Marca GOV 110px

cadastroO Cadastro Catarinense de Museus é um programa permanente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) coordenado pelo Sistema Estadual de Museus (SEM). O Cadastro é uma ferramenta extremamente importante para as instituições museais catarinenses, pois ao sistematizar suas informações revela aspectos fundamentais para o entendimento do panorama do campo museal no estado. Portanto, trata-se de um programa essencial para a compreensão dos perfis e dos desafios de nossos museus, servindo como base para a elaboração de políticas públicas que favoreçam o progresso e o fortalecimento do campo museal em Santa Catarina.

Para cadastrar sua instituição e fazer parte de nossa rede basta preencher o formulário abaixo, que será analisado pela equipe do SEM. Após a análise dos dados encaminharemos o Termo de Adesão, documento que oficializa a parceria com o SEM. Precisa de ajuda sobre como preencher o Cadastro? Então confira o Caderno de Orientação Cadastro Catarinense de Museus

:: Acesse o formulário de preenchimento do Cadastro Catarinense de Museus

Tanto o Cadastro quanto a Adesão são de fundamental importância para o museu e, sobretudo, para o fortalecimento da rede museal de Santa Catarina. Entre os benefícios garantidos aos museus cadastrados no SEM estão visitas técnicas gratuitas, participação em eventos de capacitação, oportunidade de inscrição em editais de fomento, dentre outros. Além disso, com a adesão atualizada, os dados da instituição poderão ser utilizados em publicações produzidas pela FCC e por seus parceiros, como o Guia de Museus de Santa Catarina, que traz visibilidade e prestígio à instituição ao inseri-la no circuito museal e turístico do estado.

O Cadastro Catarinense de Museus atende tanto ao eixo Gestão, da Política Estadual de Museus, quanto ao Plano Setorial de Museus aprovado em 2013. É um programa criado para ser uma ferramenta de constante levantamento de informações sobre os museus catarinenses e desde seu lançamento tem possibilitado o estabelecimento de parâmetros para a certificação e o registro das instituições. Além disso, vem proporcionando a geração de indicadores sobre o setor, instrumentos fundamentais para a elaboração das metas do Plano Setorial de Museus e, consequentemente, para a qualificação das propostas de políticas públicas para os museus. Outro aspecto a ser ressaltado é a atenção ao Princípio da Transparência, uma vez que o Cadastro apresenta e torna acessível à sociedade os dados coletados, fomentando a ampliação da pesquisa e do controle social sobre os museus de Santa Catarina.

Relatório do Cadastro Catarinense de Museus

Relatório CCMA segunda edição do Relatório do Cadastro Catarinense de Museus - 2021 conta com dados coletados durante a campanha de cadastramento das instituições museológicas do estado, realizada pela coordenação do SEM/SC de 1º de janeiro de 2018 a 31 de outubro de 2020. Teve a participação de 166 instituições.

A intenção é que as informações coletadas a partir deste relatório contribuam para a análise e reflexão sobre a importância das instituições museológicas na nossa sociedade e na criação de políticas públicas necessárias para fomentá-las.

Baixe em PDF