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O Grupo Fãs de Teatro, de Blumenau, oferece o curso Comunicação pessoal - Teatro para não atores, destinado a quem quer experimentar a linguagem artística para melhorar sua comunicação diante de um público e na vida pessoal. Serão abertas duas turmas nas segundas-feiras, uma para adolescentes (14h às 17h) e outra para adultos (19h às 22h). As aulas se iniciam dia 24 de março. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (47) 9936-2407 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O curso é destinado a pessoas interessadas em desenvolver sua comunicação pessoal e melhorar a comunicação em público, através de exercícios teatrais. Esse segmento é uma atividade artística que possibilita desbloqueios e amplia o poder de comunicação do indivíduo.

O curso será ministrado pela atriz, diretora teatral e professora Natália Curioletti, formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) no curso de Bacharelado em Artes Cênicas (2006) e Licenciatura em Teatro (2007), com especialização em Encenação Teatral no Instituto Gene (2009). Ela faz parte da equipe de trabalho do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau desde 2003. Trabalhou como professora de Artes-teatro da rede estadual de ensino de 2003 a 2006, na Educação Especial de 2007 a 2009, e na rede municipal de Ensino de Gaspar de 2009 a 2011. Atualmente é integrante do Grupo Fãs de Teatro e diretora do Grupo de Teatro da Casa.

Saiba mais

Indicado para: profissionais ou estudantes de qualquer área que desejam desinibir-se e melhorar a comunicação verbal e corporal no trabalho e na vida social
Objetivo: Proporcionar o contato com técnicas de teatro para desenvolver a criatividade, autoconfiança e ampliar a desenvoltura na comunicação pessoal e em grupo
Metodologia: aulas práticas com jogos teatrais, técnicas de improvisação, interação com o grupo, criação de cenas. Exercícios de percepção e expressão corporal e vocal, criação coletiva.
Vagas: máximo de dez por turma
Local: sede do Grupo Fãs de Teatro (Rua Capitão Euclides de Castro, 141 sala 1, 1º andar - Centro)
Carga Horária: 30 horas/aula
Turmas: segundas-feiras, das 19h às 22h (adulto), e 14h as 17h (adolescente)
Investimento: entrada e mais três parcelas de R$ 125
Início das aulas: 24 de março

Na internet: http://www.grupofasdeteatro.blogspot.com.br/ facebok/grupofasdeteatro

Fonte: Fundação Cultural de Blumenau

A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) promove nos dias 24 e 25 de março, no Hotel Villa Real, em São Francisco do Sul, o IV Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura. O evento emerge como um importante evento que congrega a totalidade dos gestores municipais de cultura para debater assuntos recorrentes à gestão da área e à troca de experiências referentes à administração pública municipal.

O objetivo do fórum é proporcionar a integração das regiões catarinenses, além de promover o debate das políticas públicas do setor cultural, ampliando o diálogo entre o Ministério da Cultura (MinC), as prefeituras e o governo do Estado, com o objetivo de fortalecer as ações de programas já existentes e iniciar futuras parcerias. O público-alvo são prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, dirigentes da área cultural e servidores da administração pública envolvidos com a gestão cultural.

A Fecam trabalha há 32 anos em prol do fortalecimento das administrações públicas municipais. Juntamente com as Associações de Municípios de Santa Catarina promove, periodicamente, ações que busquem fomentar o desenvolvimento dos municípios e estão presentes na organização de mobilizações e eventos que visem atender às reivindicações municipais. 

>> Mais informações sobre o evento e a programação completa estão disponíveis no site oficial

Fonte: Federação Catarinense de Municípios

A Fundação de Cultura Cultura (FCC) comunica que mantém o calendário das oficinas, "Oficina da Palavra"; "Linguagem em Artes Plásticas" e "História da Pintura", ministradas por Jayro Schmidt e "Oficina de Gravuras", ministrada por Bebeto, com início nessa segunda-feira (24), no Centro Integrado de Cultura (CIC).

A oficina "Composição e Teoria das Cores", ministrada por Patrícia Amante, está temporariamente suspensa. Nova data será divulgada no site da FCC e os alunos serão avisados por telefone. Mais informações no telefone (48) 3664-2638, das 7h às 13h.


Confira as oficinas

Oficina da Palavra - Oficina de práticas literárias, tendo como objetivo o escrever com fundamentações teóricas e históricas. Nas práticas, com abrangências ficcionais e não-ficcionais, serão incluídas experimentações de linguagens.

