FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Como parte do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciência e Educação: Perspectivas Contemporâneas, que ocorrerá na Unesc, em Criciúma, de 10 a 13 de setembro, vai até 15 de junho o prazo para submissão de trabalhos para o Grupo de Trabalho Educação e Educação Patrimonial. O GT é uma parceria entre os grupos Patrimônio Cultural: Histórias e Memórias e História e Memória da Educação. 
 
Sobre o GT
 
O Grupo de Trabalho tem por objetivo reunir resultados de pesquisas e/ou trabalhos em andamento que atentem para a temática Educação Patrimonial, área de extrema importância para reflexão sobre a preservação do patrimônio cultural. Trata-se de ações educativas que buscam a sensibilização para a preservação e proteção do patrimônio cultural envolvendo os museus, as escolas, os arquivos, a arqueologia e outros setores afins. Ou seja, a educação patrimonial é um processo educacional, formal e não formal, usa situações e ações que provocam reações, interesse, questionamentos e reflexões sobre o significado e valor dos acervos culturais e sua manutenção e preservação. 
 
Assim, os trabalhos devem tratar do patrimônio enquanto evidências materiais e manifestações das culturas, conjunto de bens elaborados e passados ao longo das gerações, envolvendo tanto o patrimônio material, quanto imaterial. Ou seja, pesquisas que alcançaram bens móveis (objetos museológicos, artísticos, arqueológicos, documentais, etc); pesquisas que envolveram bens imóveis (prédios, praças, bens naturais, etc) ou o saber fazer de determinado lugar: celebrações, expressões, saberes (romarias, festas de santos, danças, músicas, culinária, artesanatos, etc). 
 
As pesquisas podem evidenciar patrimônio tombados, no caso dos bens materiais; registrados, no caso de bens imateriais; inventariados, no caso de terem sido investigados pelos órgãos competentes ou simplesmente considerados patrimônio cultural pela população que alcança. Assim, o GT busca apresentar e discutir experiências educacionais, voltadas para o fortalecimento da memória, do sentimento de identidade e cidadania das comunidades envolvidas nos trabalhos que serão expostos. Além de promover e estimular a transmissão do patrimônio cultural e da memória social a gerações futuras. 
 

Fonte: Unesc