Como parte da programação do aniversário de 170 anos da Biblioteca Pública de Santa Catarina, estão abertas até 8 de setembro as inscrições para a quarta edição do desafio inclusivo Desenho do Livro que eu Li e também para o Concurso de Poesias "Livros e memórias, poesias e histórias nas estantes das bibliotecas". Saiba mais sobre cada iniciativa abaixo:

IV Desafio Inclusivo Desenho do Livro que eu Li

Podem participar crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, que tenham ou não algum tipo de deficiência (física, mental, intelectual ou sensorial), residentes em Santa Catarina. As inscrições seguem abertas até 8 de setembro no link https://forms.gle/qCHcJ1mPvyXcCCHi8

O objetivo do desafio é oferecer às crianças participantes uma atividade lúdica on-line de incentivo à leitura. Os participantes podem se inspirar em algum livro que leram e que gostariam de representar em forma de desenho. O desafio é gratuito e recompensa a qualidade artística e a fidelidade do desenho ao livro escolhido pelo inscrito.

A modalidade é de desenho livre, inédito, sendo admitidas pinturas. Cada inscrito irá escolher um livro que leu e deverá desenhar algo relacionado à obra (uma cena, um episódio, um personagem, etc.).

O desafio está dividido em quatro categorias:
Categoria A – de 0 a 9 anos completos ou a completar no ano de 2024.
Categoria B – de 10 a 14 anos completos ou a completar no ano de 2024.
Categoria C – de 0 a 9 anos completos ou a completar no ano de 2024, com deficiência.
Categoria D – de 10 a 14 anos completos ou a completar no ano de 2024, com deficiência.

Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria. Cada vencedor receberá um kit de livros que será enviado pelos Correios. A Biblioteca Pública de Santa Catarina também entregará um kit de livros à biblioteca da escola/colégio onde cada vencedor estuda.

::  Confira o regulamento completo

programação 170 anos bpsc POESIAS 1Concurso de Poesias "Livros e memórias, poesias e histórias nas estantes das bibliotecas"

O objetivo é revelar e valorizar os autores catarinenses e suas obras, destacando o relevante papel desempenhado pelas bibliotecas na guarda e conservação da história e da cultura dos povos. Inscrições pelo formulário disponível no link https://forms.gle/JXghdZnqEAR6LQNq5.

As melhores poesias serão publicadas em um e-book na página da Fundação Catarinense de Cultura e disponibilizadas para que qualquer leitor possa fazer o download gratuitamente. Cumprindo com seu compromisso de atender sem distinção a todos os usuários, esse concurso será inclusivo, permitindo a participação de toda a comunidade catarinense e o e-book será acessível.

Podem ser enviadas poeias no formatos de texto escrito, áudio e vídeo - todos produzidos em língua portuguesa ou em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O concurso está dividido em três categorias: Infantil (até 12 anos), Juvenil (de 13 a 17 anos) e adulto (a partir de 18 anos).

A Comissão Julgadora premiará o primeiro, o segundo e o terceiro lugar em cada categoria, totalizando 27 premiações. Essas poesias terão ampla divulgação nos sites da Fundação Catarinense de Cultura, Biblioteca Pública de Santa Catarina, parceiros e demais canais que tratam do tema literatura. Caso não haja um mínimo de três inscrições em um formato, a Comissão Julgadora premiará outras poesias em outros formatos existentes, totalizando 27 premiações.

:: Confira o regulamento completo