Ministrante: Jayro Schmidt
Período: 25 de março a 24 de junho de 2014
Dias da semana: terças-feiras
Hora: 14h às 16h
Sala: 02
Idade: a partir de 15 anos

Linguagem em Artes Plásticas - A oficina disponibilizará técnicas e materiais em função das expressões artísticas relacionadas com o desenho, a pintura e a colagem. Abrange conceitos a partir do moderno e do pós-moderno.

Ministrante: Jayro Schmidt
Período: 26 de março a 25 de junho de 2014
Dias da semana: quartas-feiras
Horário: 14h às 16h
Pré-requisito: experiência em pintura (marcar entrevista com orientador)
Nº de vagas: 10
Sala: 03

História da Pintura - do século XV ao início do século XX - A oficina abrange os principais períodos da arte a partir do século XV, com a Renascença, até o início do século XX, com as vanguardas artísticas. O conteúdo, cujos argumentos são demonstrados com imagens, segue duas linhas de exposição: a história propriamente dita, com abrangências culturais, e a história das obras e seus respectivos artistas.

Ministrante: Jayro Schmidt
Período: 27 de março a 26 de junho de 2014
Dias da semana: quintas-feiras
Horário: 14h às 16h
Mínimo de alunos: 10
Máximo de alunos: 15

Composição e Teoria das Cores - A oficina propõe conhecer a teoria das cores, através da história geral da cor, a luz e a física óptica, além de identificar as cores primárias, secundárias, terciárias, complementares, quentes e frias e interpretar a psicologia das cores. Também analisar o círculo das cores primárias, secundárias e terciárias, além de simetria e assimetria dos elementos. A oficina abordará ainda o uso das cores segundo as diferentes culturas e países.

Turma I
Ministrante: Patrícia Amante
Período: 24 de março a 23 de junho de 2014
Dias da semana: segundas-feiras
Horário: 14h às 16h
Mínimo de alunos: cinco
Máximo de alunos: oito

Turma II
Ministrante: Patrícia Amante
Período: 28 de março a 27 de junho de 2014
Dias da semana: sextas-feiras
Horário: 9h às 11h
Mínimo de alunos: cinco
Máximo de alunos: oito

Oficina de Gravura - A oficina de Gravura, tem como objetivo ampliar o conhecimento e o universo percentual da imagem impressa planográfica, possibilitando pesquisa e histórico, técnica plástica. Promover o conhecimento do processo e diferentes técnicas de materiais.

Técnicas de Gravuras

Xilogravura
Do grego xilos (madeira), é a técnica que se origina de um trabalho de incisão manual feito diretamente sobre uma matriz de madeira. Utilizando instrumentos de corte apropriados (goiva, facas, formões e buris), a matéria é retirada do suporte, deixando visível um contorno de altos e baixos relevos. Seu caráter dominante reside na extração, e não na edição da matéria, subvertendo portando a atitude do artista: os espaços emergem de dentro para fora. O sulco e o relevo geram assim valores de luz, sombra e zonas intermediárias em que o preto e o branco não significam cheio e vazio.

Litografia
Do grego Lithos (pedra) e graféin (grafia, escrita), é um tipo de gravura. Essa técnica de gravura envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária), com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo. Ao contrário de outras técnicas de gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acúmulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através das fendas e sulcos na matriz como ocorre na xilogravura e na gravura em metal. Seu primeiro nome foi manuscritos e desenhos originais.

Gravura em Metal
é a técnica que utiliza tanto os métodos diretos como indiretos para incorporar à matriz (em geral) de cobre, latão (ou zinco) uma imagem com características nitidamente peculiares a esse processo de gravura. Nos chamados métodos, a mão e instrumentos atuam sulcando a superfície. Nos métodos indiretos, além dos instrumentos (atuam sulcando) são utilizados intermediários, tais como, mordentes mais seu tempo de atuação, ceras, vernizes, redutores.

Monotipia
A monotipia é uma técnica de impressão muito simples. A impressão obtida é única quando a pintura é feita diretamente sobre a superfície lisa e, após, transferida para o papel ou tecido, permitindo também que se crie mais de uma impressão. Para que isso seja possível, utiliza-se um desenho como gabarito, o qual é colocado sob a placa de impressão. Nesse caso deve ser transparente. As partes a serem impressas são cobertas com tinta e transferidas para o papel ou tecido.

