FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, recebeu na nesta quarta-feira, 11 de agosto, o “Colóquio Internacional dos 200 anos de Anita Garibaldi: história, identidade e literatura”. O evento é organizado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e integra o Calendário Internacional Comemorativo ao Bicentenário de Nascimento da Heroína de Dois Mundos.

A cerimônia de abertura contou com a presença do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva. Ele aproveitou a ocasião para anunciar os agraciados com a Medalha Anita Garibaldi deste ano: os autores do Projeto Internacional Dois Mundos e Uma Rosa para Anita, Gianpaolo Grilli, Alessandro Ricci e Andrea Antonioli, que também é diretor do Museu e Biblioteca Renzi, parceiro de Santa Catarina nas comemorações; e Annita Garibaldi, bisneta da heroína de dois mundos.

"Anita Garibaldi é uma mulher que fez vários papeis: o papel de mãe, o papel de companheira, guerreira ao lado de Giuseppe, mas também mostrou seu desempenho ao levantar a bandeira da igualdade, da liberdade, que é coroada em todas as nossas ações, e o Agosto Lilás é o momento perfeito para darmos visibilidade à igualdade, valor muito defendido por ela", destacou Moisés.

O italianos, que estavam conectados por videoconferência, foram representados pelo diretor do Museu e Biblioteca Renzi Andrea Antoniolli. Ele agradeceu e disse que estavam honrados com a homenagem: "Com o projeto do Bicentenário, o nosso desejo é criar intercâmbio cultural e turístico, sempre olhando para novas gerações e transmitindo valores de amor e solidariedade". 

Já a bisneta Annita Garibaldi afirmou que "mesmo que a pandemia tenha dificultado a realização de diversas ações, é sempre momento de lembrá-la e, assim, ela permanecerá para sempre em nossos corações".

51372427590 0cf5bc3a19 wA Medalha Anita Garibaldi é uma honraria concedida a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais e estrangeiras que, no campo de suas atividades, tenham contribuído direta ou indiretamente para o engrandecimento do Estado.

Concurso Literário

Ainda durante a abertura do Colóquio, foi feito o lançamento oficial do Concurso Literário Bicentenário de Anita Garibaldi, coordenado pela FCC por meio da Biblioteca Pública de Santa Catarina, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. A ideia é divulgar a memória e o legado e Anita Garibaldi no meio escolar. Poderão participar estudantes de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino.

A data escolhida para este evento e o lançamento do concurso têm diversos significados. “Hoje, 11 de agosto, é a Data Magna de Santa Catarina e Dia do Estudante. Essa é a semana do Patrimônio Cultural. E, principalmente, esse é o mês do bicentenário de Anita Garibaldi, personagem memorável da história de Santa Catarina”, explica o presidente da FCC, Edinho Lemos. "O concurso literário tem o objetivo de promover e divulgar ainda mais os estudos referentes a Anita Garibaldi junto aos alunos da rede estadual do ensino, para que conheçam a história dessa heroína catarinense", completa.

O secretário estadual de Educação, Fernando Vampiro, estava presente, uma vez que a realização do concurso vem acompanhada de um programa de capacitação de professores da rede estadual de ensino.

Encerrando a parte da manhã, foram lançadas as obras “Livro de Anita”, de Edla Zin, e “Dois Mundos e uma Rosa para Anita”, de Adílcio Cadorin.

Programação virtual

Durante a tarde desta quarta-feira (11), o Colóquio continua a partir das 15h, de forma online, por meio do canal da Fundação Catarinense de Cultura no YouTube, o youtube.com/ImprensaFCC. As mesas que serão transmitidas na parte da tarde são:

15h - MESA “ANITA GARIBALDI NA ITÁLIA”:

Andrea Antonioli: Autor do livro Uma Rosa para Anita. É escritor, arqueólogo, historiador e diretor do Museu e Biblioteca Renzi, na Itália;

Giampaolo Grilli: Autor do Projeto Dois Mundos e Uma Rosa para Anita. É tenente do Corpo Militar da Cruz Vermelha Italiana e assistente de Guarda Municipal de Cesena. É formado em Criminologia Aplicada a Investigação e Segurança e doutor em Criminologia;

Alessandro Ricci: Autor do Projeto Uma Rosa para Anita. É oficial militar da reserva do Exército Italiano e perito agrário. É primeiro-capitão do Corpo Militar da Cruz Vermelha Italiana, professor da Escola Agraria e botânico guardião do desenvolvimento da Rosa de Anita.

Giovanni Tesei: arquiteto e colaborador do projeto Dois Mundos e Uma Rosa para Anita.

Stefania Sabba: prefeita de Verucchio (Itália)

Massimo Falciani: vice-prefeito de Dovadola (Itália)

16h30 - Palestra “ANITA GARIBALDI – PESQUISA E HISTÓRIA”, com o escritor e jornalista Paulo Markun.

17h - “MESA LITERATURA E IDENTIDADE”, com as intervenções dos escritores Flávio Wolf de Aguiar e Luiz de Assis Brasil.

Na parte da manhã, presencialmente no MHSC, foram realizadas as mesas O Legado de Anita Garibaldi, com Cláudio Silveira, Adilcio Cadorin e mediação de Augusto C. Zeferino, Anita Garibaldi na Literatura, com Edla Zim e Lélia Pereira Nunes e, por fim, a palestra Anita Garibaldi na produção cinematrográfica, com Rolando C. Coelho. As intervenções, gravadas previamente, estarão também disponíveis no canal da Fundação Catarinense de Cultura no YouTube.

Ano de Anita

51370662502 48c3e250da cAs ações integram o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, instituído por meio de decreto. Desde 2019, a FCC vem trabalhando na organização de atividades para 2021 junto à Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi. Tal Comissão foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019, e tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense.

O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como Secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas. O calendário internacional das comemorações, onde estão inseridas ações de todos os entes que compõem o grupo, vem sendo organizado pelo Instituto CulturAnita, de Laguna; e, na Itália, pelos parceiros Museu e Biblioteca Renzi, Instituto Garibaldi Da Vinci e Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos. 

:: Clique aqui para ver a abertura do evento

:: Clique aqui para saber mais sobre a exposição 200 anos de Anita Garibaldi: Vida, Coragem e Paixão