FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Estão abertas as inscrições para as Vivências de Biblioterapia, atividade que faz parte da Oficina Boca de Leão, promovida pela Biblioteca Pública de Santa Catarina. Interessados podem se inscrever pelo formulário on-line disponível neste link.

Os encontros serão virtuais e ocorrerão sempre às terças-feiras de outubro e novembro, das 14h às 16h. Será fornecido certificado aos participantes que tiverem mínimo de 75% de frequência.

Nas Vivências de Biblioterapia os inscritos são convidados a ouvirem um texto literário e, posteriormente, é feita abertura para o diálogo sobre o tema principal da obra e dos efeitos que ela provocou nos ouvintes. Os encontros serão mediados pelo bibliotecário da BPSC, Evandro Jair Duarte, bacharel em Biblioteconomia com habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); especialista em Gestão da Informação e Inovações Tecnológicas pela Facinter/IBPEX; mestre e doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O objetivo da atividade é iniciar o processo de escrita para a liberação da criatividade. Além disso, os participantes irão estudar clássicos da literatura nacional, estrangeira e de produção textual e escrever textos curtos.

Sobre a Biblioterapia

A Biblioterapia é a oportunidade de trabalhar com leitura dirigida e proporcionar a interação em grupo com a característica terapêutica, ou seja, é uma forma de interação entre as pessoas para expressarem sentimentos como anseios, receios e angústias por meio do diálogo e da percepção de que há solução para os mais diversos tipos de problemas, em uma troca de valores e experiências. Pode ser entendida como catarse, sendo que esta se vale da identificação, da introspecção e do humor para potencializar o poder terapêutico da literatura e seus benefícios, entre os quais está conhecer experiências em segurança; experimentar e libertar sentimentos e emoções; aliviar tensões, angústias e medos; aproximar e encorajar pessoas; crescer o lado emocional e psicológico humano; desenvolver e ativar a imaginação; criar condições de liberdade de escolhas; ampliar a visão de pontos de vista; aumentar a autoestima; ajudar na resolução de problemas; diminuir a timidez; fortalecer as relações humanas; auxiliar no convívio; autorizar a interpretação; permitir a expressividade; induzir à reflexão; permitir a interação; possibilitar a troca e compartilhar experiências e saberes; ajudar a entender as emoções; fazer-nos ter conhecimento de nós mesmos; aumentar a sensibilidade social, entre outros.

Cronograma:

AGOSTO: Inscrições via formulário
SETEMBRO: Divulgação da lista de aprovados
OUTUBRO:
05/10/2021 - 1º ENCONTRO – tema: Amor
12/10/2021 - 2º ENCONTRO – tema: Ódio
19/10/2021 - 3º ENCONTRO – tema: Medo
26/10/2021 - 4º ENCONTRO – tema: Decepção
31/10/2021 - 5º ENCONTRO – tema: Aceitação
NOVEMBRO:
02/11/2021 - 6º ENCONTRO – tema: Raiva
09/11/2021 - 7º ENCONTRO – tema: Felicidade
16/11/2021 - 8º ENCONTRO – tema: Desejo
23/11/2021 - 9º ENCONTRO – tema: Saudade
30/11/2021 - 10º ENCONTRO – tema: Gratidão