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O espetáculo "Clássicos da Música Sertaneja", da Camerata Florianópolis, voltará ao palco do Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), no dia 25 de abril, às 20h30, trazendo ao público grandes sucessos de artistas consagrados como Almir Sater, Renato Teixeira, Milionário & José Rico e Chitãozinho & Xororó. 

O "Clássicos da Música Sertaneja" celebra um dos gêneros mais amados da música brasileira, reunindo suas diversas vertentes em uma interpretação sofisticada e cuidadosamente elaborada. A apresentação combina a grandiosidade da orquestra erudita com a sonoridade dos instrumentos da música popular, criando uma harmonia única e envolvente, preservando a essência e a emoção que marcam sucessos como "O Menino da Porteira", "Evidências", "Estrada da Vida", "Fio de Cabelo", entre outros.

Para este espetáculo, além dos músicos da Camerata Florianópolis, sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca, estarão no palco Bia Barros, Manoela Balan, Dudu Fileti e Gui Botelho (nos vocais) e Dudu Pimentel, Lucas Martinez, Tiê Pereira, Roger Correa, Rodrigo Paiva e Luiz Zago (na banda base). Os arranjos são de Luiz Zago, Alberto Heller e Alexandre Lunardelli.

Criado em 2022, "Clássicos da Música Sertaneja" é o resultado de três anos de pesquisa e preparação. Seguindo a tradição da Camerata de explorar diferentes expressões musicais, o projeto se consolidou como um tributo emocionante à música sertaneja raiz. A última apresentação do concerto no CIC foi em novembro de 2024, na semifinal Grande Florianópolis do Santa Catarina Canta - Festival Sertanejo.

Com a direção de produção de Maria Elita Pereira, o concerto conta com o patrocínio do FORT Atacadista e apoio do Clube NSC.

REPERTÓRIO

1. Tocando em Frente – Almir Sater
2. Romaria - Renato Teixeira
3. Telefone Mudo - Trio Parada Dura
4. Evidências - Chitãozinho e Xororó
5. Sofro onde eu Quiser - Yasmim Santos
6. Estrada da Vida – Milionário e José Rico
7. Fio de Cabelo – Chitãozinho e Xororó
8. Majestade Sabiá – Roberta Miranda
9. Não Aprendi Dizer Adeus – Leandro & Leonardo
10. Você é tudo que pedi pra Deus – Cezar & Paulinho com Chitãozinho e Xororó
11. É o Amor – Zezé Di Camargo e Luciano
12. Amanheceu, peguei a viola, botei na sacola e fui viajar – Sérgio Reis/Renato Teixeira
13. No Rancho Fundo – Ary Barroso
14. O Menino da Porteira – Luizinho e Limeira
15. Luar do Sertão – João Pernambuco
16. Pense em Mim – Leandro e Leonardo
17. Vide Vida Marvada – Rolando Boldrin
18. Nuvem de Lágrimas - Chitãozinho e Xororó

Ingressos à venda no site da Blueticket e na sede da Camerata Florianópolis (bairro Santa Mônica, Rua Joe Collaço, 708). 

O Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe no dia 24 de abril, às 21h o Stand-up do Pretinho, com participação de integrantes do programa Pretinho Básico, da Rádio Atlântida. Os ingressos estão à venda no site Minha Entrada

O Pretinho Básico é um programa de humor de rádio que vai ao ar há 18 anos pela Rádio Atlântida para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Criado por Alexandre Fetter e com inúmeros comunicadores tendo passado pelo microfone do programa, o PB, como é carinhosamente chamado, tem também como uma de suas marcas os shows ao vivo. Desde a sua criação, o elenco do programa preocupou-se de estar presente no teatro, formando uma plateia de ouvintes.

Neste ano a história seguirá, com um inédito show de stand up comedy, reunindo quatro dos integrantes mais queridos do elenco: Rafinha Menegazzo, Lelê Bortholacci, Rapha Gomes e Gordo Léo. Em quase duas horas de show, o quarteto vai apresentar números de stand up com textos inéditos (e muito bobos) além de quadros com interação da plateia (muito mais bobos ainda).

O Stand Up do Pretinho é um show que coloca no palco o programa que você sempre ouviu no rádio, mas de um jeito diferente. Um humor de cara limpa, com a cara do Pretinho Básico. 

Classificação indicativa: 16 anos.

 

O Rock ao Piano está de volta a Florianópolis com show no Teatro Ademir Rosa, do Centro Integrado de Cultura (CIC), no dia 23 de abril, às 20h. Na estrada desde 2013, o pianista curitibano Bruno Hrabovsky consagrou seu projeto levando concertos a mais de 130 cidades de 21 estados do país, especialmente com os tributos dedicados integralmente ao Queen e ao Pink Floyd. A ideia central é unir os universos do rock e da música de concerto, trazendo releituras feitas exclusivamente com o piano acústico, com arranjos próprios que tentam sempre chegar o mais próximo possível das músicas originais.

