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A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) promove nos dias 24 e 25 de março, no Hotel Villa Real, em São Francisco do Sul, o IV Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura. O evento emerge como um importante evento que congrega a totalidade dos gestores municipais de cultura para debater assuntos recorrentes à gestão da área e à troca de experiências referentes à administração pública municipal.

O objetivo do fórum é proporcionar a integração das regiões catarinenses, além de promover o debate das políticas públicas do setor cultural, ampliando o diálogo entre o Ministério da Cultura (MinC), as prefeituras e o governo do Estado, com o objetivo de fortalecer as ações de programas já existentes e iniciar futuras parcerias. O público-alvo são prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, dirigentes da área cultural e servidores da administração pública envolvidos com a gestão cultural.

A Fecam trabalha há 32 anos em prol do fortalecimento das administrações públicas municipais. Juntamente com as Associações de Municípios de Santa Catarina promove, periodicamente, ações que busquem fomentar o desenvolvimento dos municípios e estão presentes na organização de mobilizações e eventos que visem atender às reivindicações municipais. 

>> Mais informações sobre o evento e a programação completa estão disponíveis no site oficial

Fonte: Federação Catarinense de Municípios

O Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor), vinculado à Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), divulga a lista de selecionados para o estágio supervisionado em Conservação. "Parabenizamos os selecionados e contamos com sua dedicação na fase de aprendizado e posterior responsabilidade em suas regiões quanto à salvaguarda do Patrimônio Cultural Material Catarinense", ressalta o conservador e restaurador do Atecor, Marcelino Donizeth de Mello Correia. 
 
Confira os selecionados:
 
João Altair Soares dos Santos
Joceli Padilha
Luciana Scussel d'Eça Neves
Marco Antonio Figueiredo Ballester Junior
Nadir Zimmer Telegen
Rachel Teixeira Dantas
Tiago Castaño Moraes
 
A proposta do estágio é capacitar profissionais para atuarem na rede do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC). O estágio ocorrerá no período de 17 de março a 9 de dezembro de 2014, às segundas e terças-feiras, uma vez por mês, no horário de 9h às 12h e de 13h às 17h. As atividades ocorrerão nas dependências da Fundação Catarinense de Cultura (Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis ).
 
Mais sobre o Atecor - Criado em 1982, o Atecor é um setor da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural. Presta serviços de conservação-restauração aos acervos dos museus vinculados à Fundação Catarinense de Cultura e de obras de arte de propriedade do Estado. É responsável pela aprovação de projetos e fiscalização de intervenções de conservação-restauração nos bens móveis e integrados existentes nos bens edificados tombados pelo Estado. Também assessoria técnica às instituições que necessitam de atendimento em conservação de acervos museológicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

Foram lançadas no dia 6 de março três chamada públicas destinadas à quarta edição da Teia da Cultura – denominada Teia Nacional da Diversidade – que acontece de 19 a 24 de maio de 2014, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN). Os editais se destinam ao cadastro de propostas de artístico-culturais para a Mostra Artística e Atividades Formativas, além da Feira da Economia Solidária e Criativa; e a processos seletivos voltados à escolha da marca do evento e para a realização de cobertura colaborativa.

Confira os editais aqui

O Ibram lembra que Pontos de Memória podem garantir sua participação na Teia através de seleção nas três chamadas públicas agora abertas, assim como por meio de convite para ministrar atividades relacionadas à formação e capacitação e da eleição de delegados nas Teias e Fóruns estaduais de Cultura. A Teia Nacional da Diversidade pretende reunir as ações estruturantes do Programa Cultura Viva (Pontos e Pontões) e as ações transversais ao Programa Cultura Viva, entre as quais estão incluídos os Pontos de Memória e suas redes, por entender que essas iniciativas e processos museais, protagonizados por grupos, povos, comunidades e movimentos sociais, refletem a memória e a diversidade cultural do país.

Fonte: Ibram

Um dos eventos mais tradicionais do mês de março na capital catarinense está completando 20 anos. Realizado nas comemorações do aniversário do município, o concurso Foto Grafia da Cidade – 20ª Maratona Fotográfica de Florianópolis já está recebendo inscrições de profissionais, estudantes e apaixonados pela arte de fotografar. Os interessados podem se cadastrar até dia 14 de março no Estúdio Vita Produções, na rua Felipe Schmidt, 706, loja 6, no Centro.

Promovida pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, nos dias 22 e 23 de março, a vigésima edição do concurso será realizada em novo endereço na região central da cidade. A largada dos participantes está marcada para o sábado (22), às 12 horas, no Espaço Cultural do Terminal Rodoviário Rita Maria, e o encerramento ocorrerá no domingo (23), às 18 horas, no mesmo local – ocasião em que as imagens registradas serão devolvidas em CD ou filme. O evento é gratuito.

Em 2014, o concurso vai distribuir cerca de R$ 20 mil em prêmios aos participantes que apresentarem as melhores imagens sobre o tema “Para além do que se vê”. Os candidatos acima de 18 anos podem se inscrever nas modalidades filme e digital, enquanto que a faixa etária de 6 a 17 anos pode concorrer na modalidade infantojuvenil. O regulamento, a ficha de inscrição e demais formulários estão disponíveis no site da Fundação Franklin Cascaes, no portal da Prefeitura da Capital (NESTE LINK).

