertas à visitação no MASC. O bate-papo será mediado pela professora Rosângela Cherem no dia 28 de agosto, às 19h, com entrada gratuita.

O programa Encontros no MASC pretende proporcionar o diálogo e aproximação com profissionais das artes visuais e público em geral, através de palestras e conversas com artistas, curadores, críticos de arte, educadores, colecionadores, pesquisadores e outros relacionados preferencialmente aos ciclos de exposições.

Sobre os convidados:

Ylmar Corrêa Neto é médico neurologista formado pela Universidade Federal do Paraná, mestre em medicina interna pela UFSC, doutor em ciências pela USP, especialista em bioética pela Universidade do Porto, professor da UFSC. Ylmar é colecionador de obras de arte, membro do Conselho Deliberativo do MASC e possui vários textos biográficos publicados, entre eles Eli Heil 85 Anos, de 2015, e Martinho de Haro 1907 – 1985 (Ed. Tempo Editorial), de 2017.
 
Clara Fernandes é artista visual e estudou Psicologia na PUC/SP e Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da USP. Nascida em São Paulo, vive e trabalha em Florianópolis desde 1983. Participa, desde 1985, de mostras coletivas e individuais em diversos estados brasileiros e também no exterior (Uruguai, Dinamarca, USA e Portugal).  Na sua trajetória artística recebeu vários prêmios, dentre os quais destacam-se: (1992) Destaque na Arte Catarinense – Associação Catarinense dos Artistas Plásticos de Santa Catarina; (1998) VI Salão Victor Meirelles, Florianópolis/SC; (2013) Prêmio
Victor Meirelles: Personalidade das Artes da Academia Catarinense de Letras e Artes de SC; (2014) Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.

Rosangela Miranda Cherem é doutora em História pela USP (1998) e em Literatura pela UFSC (2006). Professora Associada de História e Teoria da Arte no Curso Artes Visuais e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no CEART- UDESC, coordena o Grupo Imagem-acontecimento, assim como orienta e possui pesquisas e publicações sobre História das Sensibilidades e Percepções Modernas e Contemporâneas. Atualmente, desenvolve pesquisa intitulada Acervos e Arquivos Artísticos em Santa Catarina, Implicações e Conexões.

Serviço:

O quê: 2º Encontros no MASC - Ylmar Corrêa Neto e Clara Fernandes
Mediação: Rosângela Cherem (Ceart/Udesc)
Quando: 28 de agosto de 2019, às 19h
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis
Entrada gratuita

 

:: Saiba mais sobre as exposições de Eli Heil, Clara Fernandes e Pedro Paulo Vecchietti no MASC

Terminam nesta terça, dia 20, as inscrições para artistas e coletivos participarem da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba - Polo SC. Nesta edição da Bienal Internacionalde Curitiba em Santa Catarina, as inscrições pretendem selecionar artistas e/ou coletivos catarinenses, para realizar duas exposições coletivas em dois espaços expositivos da cidade: o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) e O Sítio. Há a intenção de realizar uma mostra panorâmica da produção de Artes Visuais do estado, com obras que se encaixem no tema central da Bienal: “Fronteiras em Aberto”.

A curadoria geral do Polo SC, realizada por Francine Goudel, Juliana Crispe e Sandra Makowiecky, fará a seleção dos artistas, juntamente com uma comissão curatorial externa com ampla atuação no estado. Tal proposta, propõe tornar o processo tangível a artistas já renomados pelo circuito bem como democratizar o acesso aos que estão em processo inicial de carreira e aos artistas que estão fora dos principais eixos catarinenses. O apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) ao evento faz parte das ações de comemoração de 40 anos do órgão.

As exposições

As inscrições estão abertas para duas modalidades:

(1) Exposição Coletiva de vídeo-arte “Intersecções com a Paisagem”, a ser realizado no espaço expositivo do O Sítio, na Lagoa da Conceição e

(2) Exposição Coletiva “Fronteiras em Aberto”, a ser realizada no Museu de Arte de Santa Catarina, conforme cronograma anexo.

A exposição coletiva “Fronteiras em Aberto” no MASC busca expor a produção de até 60 artistas, baixo o tema do seu próprio título, através de linguagens diversas, exceto a produção em vídeo. Já a exposição coletiva de vídeo-arte “Intersecções com a Paisagem” no O Sítio busca mostrar a produção de 20 artistas que tenham uma produção em linguagem de vídeo, relacionando um dos conceitos da Bienal que perpassa as relações com a paisagem.

Para compreensão do tema proposto, “Fronteiras em Aberto”, o tema central da 14ª Bienal Internacional de Curitiba, investiga a noção de fronteira em sentido ampliado, pela concepção do curador Adolfo Navas e Co-curadora Tereza de Arruda. A Fronteira em Aberto sugere algo em expansão, a fronteira que já não pertence apenas ao território, à geografia política. Segundo os curadores, “nossa época vive um grau de incerteza tal que as noções físicas e simbólicas de local, lugar, fronteira têm sofrido uma grande erosão e transformação, para o bem e para o mal. Agora já sabemos que há fronteiras reais e também invisíveis que se contradizem e estabelecem litígios nada pacíficos. Que a fronteira pode ser várias coisas ao mesmo tempo.”

