Música e Teatro de Sombras estarão juntos no palco do Teatro Ademir Rosa no CIC 8:30 - Grandes Encontros, que a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove no dia 26 de novembro, às 20h30min. A Orquestra Acadêmica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) abre o espetáculo com a obra Três Peças Nordestinas, representativa do movimento Armorial em Pernambuco liderada por Ariano Suassuna.

Na sequência, o grupo de teatro Cena Emergente se junta à Orquestra para apresentar o Carnaval dos Animais (Le carnaval des animaux), obra para dois pianos e orquestra do compositor francês Camille Saint-Saëns (1886).

Orquestra Acadêmica da Udesc

A Orquestra é um projeto de extensão universitária dirigida pelo professor João Titton. Neste espetáculo, apresenta-se sob a regência do maestro convidado Sergio Westupp, e tem como solistas os pianistas Mauricio Zamith e Guilherme Sourbronn. O grupo é composto pelos músicos Elias Zanon, Josias Modolon, Israel Dutra, Mariana Carbonera, Natacha Vieira, Juliana Schmidt, Edmar Deunizio e Rebeca Zacheu nos violinos; Raiza Diatel, Henrique Ludice e Vitor Afonso Vatras nas violas; Érico Schmitt e Pedro Rangel nos violoncelos; e Jhonatas Carmo no contrabaixo.

O maestro Sergio Luiz Westrupp, que rege esta apresentação, é natural de Brusque (SC) e iniciou seus estudos musicais aos 11 anos. Cursou o Bacharelado em Regência na Universidade do Rio de Janeiro e concluiu a graduação na Licenciatura em Música pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). É mestre em Música pela Udesc na subárea de Educação Musical. Fundador da Escola de Música do CESCB, desde 2007 exerce as funções de Coordenador Executivo e Pedagógico, professor de teoria e percepção musical, diretor musical, arranjador e regente da Orquestra de Câmara e demais grupos de Câmara. Atualmente também atua no ensino superior na Furb como professor da disciplina de Instrumento Complementar – Teclado.

Mauricio Zamith coleciona prêmios em diversos concursos nacionais de piano e música de câmara. Graduado pela Universidade de São Paulo, mestre pela Universidade Estadual de Campinas e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o músico também é professor do departamento de Música da Udesc.

Guilherme Sauerbronn é natural de Niterói (RJ). Graduou-se bacharel em Piano na Unirio e é mestre no mesmo instrumento pela Escola de Música da UFRJ. Tem doutorado em Musicologia pela Unirio e desde 2006 é professor de piano do departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação em Música da Udesc. Participou de diversos masterclasses com renomados pianistas e cameristas e conquistou premiações em concursos nacionais de piano. Tem larga experiência como camerista e participou como músico e diretor musical de montagens teatrais.

Teatro de Sombras - Cena Emergente

O teatro de sombras agrega o plano das imagens ao espetáculo, explorando o caráter lúdico da composição e conduzindo delicadamente a plateia, junto com a música. A representação das silhuetas dos animais materializa a fantasia de cada quadro e proporciona ao expectador mais uma experiência sensorial. Inspiradas no Carnaval dos Animais, as cenas apresentam imagens poéticas criadas pelos estudantes da Udesc.

Direção do professor Paulo Balardim; com criação e confecção de silhuetas e cenas de Adriano Medeiros, Ana Zechini, Bruna Machado, Camila Santaella, Camila Passos, Elisa Bayestorff, Erik Caceres, Francine Matos, Gabrielli de Freitas, Gisele Knutes, Henrique Goulart, Itamar Schiavo, Juliana de Freitas, Luan Marques, Marina Argenta, Maurício Mendel, Mikhael Sanchez, Ohanna Simioni, Priscilla Marli, Thuanny Rodrigues, Tuany Fagundes, Tiffany Lastrucci e Verônica Bortolotto.

Serviço:

O quê: Orquestra Acadêmica da Udesc e Teatro de Sombras Cena Emergente - CIC 8:30 - Grandes Encontros
Quando: 26/11/2014 às 20h30min
Ingresso: R$ 10 inteira e R$ 5 meia-entrada
Onde: Teatro Ademir Rosa (Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica. Florianópolis/SC)
Bilheteria: somente a dinheiro. À venda nos teatros Ademir Rosa e Álvaro de Carvalho. De segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Quando houver espetáculo, a bilheteria reabre 1h antes do início da apresentação para venda de ingressos apenas para o evento do dia. Sábados, domingos, feriados e ponto facultativo (quando houver espetáculo): das 14h até o início do espetáculo, com intervalo duas horas antes do início da apresentação. A bilheteria do local reabre 1h antes do início do espetáculo com venda de ingressos somente para o evento do dia.