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O setor de Pesquisa de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa estará recebendo, entre os dias 1 de fevereiro e 1 de março de 2015, propostas para apresentação de trabalhos no VI Seminário Internacional de Políticas Culturais, que será realizado nos dias 26, 27, 28 e 29 de maio de 2015. Serão aceitos somente trabalhos que tenham foco na área de políticas culturais. O objetivo é a apresentação e discussão de estudos que promovam a reflexão e o debate entre estudantes, pesquisadores, professores e demais profissionais que atuem ou tenham interesse na área de políticas culturais.
 
Inscrições
Poderão submeter trabalhos estudantes de mestrado e doutorado, mestres, doutores, gestores e professores de instituições de nível superior. O número máximo de autores por artigo será de três. O envio do trabalho deverá ser feito exclusivamente por e-mail, para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., constando em assunto “submissão de artigo”. As inscrições são gratuitas.
 
Normas para formatação
O trabalho deve ser um artigo completo, que deverá ter entre 10 e 15 laudas (incluindo as referências bibliográficas). Os textos deverão ser escritos em Times New Roman 12, espaçamento entre linhas 1,5 e formato Word. O arquivo deverá ter o nome do autor (ou do 1º, quando houver mais de um).
Na primeira página do texto devem constar os seguintes itens: título do artigo centralizado, em caixa-alta e em negrito; nome completo do(s) autor(es) alinhados à direita, indicando em nota de rodapé o grau de formação, vínculos institucionais e e-mail; resumo de 5 (cinco) a 10 (dez) linhas, com espaçamento simples; e 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.
 
 
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Tem o sonho de ser escritor? Então fique atento, pois começa no próximo dia 19 a inscrição para o Prêmio Sesc de Literatura 2015, categorias contos e romance. Poderão concorrer escritores brasileiros e estrangeiros, residentes no Brasil, com mais de 18 anos. Cada concorrente poderá participar com apenas uma obra por categoria. Os vencedores terão as obras publicadas pela editora Record com uma tiragem inicial de dois mil exemplares.
 
Esse ano a novidade é que a inscrição será totalmente online. O livro será enviado (em formato Word) através de um formulário disponível no site www.sesc.com.br/premiosesc. O candidato deverá adotar um pseudônimo, não podendo assinar a obra com o nome verdadeiro. A inscrição gera um código identificador automaticamente e, com esse, o inscrito poderá acompanhar o processo de avaliação.
 
O livro deve ser inédito, não valem os já publicados, mesmo que apenas na internet. A obra na categoria conto deverá ter entre 140 a 400 mil caracteres e na categoria romance entre 180 e 600 mil caracteres.
 
Os textos serão analisados por uma comissão julgadora composta de escritores, jornalistas, críticos literários e especialistas em literatura. E o resultado será divulgado em julho. Vale lembrar que não podem concorrer funcionários, estagiários e parentes (até segundo grau) de funcionários do Sesc, da Confederação Nacional do Comércio e das Federações do Comércio, da editora Record, bem como estagiários e parentes (até segundo grau) de funcionários e nem dos envolvidos no processo de julgamento do concurso. Além disso, os vencedores de edições anteriores não poderão se candidatar.
 
Em onze anos de Prêmio Sesc, já foram 19 escritores premiados. Na última edição, os livros vencedores foram: o romance “Enquanto Deus não está olhando”, da jornalista Débora Ferraz e o livro de contos “Parafilias”, do bancário Alexandre Marques. “Recomendo o Prêmio a quem sonha em ser escritor. Sou a prova de que é possível. Sou uma escritora paraibana, longe dos centros editoriais e hoje vejo meu livro em livrarias do Brasil todo. É gratificante”, conta Débora. “Foi uma grande mudança. Antes, escrever era um hobby. Só amigos e familiares tinham acesso aos meus textos. Agora, além do Parafilias, já estou com o segundo livro em andamento, também pela editora Record”, afirma Alexandre.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sesc

As inscrições podem ser realizadas somente via Internet até às 23h59min do dia 17 de março de 2015, pelo site www.objetivas.com.br. Os candidatos poderão se inscrever apenas em um cargo, devido a data e ao horário de aplicação da prova ser o mesmo para todos os cargos. O valor da inscrição varia de R$ 65,00 a R$ 140,00. O pagamento deverá ser efetuado em qualquer agência bancária ou terminal de autoatendimento, através de boleto impresso, até o dia 18 de março de 2015. Não será aceito pagamento por meio de agendamento, depósito ou transferência bancária.
 
Para todos os cargos, o concurso constará de prova objetiva, de caráter eliminatório/classificatório, em primeira etapa, com questões objetivas, de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas, compatíveis com o nível de escolaridade, com a formação acadêmica exigida e com as atribuições dos cargos. A prova objetiva será aplicada em 26 de abril de 2015, em local e horário a serem informados, com duração de 4 (quatro) horas ininterruptas. Para cargos como "operadores de máquinas" haverá provas práticas.
 
Os candidatos devem comparecer com antecedência de 1 (uma) hora ao local das provas, munidos de caneta esferográfica azul ou preta de ponta grossa. Serão considerados aprovados em primeira etapa e/ou habilitados à etapa seguinte, os candidatos que obtiverem 60% (sessenta por cento) ou mais na nota final da prova objetiva, exceto para os cargos de operador de máquinas (todos), em que os candidatos deverão obter 40% (quarenta por cento) ou mais na nota final da prova objetiva. Ao assumir, o candidato aprovado deve apresentar todos os pré-requisitos exigidos pelo cargo. 
 
