FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O governador Carlos Moisés instituiu o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi em decreto publicado nesta sexta-feira, 26. Desde 2019, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) vem trabalhando na preparação das programações que marcam este ano.

“É um reconhecimento a uma das personalidades mais importantes da história do nosso estado”, destaca o governador. Anita Garibaldi, conhecida como a “Heroína dos Dois Mundos”, nasceu em Santa Catarina em 30 de agosto de 1821 e faleceu na Itália e 04 de agosto de 1849, em meio às lutas para a unificação daquele país. Anita Garibaldi é uma das mais conhecidas personagens da história catarinense, tendo seu nome dado a praças, ruas, ponte e município. Por ter combatido no Brasil durante a Revolução Farroupilha e em batalhas pela unificação italiana ao lado do marido Giuseppe Garibaldi, com quem casou oficialmente no Uruguai, passou a ser reconhecida como “Heroína dos Dois Mundos”.

Além do decreto instituindo o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, diversas atividades estão previstas para serem realizadas ao longo de 2021, entre as quais, uma exposição no Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), um colóquio internacional e uma mostra de filmes, além de publicações sobre o tema. Municípios catarinenses que integram a Comissão Estadual Comemorativa do Bicentenário de Anita Garibaldi também estão organizando diversas ações. “A passagem dos 200 anos de Anita Garibaldi merece toda nossa atenção e respeito”, enfatiza a presidente da FCC, Ana Lúcia Coutinho.

A Rosa de Anita

A Rosa de Anita é o símbolo das comemorações de 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi. Trata-se de uma flor híbrida desenvolvida na Itália para homenagear a heroína. 

Aqui em Santa Catarina, em 2019, foram plantadas mudas em Laguna, Tubarão e Imbituba, na presença de uma comitiva italiana. Já em 2020, a flor foi plantada em Lages, Curitibanos, Garopaba, Anita Garibaldi e Florianópolis (no Jardim do MHSC), na presença da bisneta de Anita e Giuseppe Garibaldi, Annita Garibaldi.

A Comissão Estadual

Criada para organizar as comemorações, a Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019, e tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense.

O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como Secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas, entre as quais, o Instituto CulturAnita, de Laguna. Na Itália, os parceiros são o Museu e Biblioteca Renzi, o Instituto Garibaldi Da Vinci e a Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.