A segunda da série de três apresentações que a Camerata Florianópolis realiza nos dias 8, 9 e 10 de maio no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), terá repertório erudito. O concerto “Mozart & Haydn” reúne obras concebidas há cerca de 250 anos, por dois dos mais influentes compositores da história da música erudita, e será apresentado no dia 9 de maio, às 20h30, sob regência do maestro Jeferson Della Rocca. Ingressos à venda no site Blueticket ou na sede da Camerata (Rua Joe Collaço, 708 - Santa Mônica - Florianópolis).
No repertório da noite, o público poderá apreciar a Sinfonia No 1 KV 16, composta por Wolfgang Amadeus Mozart. Estão também na programação o Concerto para Violoncelo e Orquestra No 2 em Ré maior, de Joseph Haydn, e o Concerto para Oboé e Orquestra em Dó maior, K 314, também de Mozart. A apresentação contará com dois solistas convidados: Fábio Machado (violoncelo) e Paulo Barreto (oboé).
SOBRE AS OBRAS
O programa reúne três peças emblemáticas da música clássica, cada uma com características que evidenciam o talento e a originalidade de seus compositores. A Sinfonia No 1 KV 16, de Mozart, foi composta em 1764, quando o austríaco tinha apenas oito anos. Mesmo jovem, Mozart já era conhecido como músico prodígio.
De Joseph Haydn, o Concerto para Violoncelo e Orquestra No 2 em Ré maior, foi escrita em 1783 e é dedicada ao violoncelista Antonín Kraft. A peça é celebrada pelo equilíbrio entre lirismo e virtuosismo, com momentos que exploram tanto a técnica quanto a expressividade do instrumento solista.
Completando o repertório está o Concerto para Oboé e Orquestra em Dó maior, K 314, também de Mozart. Composto em 1777 e dedicado ao oboísta Giuseppe Ferlendis, é considerada a obra sinfônica clássica de referência para o oboé.
ENSAIOS ABERTOS PARA ESCOLAS
Nos dias 8 e 9 de maio, estudantes de escolas públicas da Grande Florianópolis terão a oportunidade de assistir gratuitamente aos ensaios finais de dois espetáculos da Camerata Florianópolis: POP Camerata e o concerto erudito Mozart & Haydn. As apresentações acontecem no Teatro Ademir Rosa (CIC), às 14h.
No dia 8, o público acompanhará o ensaio do POP Camerata, que traz novas músicas em seu repertório e celebra mais de 50 anos da música POP. "Nesta formação de orquestra e banda, os estudantes e professores poderão experienciar a união da música popular com arranjos eruditos e as possibilidades do encontro entre estes dois estilos musicais", explica Caroline Quadros, coordenadora pedagógica e professora do Projeto Educando com Música.
Já no dia 9, a Camerata se apresenta em formato sinfônico, com obras clássicas de Mozart e Haydn. O concerto contará com a participação dos solistas Fábio Machado (violoncelo) e Paulo Barreto (oboé), sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca.
Para participar dos ensaios abertos, é necessário fazer a reserva pelo e-mail ensaiosabertoscamerata@gmail.