FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Biblioteca Pública de Santa Catarina, administrada pelo Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, completa 159 anos neste dia 31 de maio com um rico acervo de mais de 115 mil volumes.

Localizado na região central de Florianópolis, o espaço disponibiliza aos usuários obras de referência, obras gerais, literatura catarinense, brasileira e internacional. Também periódicos, materiais especiais voltados aos portadores de deficiência visual e o importante setor de obras raras, que contém exemplares dos séculos XVII, XVIII , XIX e XX. “Excetuando-se as coleções de obras raras, o acesso ao acervo é livre”, enfatiza o presidente da FCC, que aproveita para faz um chamamento à população: “Os catarinenses precisam visitar nossa biblioteca que é um espaço público riquíssimo, disponível a todos”..

Setor de Literatura - Localizado no 2º andar da Biblioteca Pública, o setor possui em seu conjunto mais de 15 mil exemplares. No acervo estão disponíveis clássicos da literatura nacional e estrangeira, lançamentos e obras - em destaque - para os vestibulares das universidades catarinenses.

Todos os livros desse setor são passíveis de empréstimo domiciliar, reserva e renovação. A regra do serviço de empréstimo se iguala em todos os setores da BPSC: quatro obras, por um período de 15 dias (exceção: apenas um livro da coleção do vestibular pode ser retirado por vez).

Setor de Obras Gerais - Esse setor oferece atendimento ao usuário, orientações para estudos, pesquisas e consulta ao acervo.

Localizado no 1º piso, é considerado o setor de maior movimento da Biblioteca. Ali são realizadas as pesquisas escolares com enciclopédias, dicionários e anuários (coleção de referência).

O acervo é composto de enciclopédias, dicionários e didáticos, bem como material de referência e acervo geral.

Setor de Periódicos - Localizado no 2º piso este setor oferece aos usuários da biblioteca sua coleção de periódicos com circulação estadual, regional e nacional. Além do serviço de leitura e consulta cotidianas, o setor de periódicos oferece a possibilidade de reproduzir notícias e informações constantes nos quatro maiores jornais catarinenses e veiculadas nos últimos três anos.

Setor de Obras Raras - Este setor tem por finalidade organizar e conservar, de maneira apropriada, os materiais raros e antigos. Seu acervo é fechado, sendo a retirada dos livros das estantes feita somente por funcionários especializados da biblioteca, portanto as consultas aos materiais são permitidas somente naquele recinto.

Devido às características do acervo, não existe o empréstimo domiciliar. Para reprodução do material é vetado o uso de fotocópias, sendo possível a utilização de fotografia digital, sem uso de flash.

Serviço:
Bliblioteca Pública de Santa Catarina
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h ás 19h15min e sábados das 8h ás 11h45min.
Rua Tenente Silveira, 343, Centro de Florianópolis.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC