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O Ministério da Cultura (MinC) prorrogou para o dia 10 de janeiro o prazo de inscrições em sete editais ProCultura, que terminaria dia 10 de dezembro.  Por meio dos editais, a Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura vai selecionar Projetos Culturais nas áreas de circo, dança e teatro, artes visuais, música, livro e leitura e diversidade cultural. Os 608 projetos beneficiados receberão o total de R$ 57 milhões do Fundo Nacional de cultura.

Veja a lista de editais que serão prorrogados:

1. Edital ProCultura Prêmio de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro. (Acesse: Circo, Dança e Teatro)
2. Edital ProCultura para Artes Visuais (Acesse: Artes Visuais)
3. Edital ProCultura de Apoio a Banda de Música (Acesse: Música)
4. Edital ProCultura Palcos Musicais Permanentes
5. Edital ProCultura de Apoio a Festivais e Mostras (Acesse: EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 5 – PRÊMIO PROCULTURA DE APOIO A FESTIVAIS E MOSTRAS DE MÚSICA 2010)
6. Edital ProCultura para Programação Cultural de Livrarias (Acesse: Livro, Leitura, Literatura e Língua Portuguesa)
7. Edital ProCultura Núcleo de Formação Cultural da Juventude Negra (Acesse: Edital PROCULTURA Núcleo de Formação Cultural da Juventude Negra.)

Mais informações: (61) 2024-2082, no Atendimento ao Proponente e também no site: http://www.cultura.gov.br/site/categoria/editais-ministerio-da-cultura/

A Fundação Cultural de Joinville (FCJ) convida as instituições culturais para participarem da Comissão de Análise de Projetos – CAP. A comissão é formada para analisar e avaliar os projetos inscritos no Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) sob os aspectos técnicos, orçamentários e a prestação de contas. As instituições culturais interessadas em participar devem protocolar um ofício na executiva do Simdec até o dia 20/12/2010.

 

Cada instituição deve indicar três membros para concorrer pelo grupo para o exercício em 2011. O Conselho Municipal de Cultura escolhe a instituição e depois um dos nomes indicados por ela. São cinco cadeiras destinadas para as instituições culturais da cidade. Os pontos levados em consideração são a representação das diversas áreas do setor cultural e experiência comprovada dos representantes indicados.

 

Os indicados pela instituição não podem ter vínculo com o poder público - exercendo cargo comissionado ou de servidor efetivo -  ou encaminhar projetos para os mecanismos do Simdec.             

 

Além dos representantes das instituições, a comissão é formada por quatro nomes indicados pelo prefeito e como presidente nato o diretor presidente da Fundação Cultural de Joinville, Silvestre Ferreira. Mais informações pelo (47) 3433.0127 / 3433.2190  ou no site www.simdec.com.br.

 

