FCC FacebookTwitterYoutube

Logo GOV SC 2019 Colorido

O Núcleo de Ação Educativa (NAE) do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) está com inscrições abertas gratuitamente para a Oficina de Experimentação Artística para Famílias. O encontro ocorrerá no dia 7 de março de 2020, das 10h às 12h, no espaço Claraboia do Museu.

Para se inscrever, os interessados devem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com os seguintes dados:
- Nome completo, idade e escolaridade de cada criança; 
- Nome da escola em que a criança está matriculada;
- Nome completo, idade, profissão e escolaridade dos adultos que acompanharão as crianças (pais e/ou responsáveis);
- Telefone (residencial e/ou celular) para contato; 
- Bairro/Cidade;

São oferecidas 20 vagas para adultos e crianças. Podem participar famílias com crianças na faixa etária de 6 a 12 anos e somente serão aceitas inscrições mediante o acompanhamento de familiares ou responsáveis (adultos) no dia da oficina.

A oficina faz um diálogo com a exposição Thesaurus - Asp 70 anos, comemorativa aos 70 anos de nascimento do artista visual Carlos Asp, com desenhos pertencentes ao acervo do MASC, de colecionadores e do próprio artista. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o NAE do MASC, pelos telefones (48) 3664-2632 / 2633 (de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h). O Museu está localizado no Centro Integrado de Cutura (CIC), na Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, bairro Agronômica, em Florianópolis (SC).

O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) abre na próxima terça-feira, 11 de fevereiro, às 19h, três novas exposições: Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural;  LivrosLivres e o diálogo com o acervo Entre a gravura e o livro, o tempo. Seguem no espaço as mostras Coleção MASC 70 anos e Thesaurus - Asp 70 anos.

Narrativas em Processo

Em parceria com o Instituto Itaú Cultural e com curadoria de Felipe Scovino, a exposição propõe uma investigação das diferentes relações que podem ser estabelecidas entre livro e artista. Estarão expostas obras do acervo artístico do Banco Itaú, que lançam um olhar sobre as diversas formas dos chamados livros de artista.

Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural já circulou por importantes espaços culturais de São Paulo, Ribeirão Preto, Curitiba, Belo Horizonte e Recife e segue em itinerância para solo catarinense, onde fica até o dia 3 de maio de 2020.

LivrosLivres

Livros como propositores de espaços de liberdade, em que as formas podem extrapolar ou subverter o formato usual, tornarem-se objetos ou páginas livres, palavras que voam ou que atravessam o espaço, imagens questionadoras e propícias a reflexões. Este é o mote que as curadoras Sandra Fávero e Juliana Crispe propõem ao trazer um recorte priorizando artistas ou editoras independentes do Sul do Brasil. 

Participam da exposição os artistas, autores, editoras e coletivos: Armazém, Céu da Boca, Coletivo F.U.D.E.U, Corpo Editorial, Camcuqui, Cultura e Barbárie, Diego de los Campos, Edições de Percurso , Editora Caseira, Editora Medusa, Eliana Borges, Elida Tessler, Fê Luz, Fernanda Magalhães, Fran Favero, Franzoi, Grafatório, Guita Soifer, Helene Sacco, Hélio Fervenza, Isabel Baraona, Karen Debértolis, Lugares Livro, Maria Ivone dos Santos, Mavi Veloso + Natália Lima Castro + Alex Cassimiro, Noa Noa, par(ent)esis, Pedro Franz, Raquel Stolf, Ricardo Corona, Ricardo Ramos, Sérgio Adriano H. e Yara Guasque.

Diálogo com o acervo

Na exposição Diálogo com o acervo apresentamos Entre a gravura e o livro, o tempo, uma gravura em metal sem título nos trazendo uma paisagem e a instalação Minúcias Insignificantes. Sandra Correia Favero, em seu texto de apresentação, diz: “atravessei décadas, mudei meus modos de pensar, acrescentei outros modos de fazer arte, não deixei de me surpreender por aquilo que aparece em meu trabalho sem que tenha sido pensado”. O interesse pela paisagem lhe faz não só olhar para a frente e ao seu redor, como também para onde coloca seus pés, e assim, de caminho em caminho vai encontrando pensamentos que geram trabalhos com as miudezas que não importam, mas que estão por aí a instigar.

Coleção MASC 70 anos

Com curadoria de Ylmar Corrêa Neto, a mostra comemorativa pelas sete décadas do Museu é composta por obras desde o núcleo inicial do MASC até aquisições mais recentes de obras contemporâneas. Trabalhos de artistas como Iberê Camargo, Pancetti, Volpi, Bruno Giorgi, Cândido Portinari, Eduardo Dias, Martinho de Haro, Guignad, Cícero Dias, Mira Schendel, Franz Krajberg, Paulo Gaiad, Doraci Girrulat, Fernando Lindote, entre outros, integram a mostra.