O concurso Foto Grafia da Cidade – 20ª Maratona Fotográfica de Florianópolis conta com o patrocínio do Estúdio Vita Produções, e com apoio do Departamento de Transportes e Terminais do Estado de Santa Catarina (Deter/SC); SoClick; Rádio Udesc 100.1 FM e Alternativa Mídia. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3324-1415, na Diretoria de Artes.

Para crianças e adultos

Inspirando diversas promoções do gênero pelo país, o concurso fotográfico de Florianópolis é um dos mais antigos do Brasil. O evento estimula e desenvolve o gosto pela fotografia, revelando diversos olhares sobre a cidade e contribuindo para incorporar milhares de imagens ao acervo iconográfico do município. Em 2013, 239 fotógrafos concorreram nas categorias acima de 18 anos e 21 participantes concluíram os temas propostos para a faixa etária de 6 a 15 anos. Em dois dias de atividades, o concurso registrou 2.994 imagens da cidade.

Moradores da Grande Florianópolis interessados em participar do concurso devem fazer a inscrição até 14 de março no Estúdio Vita, das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 12 horas no sábado, para retirar o material de participação. No ato da inscrição, o candidato vai receber gratuitamente um CD-R ou rolo de filme (12 poses, colorido), previamente numerado conforme a modalidade escolhida.

Para facilitar a participação de fotógrafos de outros municípios catarinenses e também de outros estados do Brasil, tendo em vista a grande procura por parte desse público, foi aberta a pré-inscrição pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Entretanto, o candidato deve confirmar a participação no dia da largada (22), até as 10h, retirando o CD ou filme e entregando a documentação exigida.

Largada e encerramento

Limitada a 450 participantes, a vigésima edição do concurso fotográfico terá duração de 30 horas. Todos os temas serão anunciados de uma única vez, na largada, às 12 horas de sábado (22) e, a partir daí, os candidatos inscritos nas modalidades acima de 18 anos devem registrar imagens referentes a 12 temas. Na categoria infantojuvenil serão exigidas apenas seis fotografias, uma por tema, com uso de máquinas digitais, tablets ou celulares. A maratona de fotos encerra no domingo (23), às 18h.

A 20ª edição da maratona fotográfica vai distribuir cerca de R$ 20 mil em prêmios para os autores dos melhores conjuntos de fotos. Na modalidade filme, a premiação é de R$ 3,5 mil (1º lugar) e R$ 2,5mil (2º lugar), enquanto que na modalidade digital varia de R$ 1mil a R$ 2,5 mil de acordo com a categoria de participação e a classificação obtida – primeiro ou segundo lugar.

Além disso, haverá premiação de R$ 300 para os autores das 20 melhores fotografias selecionadas individualmente pela comissão julgadora entre as imagens concorrentes nas modalidades filme e digital. Na infantojuvenil, os autores do melhor conjunto de imagens – nas faixas etárias de 6 a 9 anos, 10 a 12 anos, 13 a 15 anos, e 16 a 17 anos – vão receber prêmios de participação.

O quê: Concurso Foto Grafia da Cidade / 20ª Maratona Fotográfica de Florianópolis
Quando: inscrições até 14 de março
Segunda a sexta-feira – 9h às 18h
Sábado – 9h às 12h
Onde: Estúdio Vita Produções
Rua Felipe Schimidt 706, loja 6, no Centro
(48) 3241-1414
Quanto: gratuito
Informações: (48) 3324-1415 – Diretoria de Artes /FCFFC

Fonte: Fundação Cultural de Fpolis Franklin Cascaes

Desde março de 2014, o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) se tornou sala de aula para os alunos da disciplina Teoria e História da Arte V, do curso de Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). As aulas serão realizadas no espaço a cada 15 dias, graças a uma parceria entre a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), administradora do Museu, e o Centro de Artes (Ceart) da Udesc.

Coordenadas pelas professoras Rosângela Miranda Cherem e Lygia Helena Roussenq Neves, esta também administradora do Masc, as aulas ocorrerão no período noturno, das 18h às 21h, sempre na presença da coordenadora e equipe do museu. O resultado final da disciplina será a produção de textos discentes destinados a uma publicação organizada pelas coordenadoras da proposta. Durante as aulas, os estudantes também pesquisarão sobre o acervo institucional do Museu, incluindo os registros e material bibliográfico disponível.

Além de aumentar a visibilidade do acervo artístico e documental do Masc, a experiência possibilitará que os alunos possam formar um repertório com/sobre obras de artistas do período que se conhece como alto modernismo brasileiro, devidamente identificadas em sua singularidade histórica e conceitual. O conhecimento e análise presencial das obras também permitirá a identificação de diferenças e semelhanças das principais sensibilidades e percepções artísticas, considerando as mesmas como fruto de uma combinação entre persistências e alterações, sobrevivências e metamorfoses, reverberando na atualidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC