FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Biblioteca Pública de Santa Catarina, e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) entregarão, na próxima quarta-feira (16), às 15h, o primeiro lote de digitalização do Jornal O Estado, período 1915-1927. Na oportunidade, será entregue um DVD, cujo conteúdo contempla 3.408 edições que totalizam 13.632 páginas digitalizadas aos senhores José Matusalém Comelli, ex-proprietário do Jornal; e professor Nereu do Vale Pereira, fundador e presidente da Comissão Catarinense de Folclore.

No mesmo dia, será entregue, ainda, a digitalização completa da Coleção do Boletim da Comissão Catarinense de Folclore, período 1949-2011. O periódico apresenta uma série de artigos versando sobre a cultura folclórica e popular catarinense, organizada em 62 edições.

Todos os direitos de digitalização foram cedidos gratuitamente por Comelli e Pereira. Os dois periódicos já estão disponíveis na Hemeroteca Digital Catarinense, projeto que tem por objetivo divulgar e preservar o acervo documental de publicações periódicas catarinenses, em especial jornais e revistas editados e publicados em Santa Catarina a partir do século XIX. A iniciativa é uma parceria entre a FCC, por meio da Biblioteca Pública de Santa Catarina, o Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) da Udesc e o Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas.

Iniciada em novembro de 2013, a Hemeroteca Digital Catarinense já contempla, em sua base de dados, cerca de 853 títulos digitalizados, com 11.298 edições, totalizando aproximadamente 60 mil páginas, disponíveis para consulta pública e transferência de arquivos mediante acesso pelo endereço eletrônico: hemeroteca.ciasc.sc.gov.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC