FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Um grupo de trabalho discutirá o tema Cultura Material e Patrimônio Cultural durante o 3º Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades na Universidade Católica de Salvador, na Bahia, de 7 a 10 de outubro de 2014. O grupo é organizado por Dione da Rocha Bandeira (Univille)  e Simonne Teixeira (UENF).
 
A noção de cultura material é heterogênea e matizada, e está presente em inúmeros estudos de diversos campos do conhecimento disciplinares como a história, a arqueologia, a antropologia, a arquitetura, a museologia, o design, entre outras.  O estudo da cultura material entendida como o segmento do universo físico que é socialmente apropriado pelo homem, permite a produção de conhecimentos sobre o modo de vida de sociedades de todos os tempos e lugares por que resistem ao passar dos anos. Além de informarem diretamente aspectos dos domínios tecnológicos das sociedades, estão sempre carregados de sentidos, de significados próprios de uma cultura. Também por resistirem são reapropriados e resignificados, passando a figurar nas vitrines de museus, em antiquários ou como patrimônio cultural.  
 
Por tudo isso, os objetos devem ser visto como produtos e produtores do comportamento humano. A proposta do GT é reunir pesquisadores de diferentes disciplinas que possam contribuir com novas abordagens teórico-metodológicas à construção de uma perspectiva interdisciplinar, no exame da cultura material.
 
:: Mais informações sobre o 3º Coninter no site oficial            

Fonte: GT Cultura Material e Patrimônio Cultural