O Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), localizado no Palácio Cruz e Sousa, na capital, receberá o lançamento de um livro com doze poemas infantis sobre a fauna e a flora do estado, escritos em 1859 pelo cientista Fritz Müller (1822-1897), considerado um precursor da Ecologia, que viveu em Desterro e na Colônia Blumenau. O evento será realizado no dia 12 de maio, às 19h, com uma visita guiada à exposição.

Criados para alfabetizar suas nove filhas, os poemas do naturalista alemão estão reunidos na obra "História Natural de Sonhos / Naturgeschichte von Träumen", livro bilíngue (alemão e português) organizado por Dennis Radünz, com tradução de Lia Carmen Puff e Dennis Radünz, ilustrações da artista Jandira Lorenz e desenho gráfico de Vanessa Schultz. Publicado em 1ª. edição em 2004, o livro recebeu da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) o selo “altamente recomendável/categoria tradução”.

Nesse ano, a nova edição comemora os 200 anos de nascimento de Johann Friedrich Theodor Müller, Fritz, que emigrou de Erfurt (estado da Turíngia, Alemanha), em 1852, foi professor do Liceu Provincial de Desterro (Florianópolis) e trabalhou como naturalista-viajante do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Dedicou a maior parte de sua vida aos estudos de zoologia e botânica na Colônia Blumenau, na Praia de Fora (Beira-mar Norte, Florianópolis) e na praia de Ganchos (atual Governador Celso Ramos). Os seus estudos científicos foram citados 17 vezes no livro clássico de Darwin, “A origem das espécies” e, em reconhecimento à relevância científica e histórica, a biblioteca de Blumenau leva seu nome e sua última residência, no bairro Vorstadt, às margens do rio Itajaí-açu, tornou-se o Museu de Ecologia Fritz Müller.

Os poemas de “História natural de sonhos” têm a atmosfera de fábula – no tom que evoca Wilhelm Hey ou os contos dos Irmãos Grimm – e descrevem a vida humana, animal e vegetal na Mata Atlântica e mares do sul, em poemas com os títulos “Mamoeiro e tamareira”; “Pica-pau”; “Paca”; “Tartaruga”; “Jararaca”; “Vaga lume”; “Gambá”; “Formigas”; “Animais marinhos”; “Cavalo-marinho”; “Peixinho e água-viva”; “Gaivota”.

O lançamento do livro, no Museu Histórico de Santa Catarina, virá acompanhado de uma roda de conversa com:

:: DENNIS RADÜNZ - Organizador, editor, co-tradutor do livro ‘História Natural de Sonhos’. É editor da Editora Nave, escritor e mestre em literatura pela UFSC. É autor dos livros de poemas “Exeus” (1996), “Livro de Mercúrio” (2001), “Extraviário” (2006), “Ossama: último livro” (2016) e “Sonívia” (2020) e da antologia de crônicas no Diário Catarinense, “Cidades marinhas: solidões moradas” (2009). Organizou, co-traduziu e editou “História natural de sonhos” e é autor do ensaio “Roça barroca: mundos torrentes” (2021), livro que recebeu Prêmio Catarinense de Literatura 2021 - Academia Catarinense de Letras.
:: LIA CARMEN PUFF - Co-tradutora do livro ‘História Natural de Sonhos’. É professora da Escola Básica Estadual Profa. Eloísa Maria Prazeres de Faria. Com especialização em língua e literatura alemã na Universidade de Freiburg (Alemanha), é mestre em literatura (UFSC) e doutora em filologia alemã pela Universidade Complutense de Madri. Traduziu “Uma enteada da natureza”, novela de Gertrud Gross-Hering, publicada em livro pela Editora da UFSC/Cultura em Movimento, em 2000.
:: JANDIRA LORENZ - Ilustradora do livro ‘História Natural de Sonhos’. É artista, mestre em artes pela ECA/USP e ex-professora da UDESC. Participou, desde os anos 1970, de vários salões e mostras coletivas de arte, com desenhos e gravuras, e realizou exposições individuais – destaques para as mostras individuais no MASC, em 1986 e 1995, e para a exposição que circulou o estado em 2012, no circuito de artes do SESC Santa Catarina. É autora do livro “A obra plástica de Eli Heil” (1985). Em 2022, o CEART – Centro de Artes da UDESC – realizou, em meio virtual, exposição individual da artista.
:: VANESSA SCHULTZ - Designer gráfica do livro ‘História Natural de Sonhos’. É designer gráfica, editora de fotografia e mestre em artes visuais pela UDESC. Criou o projeto gráfico para livros de arte de Franklin Cascaes, Rodrigo de Haro, Rubens Oestroem e Schwanke e organizou o livro “Florações em Papel Nevado: Pinturas de Tereza Martorano” (2007). Diretora de arte da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis desde 2005, coordenou a arte dos livros “História natural de sonhos” e “Patinho feio”, ambos com o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
:: ALBERTO LINDNER - Convidado especial / Área de Biologia da UFSC. É professor da Universidade Federal de Santa Catarina, lecionando nos cursos de graduação em Ciências Biológicas e em Oceanografia e nos programas de pós-graduação em Ecologia e em Oceanografia. Desenvolve pesquisas na área da biologia marinha e é
organizador do livro “Vida Marinha de Santa Catarina”. Também participa de atividades de extensão universitária, como a atual exposição “De repente extraordinária!” (Av. Beira-mar Norte), que apresenta pesquisas desenvolvidas por Fritz Müller na Ilha de Santa Catarina.

Lançamento do livro História Natural de Sonhos / Naturgeschichte von Träumen
Data: 12 de maio de 2022
Hora: 19h
Local:  Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), no Palácio Cruz e Sousa - Centro de Florianópolis
Conversa entre Dennis  Radünz (organizador, editor e co-tradutor do livro), Lia  Carmen Puff (co-tradutora),  Jandira Lorenz (ilustradora)  e Vanessa Schultz (designer  gráfica), e exposição das  doze ilustrações originais de Jandira Lorenz.
Valor do livro: R$ 40 (quarenta reais) / www.editoranave.com.br