Turma I
Ministrante: Bebeto
Horário: das 9h às 12h (matutino)
Dias da semana: segundas, quartas e sextas-feiras
Nº de vagas: 20 alunos
Idade mínima: 12 anos
Sala: 09

Turma II
Ministrante: Bebeto
Horário: das 14h às 18h (vespertino)
Dias da semana: segundas, quartas e sextas-feiras
Nº de vagas: 20 alunos
Idade mínima: 12 anos
Sala: 09

Turma III
Ministrante: Bebeto
Horário: das 19h às 21h (noturno)
Dias da semana: segundas e quartas-feiras
Nº de vagas: 20 alunos
Idade mínima: 12 anos
Sala: 09

Mais sobre as Oficinas de Arte - As Oficinas de Arte foram criadas por José Silveira d´ávila em 1981. Na ocasião, diretor do Museu de Arte de Santa Catarina, sediado no prédio da Alfândega, Florianópolis. A gravura foi o núcleo inicial, especificamente com pesquisa em litografia, seguida pela xilogravura, o desenho e a tapeçaria.

Em 1983, com a transferência do Museu para o prédio do Centro Integrado de Cultura, as Oficinas de Arte ganharam espaço adequado, porém obtendo ação efetiva somente a partir de 1987 com o ensino contemporâneo das artes plásticas.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

O Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), abre a temporada de oficinas gratuitas no Centro Integrado de Cultura (CIC) com vagas para Oficina da Palavra, Linguagem em Artes Plásticas, História da Pintura – do Século XV ao início do Século XX, Composição e Teoria das Cores e Oficinas de Gravura. Inscrições pelo telefone (48) 3664-2638, de 14 a 21 de março, das 7h às 13h.

Confira as oficinas

Oficina da Palavra - Oficina de práticas literárias, tendo como objetivo o escrever com fundamentações teóricas e históricas. Nas práticas, com abrangências ficcionais e não-ficcionais, serão incluídas experimentações de linguagens.

Ministrante: Jayro Schmidt
Período: 25 de março a 24 de junho de 2014
Dias da semana: terças-feiras
Hora: 14h às 16h
Sala: 02
Idade: a partir de 15 anos

Linguagem em Artes Plásticas - A oficina disponibilizará técnicas e materiais em função das expressões artísticas relacionadas com o desenho, a pintura e a colagem. Abrange conceitos a partir do moderno e do pós-moderno.

Ministrante: Jayro Schmidt
Período: 26 de março a 25 de junho de 2014
Dias da semana: quartas-feiras
Horário: 14h às 16h
Pré-requisito: experiência em pintura (marcar entrevista com orientador)
Nº de vagas: 10
Sala: 03

História da Pintura – do século XV ao início do século XX - A oficina abrange os principais períodos da arte a partir do século XV, com a Renascença, até o início do século XX, com as vanguardas artísticas. O conteúdo, cujos argumentos são demonstrados com imagens, segue duas linhas de exposição: a história propriamente dita, com abrangências culturais, e a história das obras e seus respectivos artistas.

Ministrante: Jayro Schmidt
Período: 27 de março a 26 de junho de 2014
Dias da semana: quintas-feiras
Horário: 14h às 16h
Mínimo de alunos: 10
Máximo de alunos: 15

Composição e Teoria das Cores - A oficina propõe conhecer a teoria das cores, através da história geral da cor, a luz e a física óptica, além de identificar as cores primárias, secundárias, terciárias, complementares, quentes e frias e interpretar a psicologia das cores. Também analisar o círculo das cores primárias, secundárias e terciárias, além de simetria e assimetria dos elementos. A oficina abordará ainda o uso das cores segundo as diferentes culturas e países.

Turma I
Ministrante: Patrícia Amante
Período: 24 de março a 23 de junho de 2014
Dias da semana: segundas-feiras
Horário: 14h às 16h
Mínimo de alunos: cinco
Máximo de alunos: oito

Turma II
Ministrante: Patrícia Amante
Período: 28 de março a 27 de junho de 2014
Dias da semana: sextas-feiras
Horário: 9h às 11h
Mínimo de alunos: cinco
Máximo de alunos: oito

Oficina de Gravura - A oficina de Gravura, tem como objetivo ampliar o conhecimento e o universo percentual da imagem impressa planográfica, possibilitando pesquisa e histórico, técnica plástica. Promover o conhecimento do processo e diferentes técnicas de materiais.