O grande projeto que rodará o Brasil este ano será uma celebração dos 50 anos de 1975, ano no qual aconteceu um número imenso de lançamentos emblemáticos na história do Rock. O repertório do concerto passará por diferentes estilos musicais dentro do Rock, sendo composto exclusivamente por obras lançadas em 75. Intercaladas com as interpretações, serão feitas falas contextualizando as obras e o momento de cada banda. Não perca a chance de conferir esse concerto único.

Ingressos à venda no site Guichê Web

Classificação indicativa: 5 anos

 
 
 

A Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA) une forças com a Banda X em um espetáculo único: Sinfônica X, no dia 19 de abril, às 20h, no palco do Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Serão 64 músicos sob a regência do maestro José Nilo Valle, acompanhados pela Banda X — um grupo formado por músicos, maestros, poetas, filósofos e professores que levam a música muito além das melodias, convidando-nos a refletir sobre ética, amor e espiritualidade.

O repertório especial, escolhido com carinho por professores e alunos das escolas da Filosofia X espalhadas pelo mundo, passeia por diferentes estilos: do rock-pop à MPB. A noite terá participações especiais de Mércia Maruk (voz), Márcio Soares (voz), Márcio Pacher (guitarra, "Primavera Nos Dentes"), Richard Bondan (bateria, "Primavera Nos Dentes") e backing vocals.

Ingressos à venda no site Pensa no Evento

Classificação indicativa: Livre

 

Considerada uma das obras mais marcantes da música erudita, o "Réquiem em Ré menor" (K.626), de Wolfgang Amadeus Mozart, será interpretado pela Camerata Florianópolis e coro sinfônico, sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca, no dia 18 de abril, às 20h30, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Além dos músicos da orquestra, estarão no palco como solistas Masami Ganev (soprano), Débora Almeida (contralto), Guilherme Albanaes (tenor) e Javier Venegas (baixo). 

Com a direção de Produção de Maria Elita Pereira, o concerto conta com o patrocínio do FORT Atacadista e da ENGIE, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura - Governo Federal.

A obra escolhida tem cerca de 230 anos e é uma das mais conhecidas do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart: o Réquiem em Ré menor (K.626). O termo "Requiem" designa uma missa fúnebre e faz referência à primeira linha do texto litúrgico “Requiem aeternam dona eis, Domine” (“dá-lhes o repouso eterno, Senhor”). Diversos compositores escreveram suas versões de Requiem ao longo da história, como Verdi, Fauré, Duruflé e Brahms. No entanto, o de Mozart é considerado um dos mais emblemáticos, composto para quarteto vocal solista, coro e orquestra.

A última vez que a Camerata apresentou esta obra foi em 2017, também no Teatro do CIC, e com a participação do Polyphonia Khoros.

SOBRE A OBRA 

A história da obra também é marcada por mistério. Em março de 1791, Mozart regeu em Viena um de seus últimos concertos públicos, tocando o Concerto para Piano nº 27 (KV 595). Pouco tempo depois, um desconhecido, que se recusou a se identificar, encomendou a composição de um Requiem em Ré menor. Após o pagamento de um adiantamento, informou que retornaria em um mês.

Na sequência, Mozart foi chamado a Praga para compor a ópera A Clemência de Tito, em homenagem à coroação de Leopoldo II. Conta-se que o misterioso personagem reapareceu no momento da partida do casal, cobrando a obra. Mais tarde, especulou-se que o emissário teria sido enviado pelo conde Walsegg-Stuppach, que havia perdido a esposa e desejava utilizar o Requiem em sua cerimônia fúnebre, atribuindo a autoria a si próprio — prática que, segundo relatos, ele já teria adotado anteriormente.

Mozart, fragilizado pela doença e marcado pela perda recente de seu pai, impressionado com o caráter misterioso da encomenda, acreditava que estava compondo para seu próprio funeral. Antes de morrer, deixou completas apenas três seções com coro: Introito, Kyrie e Dies Irae. As demais partes estavam incompletas, com algumas anotações para seu discípulo Süssmayr, que assumiu a finalização da obra, incluindo a composição integral do Franz Xaver Sanctus e a reutilização de temas do Introito e Kyrie no Communio, para dar unidade à peça. Uma das influências para a obra foi o Requiem, de Michael Haydn. 

A estreia aconteceu em Viena, em 2 de janeiro de 1793, em um concerto beneficente em favor da viúva de Mozart, Constanze Weber. A obra foi novamente executada em 14 de dezembro do mesmo ano, durante uma missa dedicada à esposa do conde Walsegg.

Ingressos à venda no site Blueticket ou na sede da orquestra (Rua Joe Collaço, 708, bairro Santa Mônica, Florianópolis).

 
 

Todas as Datas:

  • 18/04/2025 20:30