Novos rumos para a Museologia em Santa Catarina
Ao longo dos anos instituições e agentes culturais catarinenses, cada vez mais envolvidos com a consolidação da identidade cultural e preservação da memória do Estado, vem desenvolvendo ações de proteção e preservação do nosso Patrimônio Cultural. Dentre elas, uma ação de grande importancia foi a criação da Fundação Catarinense de Cultura, instituida pelo Decreto Estadual nº 7.439, de 24 de abril de 1979, com a missão de “Valorizar a cultura através de ações que estimulem, promovam e preservem a memória e a produção artística catarinense”.
Dentro dessa premissa, o Governo do Estado de Santa Catarina, apoiado pela classe museológica e em consonância com a política federal para a área da cultura (criação do Sistema Brasileiro de Museus pelo Decreto nº 5.264, de 5/11/2004), realiza no ano de 2005 o I Fórum Estadual de Museus e da início a construção e consolidação de uma Política Estadual de Museus. Através do Decreto nº 4.163, de 29 de março de 2006, institui o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina – SEM/SC, vinculado a Fundação Catarinense de Cultura – FCC, dando inicio à implementação dessa política.
A Fudação Catarinense de Cultura – FCC, dentro de sua missão institucional e de acordo com o momento promissor para a área da cultura no país e no mundo, lançou no início de 2010, ao completar 31 anos de criação, edital de concurso público onde ofereceu 53 vagas em diversas áreas de conhecimento, sendo 5 delas para Museólogo, das quais 3 foram preenchidas.
Os primeiros museólogos concursados a entrarem no quadro da FCC, Lizandra Felisbino (SC), Maurício Rafael (SC) e Renilton Roberto da Silva (BA), juntamente com outros profissionais da casa, constituem hoje um corpo técnico capacitado para assessorar e orientar profissionais e instituiçoes no trato com o Patrimônio Material, Imaterial e Natural de Santa Catarina. Assim, o Estado dá um passo importante em consonância com a Política Nacional de Museus, e torna-se vanguarda com contratação desses profissionais.
Isso traz à cultura catarinense novo fôlego e visa atender a demanda – cada vez mais emergente – por orientações técnicas, vinda de todas as partes do Estado. Esse acontecimento é de suma importância e um marco histórico para a FCC. É reflexo do esforço de tantos outros profissionais que anteriormente defenderam e percorreram um árduo e difícil caminho para que esse momento se concretizasse.
Agora, novos desafios se avizinham, o trabalho para a preservação e valorização do patrimônio cultural em Santa Catarina é um árduo caminho a ser trilhado, e outras lutas surgirão, mas as conquistas com certeza serão compensadoras para os museus e o patrimônio cultural catarinense.  O setor museológico se renova, toma corpo e ganha força para participar mais ativamente da vida cultural do país, das discussões políticas envolvendo a cultura e a sociedade, o governo e as instituições museológicas.

Para saber um pouco mais sobre a criação dos órgãos responsáveis pela preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural brasileiro, clique:  BAIXAR

Ibram comemora Dia do Museólogo com evento e lançamentos

O Conselho Federal de Museologia (Cofem) fará a entrega das medalhas da Ordem do Mérito Museológico a cidadãos brasileiros ou estrangeiros e instituições que prestaram destacados serviços à museologia no Brasil. Dentre os homenageados está a museóloga e professora Ângela Maria de Oliveira Paiva, que tem uma efetiva atuação na área museológica catarinense, sendo a primeira coordenadora do curso de museologia do Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE (primeiro curso de museologia do sul do país).

Leia mais: http://www.museus.gov.br/

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) lança no sábado, dia 18/12, o Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos, que reúne informações sobre itens desaparecidos de acervos pertencentes aos museus. O lançamento do cadastro será feito em evento comemorativo ao Dia do Museólogo, no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, a partir das 17h.

O cadastro tem como objetivo possibilitar o rastreamento, a localização e a recuperação desses bens. A listagem estará disponível no site www.museus.gov.br. A criação de uma base de dados nacional relativa aos bens de museus é um passo importante no combate aos roubos de bens culturais. O objetivo é coibir o comércio ilegal de arte brasileira.

Inicialmente, a listagem conta com 112 itens desaparecidos por roubo ou furto de nove museus dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás vinculados ao Ibram/MinC. Mas o cadastro será permanentemente atualizado, pois a ideia é ampliar a base de dados e incentivar a adesão de museus privados e públicos de todo o país para que alimentem a lista enviando informações sobre itens desaparecidos. Ibram e Polícia Federal elaboram termo de cooperação para incluir o cadastro em uma ampla rede nacional e internacional de organismos de segurança pública, de controle aduaneiro, comerciantes de antiguidades e de artes em geral.

Dos 112 itens registrados, 58% deles desapareceram por motivo de furto e 42% por roubo. “Vamos atuar numa linha de recuperação de obras e de diminuição desse tipo de ocorrência em museus”, afirma o coordenador do Patrimônio Museológico do Ibram/MinC, Cícero Antônio de Almeida, também responsável pelo projeto do cadastro.

A probabilidade de recuperação dos acervos furtados ou roubados está diretamente ligada à rápida e eficiente circulação de informações sobre a ocorrência, razão pela qual é importante a comunicação imediata do desaparecimento do bem. “Essas peças são únicas, não são mercadorias que você pode levar uma e existem outras cem iguais”, explica Cícero.

