FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Administrado pela Fundação Catarinense de Cultura, o Setor Braille da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina foi criado no início da década de 80 e atualmente conta com um acervo de 4.384 exemplares. “Devido ao seu tipo de usuário, a biblioteca deve atuar para a integração do deficiente na comunidade em que vive e oferecer oportunidade de desenvolvimento intelectual e social”, destaca o presidente da FCC, Joceli de Souza.
Parte do acervo deste Setor está em braille e parte em livros falados (leitura em CDs disponibilizados em um computador). Lá é possível encontrar obras de cunho didádico para o primeiro e segundo graus, literatura infantil e adulto, dicionários e revistas, além de jogos recreativos. O leitor deficiente visual também encontrará na Biblioteca Pública uma máquina de escrever em braille e o ábaco, antigo instrumento de cálculo - considerado o primeira calculadora utilizada pelo homem. Ambos viraram relíquias do acervo e integrarão o espaço museal que está organizado pelos técnicos da BPSC.
SAIBA QUE - A partir da promulgação da Constituição Brasileira em 1988, foi assegurado a todos os deficientes igualdade de direitos no trabalho, proteção e integração social, educação especial, entre outros. Isto nos autoriza a dizer que os deficientes ocuparam um espaço político na sociedade, conquistando o direito legítimo de cidadãos, pelo menos dentro do campo jurídico.
O Sistema Braille é um sistema de leitura e escrita tátil que consta de seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de três pontos. Os seis pontos formam o que convencionou-se chamar de "cela Braille". Para facilitar a sua identificação, os pontos são numerados em duas colunas.

Fonte: Assessoria de Imprensa FCC