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Entre 27 e 31 de julho, na cidade de Florianópolis, e com organização da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) , conjuntamente com a diretoria da ANPUH, será realizado o XXVIII Simpósio Nacional de História. O evento, que ocorre a cada dois anos, constitui-se na principal reunião da área e sua diversificada programação atrai professores de todos os níveis de ensino, pesquisadores em diferentes estágios da carreira, profissionais e estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação. O evento inclui oficinas, minicursos e simpósios temáticos, entre eles o "Histórias, Memórias e Patrimônios: O trabalho do historiador entre rastros e possibilidades"
 
Simpósio Temático - HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E PATRIMÔNIOS: O TRABALHO DO HISTORIADOR ENTRE RASTROS E POSSIBILIDADES
 
O simpósio estabelecer aproximações entre os trabalhos de pesquisa e ensino desenvolvidos na interface do Ensino de História com a temática cidade, memória e patrimônio. Pretendemos reunir e dialogar com profissionais e estudantes, vinculados às universidades, aos centros de memória, arquivos, museus, escolas, prefeituras e empresas que desenvolvam pesquisas ou atividades de ensino/extensão. Portanto, visamos à socialização de experiências de trabalho do historiador entre rastros e possibilidades da construção de saberes na relação com as cidades, as memórias e os patrimônios culturais em suas múltiplas dimensões.
 
Nas últimas décadas o Ensino de História vem ampliando suas relações com temáticas como cidade, memória e patrimônio. Temáticas que vem ocupando cada vez maior espaço nas pesquisas, atividades de ensino e projetos de extensão caminhando para a consolidação de grupos de pesquisa e linhas de pesquisa em diferentes programas de pós-graduação em História ou Educação. Ao longo desse tempo, diferentes produções acadêmicas vêm destacando múltiplas atividades que vem evidenciando os rastros e possibilidades dessas temáticas criando grandes emaranhados de ações que visam problematizar os usos da cidade, das memórias e dos patrimônios no Ensino de História. 
 
Considerando esse contexto, evidenciamos cotidianamente muitos questionamentos referentes às problemáticas do ensino de História, das cidades, das memórias e patrimônios. Dentre outros elencamos alguns: Como cidades, memórias e patrimônios estão presentes nas aulas de História nos diferentes níveis de ensino na educação formal e informal? O que as propostas oficiais apresentam como definições e como sugerem para o trabalho com a cidade, as memórias e os patrimônios? O que, como e quando são trabalhadas? São trabalhados na forma de temáticas, projetos próprios ou na forma de complementos a determinados temas de História Geral ou do Brasil? Quais experiências professores e educadores informais já desenvolveram sobre as temáticas? Que tipo de atividades são desenvolvidas com escolares ou com públicos não escolares nos diferentes espaços de memória? Como as universidades podem contribuir para a efetivação de práticas escolares que dão ênfase a Educação Patrimonial? 
 
O presente Simpósio Temático pretende integrar as investigações e relatos de experiências de ensino e extensão que são desenvolvidas por estudantes de pós-graduação e docentes dos diferentes níveis de ensino referentes aos estudos dos Ensinos de História relativos às memórias, aos patrimônios, as Educações Patrimoniais e as cidades. Objetiva congregar os diferentes saberes, fazeres e experiências amalgamadas na produção do conhecimento histórico escolar, como também, identificar como as cidades, as memórias e os patrimônios são agenciados na produção dos saberes escolares. Pretendemos ampliar o campo de dialogo sobre o ensino de História, procurando identificar o conjunto de saberes que formam a cultura escolar e em que medida as políticas oficiais, os projetos dos professores, os livros didáticos, as práticas docentes e as políticas públicas da educação se aproximam ou se distanciam dos rastros deixados nas cidades, memórias e patrimônios bem como vislumbrar possibilidades para interpretações e desenvolvimento de atividade histórico-educacionais. 
A articulação com diferentes pesquisadores que este simpósio temático se propõe criará a possibilidade de estabelecer relações, comparações e confrontações de experiências de formas e práticas de Ensino de História e Educação Patrimonial que são realizadas nos múltiplos espaços das universidades, escolas, arquivos, centros de memória, memoriais, museus, dentre outros. Assim sendo, buscamos os rastros a produção de conhecimento sobre Ensino de História e Educação Patrimonial na sua multiplicidade de possibilidades forjadas pelos historiadores para a produção do conhecimento histórico-educacional nos diferentes níveis de ensino formal e não formal.
 
Coordenadores: Elison Antonio Paim (Doutor(a) - UFSC), Juliana Ricarte Ferraro (Doutor(a) - UFT)