Com o tema “Formação e Atuação em Museologia: desafios contemporâneos”, a II Semana Acadêmica de Museologia da UFSC, promovida pelo Centro Acadêmico Livre de Museologia (CAMUS – Gestão Musa Nova), será realizada nos dias 20 e 21 de novembro, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. As inscrições são gratuitas.

No ano que marca os 30 anos da regulamentação da profissão de museóloga/o, a II Semana propõe uma reflexão sobre os desafios contemporâneos da formação e atuação em museologia. Com o intuito de contribuir para uma maior articulação entre teoria e prática, o evento pretende congregar interessadas/os na abordagem do ensino, pesquisa e extensão, em interlocução com as práticas e saberes profissionais na área museológica.

As palestras de abertura: “Demandas e desafios para a formação contemporânea em museologia” e encerramento: “Egomuseologia: reflexão sobre a formação e trajetória na área museal”, serão ministradas pelas Professores Doutoras Maria Célia Teixeira Moura Santos (UFBA) e Rosana Andrade Dias do Nascimento (UFSC), respectivamente.

O evento também contará com a mesa-redonda “Formação e Atuação em Museologia em Santa Catarina: desafios e perspectivas”, Assembleia Geral do Curso de Museologia e uma sessão de cinema no Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE), com a mostra e debate do filme “A negação do Brasil”, de Joel Zito Araújo.

No encerramento, dia 21 de novembro, será realizada a abertura da exposição curricular “Lendas Urbanas: entre boatos e verdades”, promovida por estudantes do curso de Museologia, no Museu de Arqueologia e Etnologia Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE), que segue até 29 de novembro.

Fonte: Centro Acadêmico Livre de Museologia