Para os curadores “o sujeito do século XXI vive uma nova condição de fronteira, com experiências contrapostas, enfrentadas de alteridade e ensimesmamento. De violência, domesticação e xenofobia (a chamada crise de refugiados, ou das novas ondas emigratórias intercontinentais, e a intercomunicação planetária revelam quanto a palavra fronteira está implodida e explodida, e, em consequência, necessitada de novas avaliações e atualizações).” Ainda segundo a concepção curatorial, as fronteiras em aberto propõe também pensar outras condições humanas, o aberto de uma esperança crítica, “o devir de outro sensorium, novo contato com o sensível, livre produção do ser. Uma linguagem antídoto contra o fundamentalismo, a visualidade instrumentalizada, que ainda abriga um singular benefício espiritual. Porque enquanto espaço para revelações e análises imagéticas, a arte também funciona como bússola de outro mapa em movimento, em curso, uma cartografia melhor: oferecendo um repertório único de sinais, uma nova sinalética.”

Inscrições

As inscrições são abertas a artistas visuais que residem a mais de dois anos em Santa Catarina ou que comprovem sua naturalidade catarinense. Não serão aceitas inscrições realizadas em nome de produtores culturais, gestores ou procuradores. O artista deve se inscrever e comprovar sua documentação e em caso de inscrição realizada para coletivos artísticos, o proponente deve ser um artista que compõe o coletivo e deve assinar e comprovar a documentação requerida no ato da inscrição. O não cumprimento dos itens para essa seleção, bem como o envio da documentação completa, caracterizará como indeferimento desta inscrição.

Vale destacar que, no momento de montagem, a entrega e retirada das obras será de responsabilidade dos artistas.

Para modalidade (1) Exposição Coletiva de vídeo-arte “Intersecções com a Paisagem” – O Sítio, poderão ser inscritos de um a três vídeos-arte por proponente. Cada proposta de vídeo enviada deve conter a especificação de título, sinopse e ficha técnica completa da obra. Será selecionado um vídeo por coletivo e ou artista.

Para modalidade (2) Exposição Coletiva “Fronteiras em Aberto” – MASC, poderão ser inscritos de três a cinco obras ou projetos/séries por proponente. Cada proposta enviada deve conter a especificação de título, sinopse e ficha técnica completa da obra. Mesmo que o proponente mande três ou cinco projetos/séries contendo obras diversas dentro destes, cada obra deve conter seu título e ficha técnica e ao menos o conjunto do projeto/série deve apresentar uma sinopse descritiva.

O artista proponente que deseja realizar sua inscrição deve enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até dia 20 de agosto, anexando os seguintes documentos:

- Ficha de inscrição preenchida e assinada em formato pdf (http://abre.ai/poloscbienaldecuritiba)

- Fotografia do artista ou coletivo em jpg, com 300dpi (imagem horizontal mínimo 3500 pixels de largura, imagem mínimo 3500 pixels de altura)

- Comprovante de residência em Santa Catarina, de julho de 2017 e igualmente outra de julho de 2019, ou comprovante de naturalidade catarinense. Em caso de inscrição de coletivos o proponente deve ser um artista que compõe o coletivo e deve assinar e comprovar a documentação requerida.

- Link para vídeo em formato .mov ou .mp4, anexo em plataforma tipo nuvem (como drive, dropbox ou onedrive) com autorização para visualização aberta ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com duração máxima de nove minutos, para modalidade (1) Exposição Coletiva de vídeo-arte “Intersecções com a Paisagem” no O Sítio

- Still de vídeo em formato .jpg, em 300dpi, para modalidade (1) Exposição Coletiva de vídeo-arte “Intersecções com a Paisagem” no O Sítio. Caso o anexo fique pesado para inserção no e-mail, enviar o link de acesso para anexo em plataforma tipo nuvem (como drive, dropbox ou onedrive) com autorização para visualização aberta ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

- Fotografia de TODAS AS OBRAS em jpg, em 300 dpi (imagem horizontal mínimo 3500 pixels de largura, imagem mínimo 3500 pixels de altura) para modalidade (2) exposição coletiva “Fronteiras em Aberto” – MASC. Caso o anexo fique pesado para inserção no e-mail, enviar o link de acesso para anexo em plataforma tipo nuvem (como drive, dropbox ou onedrive) com autorização para visualização aberta ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Cronograma

- Lançamento do edital: 20 de julho de 2019

- Encerramento do edital: 20 de agosto de 2019

- Divulgação dos artistas selecionados: 26 de agosto de 2019

- Recebimento das obras: 16 e 17 de setembro de 2019

- Abertura Exposição Coletiva “Fronteiras em Aberto” – MASC: 28 de setembro às 17h

- Abertura Exposição Coletiva de vídeo-arte “Fronteiras em Aberto - Intersecções com a Paisagem” no O Sítio: 17 de outubro às 19h

- Período expositivo MASC: 28 de setembro a 01 de dezembro de 2019

- Período expositivo O Sítio: 17 de outubro a 9 de novembro de 2019

 Link para baixar ficha de inscrição: http://abre.ai/poloscbienaldecuritiba.