FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A partir do dia 10 de janeiro, às 19h, a Biblioteca Pública de Santa Catarina recebe a exposição fotográfica "Mulheres do Além-Mar", com imagens das artistas Sandra Puente e Nilva Damian. A mostra seguirá aberta até 29 de fevereiro de 2024, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, no hall de entrada da Biblioteca.

A exposição tem o intuito de resgatar e valorizar o papel feminino exercido pelas mulheres de origem açoriana que parciparam ativamente da história da colonização do litoral catarinense e marcaram sua presença, e depois por suas descendentes guardiãs da cultura. A presença marcante é vivenciada até os dias de hoje e fazem uma ponte entre o presente e o futuro ao passado.

Também desempenha o papel de acessibilidade às pessoas com deficiência visual através de imagens impressas em alto relevo (lithophane) e texto escrito em braille, contendo textos explicativos das imagens e uma resenha da exposição convidando o público em geral, além dos deficientes visuais, a apreciar o papel feminino na cultura açoriana presente no litoral catarinense, aumentando não só a admiração, mas também o sentimento de pertencimento e inclusão da população da Ilha de Santa Catarina à cultura Luso-Brasileira. A exposição é composta por 10 imagens impressas em papel fotográfico Hahnemuhle de 40 cm x 60 cm e moldura; 10 imagens impressas em “Lithophane” (Impressão 3D em alto relevo) no tamanho 21cm x 15cm; e textos transcritos em braile, além de acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva.

SOBRE AS FOTÓGRAFAS:

Sandra Puente e Nilva Damian estão no mercado da fotografia desde que o analógico ainda predominava, e se aperfeiçoaram com os recursos da tecnologia digital. O que mais liga estas duas profissionais da fotografia é a experiência e o amor pela profissão. 

Desde 2017 criaram a Dois Clicks Fotografias e juntas dedicam-se à trabalhos fotográficos nas áreas de publicidade (fotos empresariais, gastronomia, moda e arquitetura) e também autorais, com publicações
de livros e exposições fotográficas.

Serviço:

O quê:  Exposição fotográfica "Mulheres do Além-Mar", de Sandra Puente e Nilva Damian
Abertura: 10/01/2024, às 19h
Visitação: até 29/02/2024. De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
Local: Hall de entrada da Biblioteca Pública de Santa Catarina
Rua Tenente Silveira, 343 - Centro - Florianópolis
Entrada gratuita