A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) lamenta o falecimento da poetisa, dramaturga, atriz e diretora de teatro Carmen Fossari, aos 66 anos, ocorrido na madrugada entre este sábado (17) e domingo (18), em Florianópolis.

Natural de Florianópolis (SC), Carmen era filha de Domingos Fossari e de Irene Maria Belli Fossari. Foi servidora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 1979, com contribuição na pesquisa e extensão.

Concluiu Mestrado em Literatura (1982) e Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2018). Em sua carreira na Universidade, foi diretora de espetáculos do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte). Coordenou e foi professora da Oficina Permanente de Teatro da UFSC, dirigiu e fundou o Grupo Pesquisa Teatro Novo/UFSC, com o qual recebeu inúmeros prêmios estaduais e nacionais, bem como representou o Brasil com espetáculos que dirigiu, escreveu e atuou em diversos países, como Porto Rico, México, Paraguai, Argentina, Chile,Colômbia e Portugal. Esteve com espetáculos no Chile por sete vezes, onde mantém convênio através do GPTN/UFSC com a “Cia La Carreta” que coordena, naquele país, o Encontro de Teatro Popular Latino Americano (Entepola).

Participou de três Projetos “Mambembão”, no Rio de Janeiro e em São Paulo, com os espetáculos “Mesa Grande” e “Terra de Terrara”, obras que dirigiu e atuou, numa promoção do Serviço Nacional de Teatro. Coordenou o 1º Entepola do Brasil, na cidade de Florianópolis, em 1996, com a participação de 280 artistas das Américas e de outros continentes.

Dramaturga, recebeu prêmios nacionais pelos textos “Terra de Terrara” e “Engenho Engendrado", ambos de pesquisa linguística e cultural das Comunidades Açorianas. Como poetisa, em 28 de fevereiro de 2002 teve poema publicado no Jornal Machetearte, do México. Criou o roteiro e realizou a pesquisa do vídeo “Viva o Circo”, direção de Ronaldo dos Anjos, prêmio de melhor vídeo no Festival Nacional de Gravatal. Foi autora de enredos para Escolas de Samba de Florianópolis e artigos para jornais de Santa Catarina, além de escrever durante 10 anos para o Anuário Brasileiro de Teatro, do Rio de Janeiro, editado pelo Serviço Nacional de Teatro, e diversas obras, como “De Açores a Desterro – Uma Viagem Bruxólica”, “Isto ou Aquilo, com Sol ou Chuva”, “Vô Chapéu Azul na cidade de Pedra Grande”, “Ocasos Raros Casos Simples”, “Rua de Vento Sul”, “O Menino que jogava com o Sol”, “João Unha de Fome e Dona Maria Comecome”, ”Os 7 Segredos do Mar”, “Don Pablo entre vogais”, “Luz em Einstein”, entre outros. Adaptou textos da dramaturgia universal, dentre eles: “Alguns Pecados Capitais” (do original “Os 7 Pecados Capitais dos Pequenos Burgueses”, de Bertolt Brecht), “Bodas com Lorca, Gotas de Sangue” (do original “Bodas de Sangue” de Garcia Lorca ), “O Mercador” (de Veneza) do original “O Mercador de Veneza” de William Shakespeare.

Traduziu e dirigiu os textos: “Las Mamelles de Tiresias”, do pai do surrealismo francês Guilhaume Apolinaire e “O Burguês Fidalgo” de Jean Batiste Poquelin de Molière. Dirigiu e produziu mais de 60 peças teatrais nas categorias de Teatro Adulto, Infantil de Títeres e de Rua.

Foi cofundadora e vice-presidente da Associação de Professores e Diretores de Teatro Universitário do Brasil; integrante do Circuito Latino Americano de Teatro, pelo qual ministrou cursos na Universidade de Porto Rico, Chile e México. Trabalhou com a literatura catarinense levando ao teatro a prosa e o verso através de montagens junto ao Grupo Pesquisa Teatro Novo.

Como atriz, além de inúmeras peças e recitais de poesias, atuou na minissérie “Ilha das Bruxas”, produzida pela TV Manchete e nos curtas metragens “Alva Paixão” de Maria Emília Azevedo;”Ilha” de Zeca Pires; no média metragem “Alma Açoriana” de Penna Filho e no longa metragem “Procuradas”.

Participou de dezenas de festivais nacionais e internacionais de teatro, tanto como diretora de teatro quanto debatedora, ministrante de cursos e Integrante de comissões julgadoras.

(*Fontes: https://dac.ufsc.br/grupo-pesquisa-teatro-novo-gptn/carmen-fossari/