No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) homenageia Anita Garibaldi em seu bicentenário de nascimento com o lançamento de um catálogo que reúne diversas matérias e artigos sobre a "heroína de dois mundos". O material, elaborado por meio da Biblioteca Pública de Santa Catarina, agrupa textos publicados em jornais digitalizados pela Hemeroteca Digital Catarinense. Também há artigos do acervo digital da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Para fazer o download do catálogo, basta clicar no link abaixo:

::  Levantamento Bibliográfico Anita Garibaldi

A organização do material foi feita pela bibliotecária responsável pelo setor de Santa Catarina, Helen Moro de Luca, com o objetivo de auxiliar em futuras pesquisas sobre a história de Anita Garibaldi. Os termos utilizados na composição do levantamento bibliográfico foram “Anita Garibaldi” e “Annita Garibaldi”. Entre as 5.417 ocorrências encontradas, 654 delas foram consideradas válidas, ou seja, tratavam sobre a pessoa de Anita ou familiares. O documento está organizado em tabelas com todas as informações pertinentes às matérias de jornal encontradas, juntamente com o link para acesso.

A compilação dos dados e a produção do documento também fazem parte de uma série de materiais produzidos pela FCC para a comemoração do bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, celebrado em 2021.

Multimídia

Ao longo desta semana, a FCC publica curiosidades sobre Anita Garibaldi encontradas a partir da pesquisa para o catálogo. O material poderá ser conferido na página da BPSC no Facebook, no especial "Você sabia?". Além disso, o programa Miscuta, que vai ao ar nesta segunda-feira na Rádio Udesc FM (100.1), será dedicado a Anita.

E quem passar pela frente do Centro Integrado de Cultura (CIC) verá um outdoor destacando que 2021 é o Ano Comemorativo do Bicentenário de Anita Garibaldi.

Ponte Anita Garibaldi

Esta segunda-feira também será marcada por um outro acontecimento: as luzes da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, serão ligadas. O evento Luzes para Anita em seu Bicentenário será transmitido ao vivo pelo link abre.ai/luzesanita, às 19h. O evento é organizado pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) e CCR ViaCosteira, concessionária que administra os 220 km do trecho sul da BR-101-SC. A empresa vai manter a estrutura estaiada da ponte acesa permanentemente. Os testes da nova iluminação ocorreram entre janeiro e fevereiro.

A Comissão Estadual

Criada para organizar as comemorações, a Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019, e tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense.

O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como Secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas, entre as quais, o Instituto CulturAnita, de Laguna. Na Itália, os parceiros são o Museu e Biblioteca Renzi, o Instituto Garibaldi Da Vinci e a Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.

Imagem:

Guttmann Bicho

Retrato de Anita Garibaldi, 1919

Óleo sobre tela 122 x 90 cm

Acervo do Museu de Arte de Santa Catarina

Fonte: https://aplicacoes.fcc.sc.gov.br/wpmasc/acervo/retrato-de-anita-garibaldi/