FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O encontro da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM/SC), realizado no dia 28 de abril de 2014 em Florianópolis, reuniu os profissionais da área para discutirem e a sugerirem alterações no documento preliminar do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM). O encontro contou com a presença de Rita Matos Coitinho, representante da equipe do PNEM, Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Valdemar Assis de Lima (Curso de Museologia Universidade Federal de Santa Catarina), Marli Favero (Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina) e Maria Helena Rosa Barbosa (REM/SC), falando sobre a importância do PNEM para a área museológica, bem como com a participação muito significativa de mais de 70 pessoas, especialmente profissionais de Museus e estudantes do Curso de Museologia da UFSC.

No segundo momento do encontro, os Grupos de Trabalhos (GTs) formados a partir dos eixos temáticos do PNEM discutiram as propostas do documento preliminar, em diversos espaços da UFSC. No terceiro momento, os grupos de trabalhos (GTs) reuniram-se, a fim de realizar a plenária para a aprovação das propostas discutidas, conforme a programação divulgada. No entanto, diante do horário já avançado e como nem todos os GTs conseguiram finalizar os trabalhos, foi proposto que um representante de cada GT falasse sobre o que conseguiram desenvolver a partir do documento preliminar e as dificuldades em avançar na discussão, bem como sugerir encaminhamentos para a finalização dos trabalhos.

Dentre as dificuldades encontradas para avançar nos GTs, foi observada a problemática de propor ações em alguns eixos temáticos, em razão do tempo muito reduzido para discutir e refletir sobre alguns conceitos apresentados no documento, bem como a falta de objetivação de algumas propostas que exigiam uma melhor estruturação. Além disso, foi destacado que a redundância de algumas propostas no mesmo eixo temático exige que elas sejam excluídas ou reestruturadas. Foi observado, também, que é necessário transferir algumas propostas para outros eixos, nos quais elas estariam melhor contempladas. Assim, dos nove GTs, cinco conseguiram finalizar as propostas, sendo que três deles decidiram continuar as discussões e dois consideraram que as propostas já estão prontas para serem apresentadas na plenária final.

Diante do exposto, ficou decido pela maioria dos presentes a possibilidade de continuar as discussões por e-mail e, principalmente, em realizar um segundo encontro, com reunião dos GTs que não finalizaram as discussões no período matutino e uma plenária no periodo vespertino, para aprovação de todas as propostas. Para este segundo encontro, estão sendo estudadas possíveis datas, que serão divulgadas assim que forem definidas.

Mais informações: http://www.remsc.blogspot.com.br/

Fonte: Rede de Educadores em Museus