A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) lamenta a perda de João Evangelista de Andrade Filho, ex diretor do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC).

Nascido em Birigui (SP) em 1931, era desenhista, pintor, escritor e crítico de arte. Foi professor fundador da UFSC e professor titular da Universidade de Brasília, onde lecionou História da Arte de 1963 a 1995. Era bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e Letras Neo-latinas e possuía pós-graduação em História da Arte na École Pratique des Hautes Études, Sorbonne, Paris. Frequentou e ministrou cursos de extensão universitária no Brasil e na Itália.

Autor dos livros Notas para um Estudo do Renascimento; Uma Primitiva Brasileira, Eli Heil e Mestres do Juazeiro: cotidiano e símbolo na escultura popular; Brazil: 500 Annús; Treze Números & Alguns Poemas; Arte Contemporânea em Santa Catarina; Versos Jocosérios; Casulos; De Zeppelins, Gatos e Cambucás; Arte no Museu.