Técnicas de Gravuras

Xilogravura
Do grego xilos (madeira), é a técnica que se origina de um trabalho de incisão manual feito diretamente sobre uma matriz de madeira. Utilizando instrumentos de corte apropriados (goiva, facas, formões e buris), a matéria é retirada do suporte, deixando visível um contorno de altos e baixos relevos. Seu caráter dominante reside na extração, e não na edição da matéria, subvertendo portando a atitude do artista: os espaços emergem de dentro para fora. O sulco e o relevo geram assim valores de luz, sombra e zonas intermediárias em que o preto e o branco não significam cheio e vazio.

Litografia
Do grego Lithos (pedra) e graféin (grafia, escrita), é um tipo de gravura. Essa técnica de gravura envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária), com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo. Ao contrário de outras técnicas de gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acúmulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através das fendas e sulcos na matriz como ocorre na xilogravura e na gravura em metal. Seu primeiro nome foi manuscritos e desenhos originais.

Gravura em Metal
É a técnica que utiliza tanto os métodos diretos como indiretos para incorporar à matriz (em geral) de cobre, latão (ou zinco) uma imagem com características nitidamente peculiares a esse processo de gravura. Nos chamados métodos, a mão e instrumentos atuam sulcando a superfície. Nos métodos indiretos, além dos instrumentos (atuam sulcando) são utilizados intermediários, tais como, mordentes mais seu tempo de atuação, ceras, vernizes, redutores.

Monotipia
A monotipia é uma técnica de impressão muito simples. A impressão obtida é única quando a pintura é feita diretamente sobre a superfície lisa e, após, transferida para o papel ou tecido, permitindo também que se crie mais de uma impressão. Para que isso seja possível, utiliza-se um desenho como gabarito, o qual é colocado sob a placa de impressão. Nesse caso deve ser transparente. As partes a serem impressas são cobertas com tinta e transferidas para o papel ou tecido.

Turma I
Ministrante: Bebeto
Horário: das 9h às 12h (matutino)
Dias da semana: segundas, quartas e sextas-feiras
Nº de vagas: 20 alunos
Idade mínima: 12 anos
Sala: 09

Turma II
Ministrante: Bebeto
Horário: das 14h às 18h (vespertino)
Dias da semana: segundas, quartas e sextas-feiras
Nº de vagas: 20 alunos
Idade mínima: 12 anos
Sala: 09

Turma III
Ministrante: Bebeto
Horário: das 19h às 21h (noturno)
Dias da semana: segundas e quartas-feiras
Nº de vagas: 20 alunos
Idade mínima: 12 anos
Sala: 09

Mais sobre as Oficinas de Arte - As Oficinas de Arte foram criadas por José Silveira d'Ávila em 1981. Na ocasião, diretor do Museu de Arte de Santa Catarina, sediado no prédio da Alfândega, Florianópolis. A gravura foi o núcleo inicial, especificamente com pesquisa em litografia, seguida pela xilogravura, o desenho e a tapeçaria.

Em 1983, com a transferência do Museu para o prédio do Centro Integrado de Cultura, as Oficinas de Arte ganharam espaço adequado, porém obtendo ação efetiva somente a partir de 1987 com o ensino contemporâneo das artes plásticas.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

O Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor), vinculado à Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), divulga a lista de selecionados para o estágio supervisionado em Conservação. "Parabenizamos os selecionados e contamos com sua dedicação na fase de aprendizado e posterior responsabilidade em suas regiões quanto à salvaguarda do Patrimônio Cultural Material Catarinense", ressalta o conservador e restaurador do Atecor, Marcelino Donizeth de Mello Correia. 
 
Confira os selecionados:
 
João Altair Soares dos Santos
Joceli Padilha
Luciana Scussel d'Eça Neves
Marco Antonio Figueiredo Ballester Junior
Nadir Zimmer Telegen
Rachel Teixeira Dantas
Tiago Castaño Moraes
 
A proposta do estágio é capacitar profissionais para atuarem na rede do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC). O estágio ocorrerá no período de 17 de março a 9 de dezembro de 2014, às segundas e terças-feiras, uma vez por mês, no horário de 9h às 12h e de 13h às 17h. As atividades ocorrerão nas dependências da Fundação Catarinense de Cultura (Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis ).
 
Mais sobre o Atecor - Criado em 1982, o Atecor é um setor da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural. Presta serviços de conservação-restauração aos acervos dos museus vinculados à Fundação Catarinense de Cultura e de obras de arte de propriedade do Estado. É responsável pela aprovação de projetos e fiscalização de intervenções de conservação-restauração nos bens móveis e integrados existentes nos bens edificados tombados pelo Estado. Também assessoria técnica às instituições que necessitam de atendimento em conservação de acervos museológicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC