MASCFacebookInstagram

Logo GOV SC 2019 Colorido

A publicação Retratos do Audiovisual Catarinense é um mapeamento e estudo do setor. O projeto é financiado pelo Prêmio Catarinense de Cinema de 2019, lançado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Naquele ano o Edital financiou, entre outras modalidades de projetos, a realização de uma pesquisa sobre a produção cinematográfica e audiovisual do estado, com o objetivo de subsidiar a FCC no diagnóstico e na formulação de políticas públicas para o desenvolvimento do setor. Nesse chamamento público, foi selecionado o projeto apresentado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da sua Pró-Reitoria de Pesquisa.

Nele estão reunidos, de forma resumida, os principais resultados e recomendações da investigação, realizada entre 2019 e 2020. O estudo completo e detalhado poderá ser acessado no site da Fundação Catarinense de Cultura após o lançamento.

Para realizar este mapeamento, que é tanto econômico como institucional, trabalharam juntos, e de forma inédita, professores e pesquisadores do Departamento de Economia e Relações Internacionais (e dos respectivos programas de pós-graduação) e do Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina. Em diálogo com diversos agentes e entidades do audiovisual do estado, a equipe levantou e analisou dados econômicos e institucionais do setor, oriundos de instituições como a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essas fontes e seus sistemas de informação, entre outros, permitiram abordar questões como geração de emprego e renda, tipos de mão de obra envolvidos e arrecadação de impostos.

Também foram considerados trabalhos preexistentes — como o realizado no âmbito da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) — e, sobretudo, foram entrevistados numerosos produtores, distribuidores, professores e gestores do audiovisual catarinense. A massa de informações e impressões assim obtidas favoreceu a elaboração de um retrato também “qualitativo” sobre os processos criativos e modelos de negócios, as conquistas em políticas públicas, os gargalos existentes e os desafios para o
futuro.

Confira os arquivos abaixo:

::  Relatório completo da pesquisa e mapeamento Retratos do Audiovisual Catarinense

::  Revista Retratos do Audiovisual Catarinense

Atendendo a solicitações do público e com o objetivo de dar mais transparência ao Edital, está disponível para leitura e download o Relatório com informações acerca das cinco últimas edições do Prêmio Catarinense de Cinema.

:: Acesse aqui o Relatório

O documento apresenta dados gerais, evolução no número de inscritos credenciados, dos valores pagos, distribuição dos prêmios por região do estado, entre outros. Estão compiladas informações sobre as edições de 2013, 2014/2015, 2018, 2019 e 2020.

Biografia de um museu – ano 2003 (Histórico do MASC e catalogação de seu acervo)
A realização deste livro é uma homenagem a HARRY LAUS, o grande idealizador de projetos, um homem que sempre acreditou na Equipe do MASC e tanto incentivou as artes plásticas em Santa Catarina.

 

Equipe de trabalho do “Biografia de um Museu”: Fábio Cabral (fotografia), André Prado (digitação), Cristina Siqueira (coordenação fotográfica), Jayro Schmidt (projeto gráfico, revisão e consultoria), Nancy Bortolin (organização, pesquisa e redação), Kissia Nascimento (assistente) e Ronaldo Linhares (coordenação fotográfica).

 

 

MASC recebe performance e conversa com artista selecionada pelo Salão Victor Meirelles

O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) será palco, na próxima sexta-feira (27), da performance “Gênesis 03:16” e da conversa “O corpo negro em ação de contra-ataque: performance como re-existência”, ambas com a artista Priscila…

Museu de Arte de Santa Catarina apresenta exposição do 11º Salão Nacional Victor Meirelles

Momento bastante esperado pelo público e artistas da área, será aberta na próxima segunda-feira (9), às 19h, a exposição com as obras vencedoras do 11º Salão Nacional Victor Meirelles, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC).…

Exposição do 11º Salão Nacional Victor Meirelles será aberta dia 9 de maio no MASC

Já está definida a data para a abertura da exposição com as obras vencedoras do 11º Salão Nacional Victor Meirelles. No dia 9 de maio, às 19h, os trabalhos dos 25 artistas selecionados serão colocadas para a visitação do público,…