FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Para facilitar ainda mais o acesso ao levantamento bibliográfico sobre Anita Garibaldi elaborado pela Biblioteca Pública de Santa Catarina, o público dispõe também de um QR Code que remete ao material. Confira abaixo:

QR Code catálogo Anita Garibaldi

Lançado no Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2021, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) homenageia Anita Garibaldi em seu bicentenário de nascimento com o catálogo que reúne diversas matérias e artigos sobre a "heroína de dois mundos". O material agrupa textos publicados em jornais digitalizados pela Hemeroteca Digital Catarinense. Também há artigos do acervo digital da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

:: Acesse: Levantamento Bibliográfico Anita Garibaldi

A organização do material foi feita pela bibliotecária responsável pelo setor de Santa Catarina, Helen Moro de Luca, com o objetivo de auxiliar em futuras pesquisas sobre a história de Anita Garibaldi. Os termos utilizados na composição do levantamento bibliográfico foram “Anita Garibaldi” e “Annita Garibaldi”. Entre as 5.417 ocorrências encontradas, 654 delas foram consideradas válidas, ou seja, tratavam sobre a pessoa de Anita ou familiares. O documento está organizado em tabelas com todas as informações pertinentes às matérias de jornal encontradas, juntamente com o link para acesso.

A compilação dos dados e a produção do documento também fazem parte de uma série de materiais produzidos pela FCC para a comemoração do bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, celebrado em 2021.

Imagem:

Guttmann Bicho
Retrato de Anita Garibaldi, 1919
Óleo sobre tela 122 x 90 cm
Acervo do Museu de Arte de Santa Catarina

Fonte: https://aplicacoes.fcc.sc.gov.br/wpmasc/acervo/retrato-de-anita-garibaldi/