Nesta sexta-feira (17), o Teatro Ademir Rosa e o Teatro Governador Pedro Ivo recebem espetáculos de dança com entrada gratuita, que fazem parte do evento Dança em Trânsito. No Ademir Rosa, o público confere a apresentação de Memória de Brinquedo, da Curitiba Cia de Dança, às 19h30. Já no Pedro Ivo, serão apresentados os espetáculos O Homem Invisível, da Cia Mário Nascimento (Manaus - AM); e Imprevisto, do Grupo Tápias (Rio de Janeiro).

Memórias de Brinquedo

Memória de Brinquedo é um espetáculo de dança contemporânea que celebra histórias, lembranças e sensações tecidas e criadas ao longo da infância. Criado e coreografado por Luiz Fernando Bongiovanni, com direção artística de Nicole Vanoni, o espetáculo busca colaborar com a reflexão sobre o mundo tecnológico e a ludicidade.

O quê: Memórias de Brinquedo - Dança em Trânsito
Quando: 17/12/2021, às 19h30
Onde: Teatro Ademir Rosa - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita mediante inscrições prévias pela plataforma Sympla
Classificação: livre

O Homem Invisível

O homem aqui retratado como invisível é o próprio artista Mário Nascimento, que se propõe, aos 50 anos, realizar uma ode à criação. O ato de criar é sempre uma tentativa de contraposição ao estereotipado, ao que já é conhecido. Criar exige adentrar em territórios desconhecidos e se deixar levar ao caos, ao terremoto, e assim, na instabilidade do desconhecido, fazer nascer o objeto da criação. No caso do artista Mário Nascimento, este objeto nasceu em forma de movimento, de linguagem corporal e estética e, este homem que hoje é visível, nasceu do confronto entre a invisibilidade que lhe fora imposta e o seu desejo por existir no mundo.

IMPREVISTO, onde o amor acontece

A batida original é involuntária.
Não quero ser pedra.
Eu, movimento.
Virei semente, folha, gente.
Sou parte, inteira.
Rezo, giro.
O todo é o que me sustenta.
Ventou lá fora, esquenta.
Compasso inesperado.
Eu, suspiro.
Passou um pássaro e disse,
O acaso é destino.