FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A exemplo do que acontece desde 2011, quando figurou no ranking pela primeira vez, o Brasil voltou a ocupar, em 2014, posição de destaque entre os países com exposições mais visitadas do mundo de acordo com o levantamento anual da revista britânica especializada The Art Newspaper.

Divulgado na edição de abril da publicação, o resultado traz sete exibições brasileiras no Top 20 mundial das mostras com maiores audiências. O país também teve outras exposições incluídas no Top 100 e destaque em rankings temáticos. Veja a lista completa.

A exposição “Salvador Dalí”, que ficou em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro entre maio e setembro do ano passado, ocupa o quarto lugar entre as mais visitadas em 2014, com 973.995 visitantes, média de 9.782 por dia.

Outras três mostras brasileiras aparecem na sequência, no quinto, sexto e sétimo lugares: a exposição "Cabeça: Milton Machado”, também organizada pelo CCBB Rio de Janeiro; e as edições da mostra “Yayoi Kusama: Obsessão Infinita” realizadas no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (SP), e pelo CCBB Rio de Janeiro.

A filial carioca do CCBB volta a aparecer no Top 20 com a mostra “Visões na Coleção Ludwig”, que ocupou o décimo lugar; e “Tino Sehgal - Essas Associações”, em décimo quarto. A edição brasiliense da exposição “Yayoi Kusama: Obsessão Infinita” aparece antes, em décimo primeiro lugar. Vista por mais de dois milhões de pessoas na América do Sul e América Central, a retrospectiva da artista plástica japonesa, de 86 anos, foi o principal destaque da publicação.

Rankings temáticos - Além do bom desempenho no quadro geral, as exposições brasileiras mereceram colocações de destaque em rankings temáticos. A mostra “Genesis: Sebastião Salgado”, exibida nos meses de agosto e setembro no CCBB Brasília, foi exposição fotográfica mais visitada do planeta em 2014, e “Salvador Dalí”, do CCBB Rio de Janeiro, liderou o Top 10 das exposições de arte pós-impressionista e moderna. Já a 31ª Bienal de São Paulo aparece no ranking “Big Ticket”, cujas entradas abarcam múltiplas atrações.

Os dados sobre visitação a exposições brasileiras são fornecidos à publicação The Art Newspaper pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) desde 2010. A coleta de dados sobre as exposições do ano anterior é feita no início de cada ano.

Desenvolvido pelo Ibram, o projeto “Exposições no Brasil”, em fase piloto, garantirá em breve um sistema permanente de coleta, gerenciamento, tratamento e compartilhamento anual de dados sobre exposições de curta duração realizadas em todo o território nacional. A ferramenta ficará disponível na plataforma institucional do órgão.

Fonte: Boletim eletrônico do Ibram nº546