O Projeto de conscientização sobre Patrimônio Histórico de Santa Catarina vem sendo desenvolvido no Alto Vale do Itajaí há 9 anos, em parceria com o Governo do Estado. O objetivo é conscientizar alunos de escolas públicas na idade de 6 a 10 anos sobre a valorização, promoção e preservação do patrimônio histórico, arquitetônico, cultural e artístico da região e de Santa Catarina.

As atividades ocorrem no espaço escolar com dia e hora marcados, após as vivências, as crianças são convidadas a conhecerem um patrimônio histórico material, como um museu, uma casa histórica ou uma ruína, ou um patrimônio histórico imaterial, como um bordado ou uma comida típica da cidade, a onde o trabalho esta sendo desenvolvido. Assim os aprendizes desenvolvem uma melhor compreensão, esclarecimento sobre patrimônio histórico.

Após as vivências cada criança recebe uma cartilha lúdica (distribuída gratuitamente) com conceitos sobre arquitetura histórica, informações sobre os principais museus e atividades que levam a criança a descobrir informações sobre as colonizações que chegaram aqui em nosso estado.

Cartilhas distribuídas pelo projeto

O presente projeto é um instrumento de educação, sensibilização e conscientização sobre o Patrimônio Histórico e Cultural tanto na região do Alto Vale do Itajaí como do estado de Santa Catarina. A Educação Patrimonial é um trabalho permanente de envolvimento de todos os segmentos que compõem a comunidade, visando à preservação das marcas e manifestações culturais e, principalmente, ao fortalecimento da autoestima das comunidades pelo reconhecimento e valorização de sua cultura e seus produtos. Esse “autodespertar” motivado tem como temática toda a produção cultural de uma comunidade ou grupo social, objetivando a promoção de uma mudança de percepção da realidade cotidiana, valorizando cada detalhe e elemento dos produtos culturais.

A coletânea de atividades que constitui esta cartilha foi sistematizada no sentido de divulgar informações para um público constituído de crianças que irão, no futuro, atuar na sociedade, serão formadores de opinião, administradores e multiplicadores deste processo. Estas atividades visam propiciar sensibilização para os efeitos de atuação individual, criam um ambiente lúdico onde propicia um ambiente dinâmico que é possível refletir sobre questões ambientais, culturais e turísticas da região do Alto Vale do Itajaí e de Santa Catarina.

O projeto proposto tem como meta a médio e longo prazo, que os alunos conscientizados realizem reflexões acerca da importância do patrimônio histórico, cultural e ambiental no desenvolvimento das atividades turísticas. Desenvolvam um processo de conscientização no ambiente escolar acerca da defesa, preservação e conservação do patrimônio histórico municipal, regional e estadual. Efetivem práticas cotidianas de defesa do bem patrimonial. Mostrem a importância do turismo cultural e da defesa do patrimônio.

Silvana Mara Sacani Peres (coordenadora do projeto).

Mais informações sobre o projeto:
Silvana Sacani Peres

Carlos Filagrana

Alcides Fiamoncini
Gerente de Turismo, Cultura e Esporte
Secretaria de Desenvolvimento Regional - SDR/Rio do Sul
Fone: (47) 3526-3047

* Os textos e fotos enviados para o Museu em Destaque são de inteira responsabilidade das instituições divulgadas