Marca GOV 110px

Desde sua criação, em 1991, pelo Decreto Estadual nº 615, até o ano de 2004, o SEM prestou assessoria pontual aos museus e aprimorou os contatos técnicos da FCC com instituições museológicas. Sua atuação está vinculada a Gerência de Museus da FCC, responsável pela coordenação dos museus administrados pela Fundação.

No âmbito nacional, a implantação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), pelo Decreto n° 5.264, de 5 de novembro de 2004, e de políticas públicas voltadas à área museológica pelo Ministério da Cultura (MinC), motivou a FCC a promover em Santa Catarina um amplo debate a fim de reestruturar a política estadual de museus e reformular sua atuação.

Uma das ações para tal promoção é o Fórum de Museus de Santa Catarina, que em 2019 chegou a sua 5ª realização, em Laguna. No evento, foi discutida e aprovada a minuta do Estatuto Catarinense de Museus a ser apresentada como proposta de lei. O primeiro Fórum ocorreu em 2005, na cidade de Florianópolis, onde foram debatidas e aprovadas as diretrizes da Política Estadual de Museus (PEM), bem como a minuta do Decreto para institucionalização do SEM/SC.

Em 2006, com a sanção do Decreto Estadual nº 4.163, cuja criação foi estimulada pelas ações do 1º Fórum de Museus, o SEM torna-se responsável “pela coordenação e sistematização da PEM e articulação entre os museus catarinenses”.

Desde então, a Política Estadual de Museus (PEM) é discutida nas edições dos Fóruns, onde são sugeridas e aprovadas novas propostas de revisão da mesma. O 2º Fórum de Museus de Santa Catarina aconteceu na cidade de Joinville em 2010, que teve como temática Patrimônio Cultural, Museus e Direitos Humanos.

O 3º Fórum, por sua vez, ocorreu no município de Chapecó, impulsionado pelo processo de regionalização das ações do Sistema Estadual de Museu. No evento, realizou-se consulta pública e os participantes foram convidados a analisar e construir propostas de ações, em grupos de discussão divididos conforme região de atuação do participante. Na perspectiva de estruturar tais propostas (que haviam sido sistematizadas e aprovadas em plenária final) e planejar ações para os anos seguintes, a equipe do SEM, com apoio do Comitê Gestor, inicia a construção do texto do Plano Setorial Estadual de Museus. Para tanto, foram promovidos sete encontros regionais, no ano de 2013.

A aprovação do texto final do Plano se deu em reunião plenária do 4º Fórum Estadual de Museus, em Florianópolis, dia 6 de novembro de 2013. O 5º Fórum Catarinense de Museus ocorreu de 15 a 17 de julho de 2019, em Laguna, e teve o objetivo de refletir, debater e aprovar o Estatuto Catarinense de Museus.