Informação a serviço da segurança

O Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos faz parte do conjunto de políticas voltadas ao aperfeiçoamento das medidas de segurança dos museus brasileiros.
As informações contidas no Cadastro serão fornecidas pelos próprios museus, da seguinte forma:
1) Após tomadas as medidas legais necessárias sobre o furto ou roubo, o museu, através de seu representante legal, deverá entrar em contato com a Coordenação de Patrimônio Museológico pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelo telefone (21) 2215-5226
2) A informação será confirmada pelo Ibram junto à instituição solicitante e  inserida no cadastro
3) Os museus podem enviar informações de ocorrências anteriores, que deverão ser encaminhadas da mesma forma;

Itens desaparecidos por categorias:

■36% acessórios de interiores (mobiliário, objetos de casa, etc)
■26% objetos pessoais
■26% arte sacra
■7% artes visuais
■2% arma
■2% documentos
■1% outros

 

   
     
Fonte: Assessoria de Comunicação, Ibram/MinC

A Fundação Municipal de Cultura e Turismo e a Casa da Cultura lançam um cartão postal em comemoração à reabertura da Casa da Câmara e Cadeia, sede da Casa da Cultura. A imagem é uma reprodução de uma antiga fotografia de 1910, ano em que se registra uma grande reforma no prédio, quando ganhou uma escadaria externa (hoje demolida) para que os vereadores não precisassem passar entre os detentos para acessar a Câmara no piso superior. Além disso, foram instaladas as primeiras lamparinas do projeto de iluminação pública daquela época. O verso do postal traz o detalhe do Monumento Comemorativo aos 250 anos de Imigração Açoriana, de Plínio Verani. No site http://ctpmsj.sc.gov.br/cc/ há o link de inscrição para você receber um postal em sua casa.


A Casa da Cultura foi restaurada para receber a Casa do Papai Noel a partir do dia 03 de dezembro, nas festividades do "Natal Mágico de São José 2010".  Em janeiro começará a reinstalação da Casa da Cultura, juntamente com a substituição da iluminação cenográfica e a instalação dos equipamentos eletrônicos. Desta forma, consolidando os projetos, serviços e triplicando seu espaço de atendimento. Entre as mudanças, está duas salas para oficinas equipadas com carteiras escolares e quadro branco, uma sala de exposições de 100m2, um auditório para concertos e para atender o projeto Cine Jardim Cultura, além das alas administrativas - atendimento ao público e área de apoio a eventos.
 
O retorno a antiga sede valorizará novamente o nº 4 da Praça Hercílio Luz, para onde, em 1850, foram destinados 100$000 réis para o inicio das obras da Casa da Câmara e Cadeia Pública, marcando um período áureo de desenvolvimento socioeconômico para a cidade no século XIX. Em Janeiro de 1859 aconteceu a primeira sessão no novo edifício, que além da Câmara de Vereadores, abrigava a Cadeia, o Juiz de Paz e a Delegacia. Naquela época havia uma força nos fundos do edifício e a alguns metros dela o Pelourinho, símbolo dos poderes legais da Vila (município) daquele tempo.


O belo edifício foi palco de diversos momentos históricos da cidade; sua arquitetura representa ainda hoje uma das obras mais significativas do município, sendo uma das raras construções na área continental com as cantarias originais. Em 2009 a Casa da Cultura lançou um carimbo e um selo celebrando os 150 anos de funcionamento da Casa da Câmara e Cadeia. Em 2011, a instituição reabrirá oficialmente em Março, em meio às comemorações dos 261 anos de São José. No site da Casa da Cultura já está disponível o link para o regulamento e inscrição de exposições e outras atividades para o próximo ano - confira em http://cc.ctpmsj.sc.gov.br/2010/agenda/.

Imagem do cartão postal: Acervo de Gilberto Gerlach e Osni Machado.

 


Informações: (48) 3247 8503 / 3247 9096