A aprovação no concurso não assegura ao candidato a posse imediata. Ele poderá ser nomeado conforme as vagas existentes, de acordo com as necessidades da Administração Municipal, respeitada a ordem de classificação. Com a validade de dois anos contados a partir da homologação do resultado final, o concurso poderá ser prorrogado uma vez por igual período.
 
Cargo: Museólogo
Vagas: 01
Escolaridade e/ou outros requisitos exigidos para o cargo: Ensino Superior em Museologia
Carga Horária semanal: 40 horas
Vencimento Janeiro 2015: R$ 3.204,00 
 
Cargo: Técnico em Museu
Vagas: 05
Escolaridade e/ou outros requisitos exigidos para o cargo: Ensino Superior completo em Museologia, História e/ou Ciências Sociais com especialização em Museologia e/ou cursos de aperfeiçoamento equivalentes.
Carga Horária semanal: 40 horas
Vencimento Janeiro 2015: R$ 2.670,00 
 
Inscrições: A partir das 9h do dia 16/02/2015 até o dia 17/03/2015, pelo site www.objetivas.com.br.

 

Fonte: Ascom/Prefeitura Municipal de Chapecó

Em alguns dias Florianópolis terá novamente um ponto de encontro para os apreciadores da cultura, o Café Matisse, famoso reduto cult do Centro Integrado de Cultura (CIC), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), voltará a atender o público a partir do dia 3 de março. A reinauguração do ambiente traz novo conceito e local, agora o Matisse estará na entrada, ao lado da rampa de acesso para o Teatro Ademir Rosa, e vai operar como cafeteria.

"Estamos muito felizes em reabrir este espaço tão importante de convívio e manifestação artística dentro do CIC. Em uma nova roupagem, o Café Matisse irá atrair ainda mais o público para este importante equipamento cultural administrado pelo Estado", comemora a presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin.

O novo formato do Café Matisse foi desenvolvido por empreendedores que ganharam a licitação oferecida pelo governo do Estado no ano passado, ao vencerem a conta os sócios planejaram a melhor estratégia e chegaram ao conceito que o público conhecerá em poucos dias. A arquiteta Tatiane Filomeno, da Atelier de Arquitetura, é a responsável pela obra, um ambiente de 100m², que acomodará 40 pessoas sentadas com conforto. A profissional é especialista em obras de restaurantes e espaços gourmet.

A sócia do projeto, Nadiesca Casarin, e sua equipe organizam os últimos detalhes para a reinauguração. O cardápio foi elaborado para oferecer opções que agradem os mais diversos paladares, por isso uma seleção de crepes, doces e salgados, serão servidos para acompanhar um excelente café, vinho ou espumante, além de quitutes de confeitaria.

O antigo Café Matisse funcionou entre 1994 e 2009, até o CIC ser fechado para reforma. Neste período foi bar, café e galeria. A história é cheia de recordações e saudade, nos anos 90 era uma das únicas opções para ouvir shows de rock, degustar cervejas diferentes e sempre encontrar alguma personalidade da vida cultural da Capital. Com o passar dos anos recebeu exposições de artistas iniciantes e também de nomes famosos. Tinha a fama de, mesmo com uma acústica não muito adequada, ser o palco de importantes estreias para músicos e atores.

O nome foi uma homenagem ao artista francês Henri émile Benoît Matisse, importante desenhista, escultor e pintor que viveu e criou sua obra no século XX. Ele foi um dos principais representantes do movimento artístico conhecido como fauvismo e usou a cor como destaque principal de suas obras, a simplificação e a exclusão de detalhes em suas pinturas também eram marca registrada, e o café-bar Matisse era assim também, um lugar colorido, alegre e preenchido por ideias, talentos e acontecimentos.

O novo Café Matisse não terá palco, contudo, continuará reunindo os interessados por arte e música. O horário de funcionamento será das 10h às 22h, quando algum espetáculo estiver acontecendo, o café só fecha após o encerramento da apresentação. "O intuito é resgatar o CIC como local de circulação e convergência, valorizar o Centro Integrado e ter de volta aquele espaço onde sempre será possível encontrar pessoas interessantes", destaca Nadiesca Casarin.

O Museu do Instituto Federal Catarinense/ MIFCS preparou para o primeiro semestre letivo de 2015 uma exposição de artes visuais e está, por meio desta ação, convidando-lhe para visitá-la.
A exposição intitulada "Carinhos D'alma" -  Eu Interior, traz a sensibilidade e o talento de Patricia Krug, artista plástica que tem reconhecimento público pela intensidade de conteúdo e forma expressos em sua produção pictórica.
Consoante às experiências da artista e sua arteterapia, o Museu incentiva a participação de um público diversificado em seus eventos culturais. Pensando nas pessoas com deficiência sensorial (audição e, principalmente, visão) propicia, com o auxilio de tecnologias assistivas, o acesso a totalidade da obra.
 
Os mediadores e a gestão do MIFCS deseja a todos/todas uma boa fruição neste espaço de preservação e comunicação patrimonial.

Imagens do acervo Carinhos D'alma/ Divulgação

Obra: A Cara da Dor - 1,20x80cm - acrílica sobre tela - dez 2012

Fonte: Museu do Instituto Federal Catarinense/ MIFCS