Thesaurus - Asp 70

Também com curadoria de Ylmar Corrêa Neto, a mostra comemora os 70 anos de nascimento do artista visual Carlos Asp. O público confere desenhos pertencentes ao acervo do MASC, de colecionadores e do próprio artista.


Serviços:

O quê: Exposições Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural; LivrosLivres, e Diálogo com o acervo Entre a gravura e o livro, o tempo
Abertura: 11 de fevereiro de 2020, às 19h
Visitação: de 12 de fevereiro a 3 de maio de 2020. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre

O quê: Coleção MASC 70 anos
Visitação: até 27 de fevereiro de 2021. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

O quê: Exposição Thesaurus - Asp 70 anos
Visitação: de 12 de fevereiro a 3 de maio de 2020. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)

Esta é a última semana para conferir a mostra coletiva Permanência da Pintura no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). A exposição tem visitação gratuita e segue até domingo, dia 26 de janeiro.

Organizada pela administradora do MASC, Susana Bianchini, a mostra apresenta um panorama de artistas que utilizam a pintura como expressão em suas diferentes buscas temáticas e conceituais. Segundo a organizadora, a seleção dos nomes foi feita levando-se em consideração a produção contemporânea, a trajetória dos artistas que permanecem pintando há décadas e também alguns artistas jovens que escolheram – entre tantas novas mídias dominadas pelas tecnologias digitais – a pintura como forma de expressão.

Grande parte dos artistas que participam dessa mostra é catarinense ou residente no estado. Além deles, a exposição conta também com pinturas da artista paulistana Vânia Mignone, pertencentes ao acervo do MASC.Compõem esta exposição obras dos artistas Cássia Aresta, Dirce Körbes, Flávia Fernandes, Juliana Hoffmann, Loro, Marta Facco, Ricardo Ramos, Rodrigo Cunha, Rubens Oestroem, Susano Correia e Vânia Mignone.

Uma conversa com os artistas será realizada no dia 23 de janeiro às 19h.

Também encerra neste domingo a mostra Des-Tempo, de Meg Tomio Roussenq, na proposta Diálogos com o Acervo.

 

Serviço:

Mostra A Permanência da Pintura 
Visitação: até 26 de janeiro de 2020, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita.

No próximo dia 23, quinta-feira, às 19h, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) recebe mais uma edição do projeto "Encontros no MASC  - Conversa com artistas", com a mediação da administradora do espaço, Susana Bianchini. A atividade tem como foco as exposições Des-Tempo, de Meg Tomio Roussenq, e "A permanência da Pintura", uma mostra coletiva.

Encontros no MASC é um programa do Museu de Arte de Santa Catarina criado para proporcionar o diálogo e a aproximação com profissionais das artes visuais e público em geral, por meio de palestras e conversas com artistas, curadores, críticos de arte, educadores, colecionadores, pesquisadores e outros relacionados preferencialmente aos ciclos de exposições.

Para esta edição, foram convidados todos os artistas participantes da mostra A Permanência da Pintura. Presenças confirmadas: Cássia Aresta, Dirce Körbes, Juliana Hoffmann, Loro, Marta Facco e Rodrigo Cunha, além de Meg Tomio Roussenq, da mostra Des-Tempo – Diálogos com o Acervo.  A atividade é gratuita e não é necessário fazer inscrição.

Serviço:

Encontros no MASC

Data: dia 23 de janeiro de 2020, às 19 h

Local: Claraboia / Museu de Arte de Santa Catarina
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC - CEP 88025-200‎

Entrada gratuita / não é necessário fazer inscrição.

 

 

Atualização 17/01: inscrições encerradas / vagas preenchidas

O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) abriu inscrições para as Oficinas de Verão no MASC. A iniciativa é relacionada à exposição coletiva A Permanência da Pintura, em cartaz no espaço cultural. A proposta é propiciar oficinas para as famílias neste momento de férias de verão. As atividades serão realizadas nos dias 21 e 22 de janeiro 2020, das 15h às 17h, no espaço Claraboia do MASC.

Serão oferecidas 20 vagas (entre adultos e crianças). Vale destacar que as vagas são direcionadas a famílias com crianças na faixa etária de 06 a 11 anos. Somente serão aceitas inscrições mediante o acompanhamento de familiares ou responsáveis (adultos) no dia da oficina.

Para fazer a inscrição, os interessados devem enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com os seguintes dados:

- data desejada;
- nome completo, idade e escolaridade de cada criança;
- nome completo, idade e formação/ profissão dos adultos que acompanharão as crianças (pais e/ou responsável);
- telefone residencial e/ou celular para contato;

Mais informações podem ser obtidas com a equipe do Núcleo de Ação Educativa do Masc: (48) 3664-2632 / 2633 (de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h).