FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) prepara a festa de aniversário da Biblioteca Pública de Santa Catarina. O equipamento cultural, localizado no centro de Florianópolis, completará 160 anos no dia 31 de maio. O ponto alto da programação será um debate entre escritores convidados no dia 29, às 14h, no auditório da Biblioteca. O tema do encontro é “O papel da biblioteca pública para área da pesquisa frente aos avanços tecnológicos e o processo criativo da leitura para a formação do escritor”.  As atividades seguem até 2 de junho, confira a programação ao fim desta matéria.

O rico acervo da Biblioteca Pública de Santa Catarina é composto por mais de 115 mil volumes. A Biblioteca disponibiliza aos usuários obras de referência, obras gerais, literatura catarinense, brasileira e internacional, periódicos, materiais especiais voltados aos portadores de deficiência visual e o importante setor de obras raras e Santa Catarina, que contém exemplares dos séculos XVII, XVIII , XIX e XX. Excetuando-se as coleções de obras raras, o acesso ao acervo é livre.

A Biblioteca Pública de Santa Catarina foi criada em 1854, quando o então presidente da província, João José Coutinho, sancionou a Lei nº 373, em 31 de maio, mas somente em 9 de janeiro de 1855 é que foi oficialmente inaugurada. Com base na sua data de criação, é possível supor que seja uma das bibliotecas mais antigas do Brasil.

Acervo - Todos os títulos do acervo da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) estão disponíveis na Internet para consultas por meio do Sistema de Automação de Biblioteca (Sabio). Além de facilitar o acesso de todos os usuários para consultas, é possível também fazer renovações de livros on-line antes da data do vencimento. Materiais que estiverem fora (emprestados a outros usuários) podem também ser reservados pela plataforma - só não é possível reservar aqueles que estiverem disponíveis para consulta na estante da Biblioteca.

Para utilizar o Sabio, o usuário precisa de uma senha de cadastro, disponibilizada pela própria Biblioteca. O link de acesso à plataforma está disponível no site da BPSC, no menu superior (item "Consultas e Renovação On-Line") e também em banner logo abaixo da barra de "Arquivo de Notícias".

PROGRAMAÇÃO 160 ANOS BPSC

Dia 29 de maio de 2014
14h: Conversa com escritores e na sequência, o lançamento Catálogos de Jornais de SC de 1831 a 2013

Dia 30 de maio de 2014
14h: Contação história “Boca Leão”

Dia 2 junho de 2014
14h: Contação historia “Frankolino”
15h: Lançamento do livro Mitologia dos 4 Elementos, de Cléo Busatto
16h: Assembleia geral de fundação da Academia Brasileira de Contadores de Histórias - Seccional/SC

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC